Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere ao controle da administração pública, à organização administrativa e aos serviços públicos, julgue os itens subsequentes.
Há desconcentração administrativa quando se destaca determinado serviço público do Estado para conferi-lo a outra pessoa jurídica, criada para essa finalidade.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Acerca da desapropriação, infere-se corretamente que
na desapropriação para fins de reforma agrária, a indenização é sempre efetuada com títulos da dívida agrária.
a desapropriação consuma-se com a expedição do decreto expropriatório.
é possível haver a desapropriação de fato, ou indireta.
na desapropriação, são cumuláveis juros compensatórios e moratórios.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das hipóteses de intervenção do Estado na propriedade e do controle administrativo, julgue os itens subsequentes.
Os recursos administrativos, meios colocados à disposição do administrado para o reexame do ato pela administração pública, só serão dotados de efeito suspensivo quando a lei expressamente o estabelecer.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das hipóteses de intervenção do Estado na propriedade e do controle administrativo, julgue os itens subsequentes.
Ao contrário da desapropriação, a servidão administrativa decorrente de lei, de acordo ou de decisão judicial não gera, para a administração pública, o dever de indenizar o proprietário.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A modalidade de intervenção restritiva do Estado na propriedade, por meio da qual o Poder Público usa transitoriamente terrenos não edificados, vizinhos às obras e necessários à sua realização, denomina-se
desapropriação por extensão
limitação administrativa
servidão administrativa
requisição transitória
ocupação temporária
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Faculdade de Apoio à Tecnologia (FAT) - 2011
Assinale a alternativa que contém informação INCORRETA.
Podemos entender por intervenção na propriedade privada todo ato baseado na lei em que o Poder Público limita ou retira direitos dominiais privados ou submete o uso de bens particulares a uma destinação de interesse público.
São meios específicos de intervenção na propriedade privada pela Administração Pública: a expropriação; a servidão administrativa, a requisição; a ocupação temporária e a limitação administrativa.
São expropriáveis os bens de autarquias, de fundações públicas, de empresas estatais, de concessionários e de demais delegados do serviço público.
As limitações administrativas podem atingir não só a propriedade imóvel e o seu uso, mas também quaisquer outros bens e atividades particulares que tenham implicações como, por exemplo, a estética urbana.
A requisição, como modalidade de intervenção da Administração Pública na propriedade privada, pode abranger bens imóveis e serviços. Bens móveis e fungíveis não são abrangidos pela requisição, mas pela expropriação.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Analise as afirmativas a seguir.
Não podem os Estados e Municípios decretar a desapropriação de imóvel rural
PORQUE
é competência exclusiva da União a desapropriação que se destine à reforma agrária.
Assinale a alternativa correta.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
O poder público comunicou a Maria que, em atendimento a interesse coletivo, precisaria erguer postes de energia elétrica dentro de sua propriedade privada para levar luz a um vilarejo próximo, instituindo direito real sobre a área atingida.
Nessa situação hipotética, incide, sobre o bem de Maria,
Para a aquisição de bens e serviços comuns, a administração pública poderá adotar a licitação na modalidade de pregão, a qual será regida por lei federal respectiva. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
O pregão é uma modalidade de licitação estabelecida em função do valor do objeto licitado.
Os serviços de engenharia também poderão ser licitados por meio do pregão, desde que observados a melhor técnica ou a técnica e o preço.
O critério de julgamento do pregão é sempre o menor preço.
Para participação no pregão, é permitida a exigência de garantia da proposta.
A habilitação preliminar, no pregão, constitui fase inicial do procedimento licitatório, realizada após sua abertura, enquanto na tomada de preços e no convite a etapa de habilitação preliminar é anterior.
Direito Administrativo - Licitação Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Quanto ao processo de licitação, é correto afirmar que:
o pregão é modalidade de licitação destinada à aquisição de bens e serviços comuns.
a tomada de preços é modalidade de licitação própria para contratos de grande valor e de difícil complexidade.
o leilão é modalidade de licitação destinada a alienação de bens móveis inservíveis e para alienação de títulos de créditos.
a concorrência é modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados.
o concurso é modalidade de licitação destinada à venda de bens imóveis da Administração Pública.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...