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Em relação aos órgãos e agentes da Administração Pública é correto afirmar:
a atuação dos órgãos não é imputada à pessoa jurídica que eles integram, mas tendo a prerrogativa de representá-la juridicamente por meio de seus agentes, desde que judiciais.
a atividade dos órgãos públicos não se identifica e nem se confunde com a da pessoa jurídica, visto que há entre a entidade e seus órgãos relação de representação ou de mandato.
os órgãos públicos são dotados de personalidade jurídica e vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes porque estão ao lado da estrutura do Estado.
como partes das entidades que integram os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhe forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento.
ainda que o agente ultrapasse a competência do órgão não surge a sua responsabilidade pessoal perante a entidade, posto não haver considerável distinção entre a atuação funcional e pessoal.
Em princípio, órgãos públicos, como ministérios, não têm personalidade jurídica, no entanto,
têm capacidade de adquirir direitos e contrair obrigações em nome próprio.
podem ter representação própria e ingressar em juízo, na defesa de suas prerrogativas, contra outros órgãos públicos.
podem receber de outro órgão público a titularidade de determinada competência.
podem criar entidades, a exemplo das autarquias e fundações públicas.
têm capacidade legislativa, dentro das competências a eles delegadas.
É dever de todo agente público
agir em favor do interesse da maioria da população independentemente da lei.
evitar qualquer ato que não esteja de acordo com seus princípios morais.
agir somente quando expressamente autorizado pela lei.
fazer somente aquilo que a lei determina, exceto nos atos discricionários.
fazer tudo aquilo que a lei não proíbe, visando o bem da comunidade.
As pessoas que exercem atos por delegação do Poder Público, tais como os serviços notariais e de registro podem ser consideradas
servidores públicos estatutários, caso tenham prestado concurso público.
empregados públicos, desde que tenham prestado concurso público.
particulares em colaboração com o Poder Público, sem vínculo empregatício.
funcionários públicos lato sensu, na medida em que se submetem à fiscalização do Poder Público.
agentes públicos estatutários, desde que recebam remuneração do Poder Público.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere aos agentes e servidores públicos, assinale a opção correta.
O ato de exoneração de um servidor público em estágio probatório depende apenas das formalidades legais de apuração de sua capacidade.
A sociedade empresária privada em colaboração com o poder público constitui um exemplo de agente público.
Compreendem a categoria de servidores públicos, em sentido amplo, os servidores estatutários, os empregados públicos e os servidores temporários.
De acordo com a legislação vigente, a ascensão e a transferência são consideradas formas de provimento de cargo público.
O servidor público estável só poderá perder o cargo em virtude de sentença penal transitada em julgado e mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.
Existem vários critérios de classificação dos órgãos públicos, tais como, os critérios de esfera de ação, posição estatal, estrutura, dentre outros. No que concerne ao critério posição estatal, as Casas Legislativas, a Chefia do Executivo e os Tribunais são órgãos públicos
autônomos
superiores
singulares
centrais.
independentes.
O que diferencia uma entidade política de um órgão público é que a primeira
realiza procedimentos disciplinares sobre os agentes públicos diretamente subordinados.
executa com exclusividade atos administrativos discricionários.
recebe de um órgão público a titularidade de determinada competência.
tem capacidade de adquirir direitos e contrair obrigações em nome próprio.
não tem capacidade de atuação dotada de personalidade jurídica.
Com relação às diferenças entre uma entidade estatal e um órgão público, considere as afirmativas abaixo:
I. Entidade estatal é um ente com personalidade jurídica, ou seja, capacidade para adquirir direitos e contrair obrigações em nome próprio.
II. Órgãos públicos constituem centros de competência despersonalizados, partes componentes de uma entidade política ou administrativa.
III. Quando a União opta por transferir a titularidade de determinada competência a autarquias e fundações públicas − estamos perante o fenômeno da desconcentração, mediante o qual são criados os órgãos públicos.
IV. Órgão público é uma pessoa jurídica, já que é apenas parte da estrutura maior, o Estado.
V. Os Órgãos públicos cumprem o que lhes foi determinado pelo Estado e não têm, portanto, vontade própria.
Está correto o que consta APENAS em
I, II, III e IV.
II e IV.
II, III e V.
I, II e V.
I e IV.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere aos órgãos públicos e à competência administrativa, julgue os seguintes iten
Um órgão administrativo e seu titular podem delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere aos órgãos públicos e à competência administrativa, julgue os seguintes iten
Segundo classificação doutrinária, quanto ao critério relacionado à posição estatal, os órgãos autônomos são aqueles originários da Constituição e que representam os três poderes do Estado, cujas funções são exercidas por agentes políticos.
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