Lista completa de Questões sobre Contratos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise a seguinte situação hipotética: João, contratado para realização de determinado serviço, descumpriu o contrato administrativo por culpa exclusiva sua (contratado). Neste caso, a administração pode
Sobre contrato administrativo, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas da lei 8.666/93.
( ) A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.
( ) O contratado deverá manter preposto aceito pela Administração, no local da obra ou do serviço, para representá-lo na execução do contrato.
( ) O contratado não é obrigado a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total, o objeto do contrato em que se verificarem incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Quanto aos contratos administrativos, assinale a opção CORRETA:
A alteração do contrato administrativo para restabelecimento da equação econômico-financeira inicialmente pactuada, nos termos traçados pela Lei n. 8.666/93, é hipótese:
Dentre outras, NÃO se consideram peculiaridades dos contratos administrativos
a obediência à forma prescrita em lei; e a natureza de um contrato de adesão.
a subcontratação, ainda que ausente do edital ou contrato; e a natureza de um contrato paritário.
a mutabilidade decorrente de cláusulas exorbitantes; e a presença da Administração Pública como Poder Público.
o procedimento legal, obrigatório para a celebração de contratos; e a natureza intuitu personae.
a finalidade pública, própria de todos os contratos, ainda que regidos pelo direito privado; e a presença de cláusulas exorbitantes.
Atenção: Para responder às questões de números 21 a 25, considere o regime da Lei nº 8.666/93 e suas alterações.
A inexecução parcial, pelo particular, de um contrato de prestação de serviços à Administração poderá ensejar a
rescisão amigável do contrato administrativo, caso em que o particular estará necessariamente isento da aplicação de sanções ou do pagamento de indenização.
rescisão unilateral do contrato pela Administração, vedadas a aplicação de sanções ao particular e sua responsabilização por perdas e danos.
rescisão do contrato administrativo, que se operará necessariamente pela via judicial, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis pelo juiz e a responsabilização do particular por perdas e danos.
aplicação de sanções ao particular pela Administração, não sendo o caso de rescisão do contrato, que apenas se aplicaria na hipótese de inexecução total.
rescisão unilateral do contrato pela Administração, sem prejuízo da aplicação de sanções ao particular e sua responsabilização por perdas e danos.
A participação do Poder Público em um contrato que seja regido predominantemente por normas de direito privado é
vedada pela Lei nº 8.666/93, independentemente do ente da Administração envolvido.
permitida, independentemente do ente da Administração envolvido, aplicando-se, no que couber, as regras gerais da Lei nº 8.666/93.
permitida desde que se trate de ente da Administração direta, não incidindo a Lei nº 8.666/93.
permitida desde que se trate de ente da Administração autárquica, não incidindo a Lei nº 8.666/93.
permitida desde que se trate de ente da Administração fundacional, não incidindo a Lei nº 8.666/93.
A rescisão unilateral, de pleno direito, do contrato administrativo pelo particular contratado, nos termos da Lei no 8.666/93,
não é possível.
é possível no caso de atraso injustificado dos pagamentos pela Administração por mais de 90 dias.
é possível no caso de suspensão injustificada da execução do contrato, por mais de 120 dias, por ordem escrita da Administração.
é possível no caso de alteração unilateral do contrato, por parte da Administração, afetando o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
é possível no caso de não liberação, por parte da Administração, nos prazos contratuais, do local de execução de obra.
A respeito de licitações e contratos na administração pública, julgue os itens subsequentes. O resumo do instrumento de contrato, qualquer que seja o valor, deve ser publicado na imprensa oficial, sendo a publicação uma condição indispensável para a sua eficácia.
A Empresa Thomas Engenharia LTDA venceu uma licitação e assinou um contrato com o Estado do Ceará para construir um hospital público. Em razão da atividade de construção, pode-se afirmar que:
o Estado é responsável, diretamente, por danos que a construção venha causar a terceiros.
o Estado responsabiliza-se, de forma subsidiária, pelas obrigações trabalhistas devidas pela empresa Thomas Engenharia LTDA em razão de trabalho contratado, que tenha sido despendido na construção do hospital.
o Estado é responsável, solidariamente, pelas obrigações assumidas pela empresa contratada com fornecedores de materiais utilizados na construção do hospital.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...