Lista completa de Questões sobre Entidade em Espécie para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É considerada diferença, dentre outras, entre a sociedade de economia mista e a empresa pública,
a sua forma de organização.
a criação e extinção por lei.
a sua sujeição ao controle estatal.
o desempenho de atividade econômica.
sua personalidade jurídica.
Para responder às questões de números 28 a 32, considere a seguinte situação:
Quanto à afirmação de ser o Presidente da República autoridade hierarquicamente superior ao dirigente da sociedade de economia mista, essa noção
conflita com a regra consagrada pela doutrina, posto que, segundo esta, não há relação de hierarquia entre autoridades da Administração direta e autoridades da Administração indireta.
conflita com a regra consagrada pela doutrina, posto que a relação hierárquica se estabelece entre um Ministro e as autoridades da Administração indireta vinculadas ao respectivo Ministério.
conflita com a regra consagrada pela doutrina, posto que a noção de hierarquia apenas se aplica aos órgãos militares da Administração Pública.
está harmônica com a regra consagrada pela doutrina, posto que se trata do Presidente da República e de sociedade de economia mista federal.
está harmônica com a regra consagrada pela doutrina, posto que o Presidente da República é a autoridade de máxima hierarquia da Administração do País, independentemente de se cogitar de sociedade de economia mista federal, estadual ou municipal.
São pessoas jurídicas de direito privado
as sociedades de economia mista e as autarquias.
as empresas públicas e os municípios.
as fundações e o Distrito Federal.
os partidos políticos e as organizações religiosas.
o condomínio edilício e as associações.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2005
Considerando o ordenamento jurídico e a Jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, representada pelas Súmulas e Orientações Jurisprudenciais, é correto afirmar:
I) O ordenamento jurídico confere às empresas públicas o direito de efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, mediante processo seletivo simplificado, a fim de atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
II) É nula a contratação de empregado por sociedade de economia mista, após a Constituição Federal de 1988, sem prévia aprovação em concurso público, somente fazendo jus, além da assinatura da Carteira de Trabalho e do recolhimento das parcelas previdenciárias, ao pagamento das horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e dos valores referentes aos depósitos do FGTS.
III) É vedada a dispensa, sem alegação de motivo, de servidor público celetista contratado por sociedade de economia mista, após regular aprovação em concurso público.
IV) Em caso de terceirização de serviços, o inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, abrangendo-se inclusive as empresas públicas e sociedades de economia mista, que não poderão vir a ser chamadas para responder processualmente apenas por ocasião do procedimento de execução.
V) A existência, no âmbito de sociedade de economia mista, de quadro de pessoal organizado em carreira, com homologação pelo Ministério do Trabalho, constitui fator de vedação ao direito de equiparação salarial.
Sobre o regime jurídico das autarquias, é correto afirmar que:
existe relação de controle hierárquico exercido pelo Ministério a que estejam vinculadas.
são pessoas jurídicas distintas do Estado, escapando do controle exercido pelo Tribunal de Contas.
seus contratos são regidos pelas normas de direito privado, independente de licitação.
são imunes ao pagamento de impostos sobre patrimônio, renda ou serviços.
são criadas por ato do Chefe do Poder Executivo, que estabelece o seu Estatuto.
Assinale entre o seguinte rol de entidades de cooperação com o Poder Público, não-integrantes do rol de entidades descentralizadas, aquela que pode resultar de extinção de entidade integrante da Administração Pública Indireta.
Marque a opção que não corresponde a uma característica das empresas públicas, consoante dispõem o sistema legislativo e doutrina pátrios.
O patrimônio personificado, destinado a um fim específico, que constitui uma entidade da Administração Pública, com personalidade jurídica de direito público, cuja criação depende de prévia autorização expressa por lei, se conceitua como sendo
A autarquia é uma pessoa jurídica que
está sujeita ao controle (ou tutela) interno do Poder Executivo.
goza de autonomia e, portanto, sofre apenas o controle externo do Tribunal de Contas.
não se submete a nenhum controle estatal, salvo o do Poder Judiciário.
sofre o controle interno do Poder Legislativo e o externo do Tribunal de Contas.
se submete à hierarquia interna dos órgãos do Poder Executivo a que pertence.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da estrutura e funcionamento do serviço público no Brasil, julgue os itens subseqüentes.
A principal diferença entre os termos entidade e órgão reside, respectivamente, na existência ou não de uma personalidade jurídica. Assim, é correto afirmar que uma autarquia é uma entidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...