Lista completa de Questões sobre Regime Disciplinar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base nas disposições da Lei n.o 8.112/1990, assinale a opção correta.
O servidor público pode ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior sobre improbidade de algum servidor, de que tenha conhecimento, mesmo que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.
O zelo e a dedicação às atribuições de um cargo público são ampliadas em situações de sigilo e confidencialidade.
A responsabilidade civil-administrativa do servidor público resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho de seu cargo ou função pública.
Comete ato de improbidade administrativa e falta ética o servidor público que exibe ato remissivo por desempenho de mandato classista.
O servidor público que exerce suas atribuições de forma irregular responde civil e penalmente por suas ações.
Sobre a sindicância, analise.
I. Por ser um procedimento preparatório, a abertura de sindicância não tem o condão de obstar o decurso do prazo prescricional das ações disciplinares, havendo a interrupção da prescrição apenas quando instaurado o processo administrativo disciplinar.
II. Constitui discricionariedade da autoridade administrativa a abertura de sindicância ou processo administrativo disciplinar para a apuração imediata de irregularidades no serviço público de que tiver ciência.
III. O prazo para a conclusão da sindicância será de até 30 dias, prorrogável por igual período, a critério da autoridade superior.
IV. Da sindicância poderá resultar aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até trinta dias.
Estão corretas apenas as afirmativas
De acordo com a Lei nº 8.112/1990, o servidor público sujeita-se à penalidade de
advertência, aplicada verbalmente, no caso de ausentar-se do serviço sem autorização do chefe imediato.
suspensão, no caso de reincidência de faltas punidas com advertência, não podendo exceder 90 dias.
suspensão, de até 60 dias, quando recusar-se, injustificadamente, a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente.
demissão, no caso de opor resistência injustificada ao andamento de processo ou execução de serviço.
cassação de aposentadoria na hipótese de prática, na inatividade, de falta punível com pena de demissão.
O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, sendo a responsabilidade
civil, penal e administrativa autônomas, e a absolvição em uma dessas áreas não exclui a responsabilidade em qualquer outra.
civil e administrativa afastadas, dependendo da amplitude da absolvição criminal decorrente de insuficiência de provas.
civil afastada na hipótese de ocorrer a absolvição administrativa em face da inexistência do fato e de sua autoria.
criminal afastada no caso de absolvição civil e administrativa decorrente de insuficiência de provas.
administrativa afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
Sob o manto da Lei 8.112/90, a ação disciplinar prescreverá em:
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de penalidades e do processo administrativo disciplinar, julgue os itens a seguir com base nas disposições da Lei n.º 8.112/1990 e alterações.
O registro da penalidade de advertência aplicada a servidor público será cancelado após o decurso de três anos, desde que ele não pratique nova infração disciplinar nesse período.
Sérgio, servidor público federal, teve ciência de irregularidades ocorridas no âmbito da Administração Pública Federal, em razão do cargo que ocupa. Por medo de retaliação, não relatou os fatos de que teve conhecimento. Nos termos da Lei nº 8.112/1990, Sérgio
não descumpriu dever legal.
deveria ter levado os fatos ao conhecimento da autoridade superior.
agiu corretamente, pois omitiu-se para a salvaguarda de seus direitos.
deveria obrigatoriamente ter levado os fatos ao conhecimento do Poder Judiciário.
agiu expressamente nos termos da lei.
Servidores públicos federais foram condenados em processo administrativo disciplinar por coagir seus subordinados a filiarem-se a partido político. Um deles aposentou-se após a condenação e o outro permaneceu na ativa. De acordo com o disposto na Lei Federal no 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores civis da União,
A União foi condenada, em ação judicial transitada em julgado, a reparar prejuízo causado a terceiro por servidor público federal. De acordo com a legislação que rege a matéria,
Com fundamento nas disposições atinentes ao Direito Administrativo Disciplinar, em especial do regime disciplinar dos servidores regidos pela Lei n. 8.112/90, assinale a opção correta.
Descaracteriza-se a hipótese de acumulação ilícita de cargos públicos se o servidor estiver em gozo de licença sem remuneração.
São inacumuláveis, mesmo que compatíveis em horário, os cargos de dentista e médico-veterinário.
Considera-se acumulação lícita a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade nos casos de cargos cumuláveis na atividade.
É lícita a acumulação do cargo público de árbitro de futebol profissional com a de auxiliar bandeirinha.
O servidor, ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial, poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confi ança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que acumulará licitamente as remunerações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...