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Com relação aos servidores públicos, leia as afirmações seguintes:
I. O servidor público que, à data da publicação da Emenda Constitucional nº 41/2003, já tivesse implementado as condições para a sua aposentadoria voluntária, com base na legislação vigente e que venha a optar por permanecer em atividade, faz jus a abono de permanência equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária até completar as exigências para aposentadoria compulsória, desde que conte com, no mínimo, vinte e cinco anos de contribuição, se mulher, ou trinta anos de contribuição, se homem.
II. A contribuição do Município de São Paulo, inclusive de suas autarquias e de suas fundações, para o custeio do regime próprio de que trata o art. 40 da Constituição Federal, será o dobro da contribuição do servidor ativo, devendo o produto da arrecadação ser contabilizado em conta específica.
III. O servidor da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, que tenha ingressado no serviço público até a data de publicação da EC nº 41/2003 (31/12/2003), poderá aposentar-se com proventos integrais, que corresponderão à totalidade da remuneração do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei, desde que preencha cumulativamente as seguintes condições: a) 60 anos de idade, se homem e 55 anos de idade, se mulher; b) 35 anos de contribuição, se homem e 30 anos de contribuição, se mulher; c) 20 anos de efetivo exercício no serviço público; d) 10 anos na carreira e cinco anos de efetivo exercício no cargo em que se der a aposentadoria.
IV. A contribuição social dos servidores públicos titulares de cargos efetivos, regidos pela Lei nº 8.989, de 29 de outubro de 1979, e alterações, para a manutenção do regime próprio de previdência social do Município de São Paulo, incluídas suas autarquias e fundações, será de 11% (onze por cento
todas as afirmações estão incorretas.
todas as afirmações estão corretas.
apenas as afirmações I, II e V estão corretas.
apenas as afirmações I, III e V estão incorretas.
apenas as afirmações II, III e IV estão incorretas.
Dentre outras situações, é proibido ao servidor público federal
praticar usura sob qualquer de suas formas.
ausentar-se do serviço em qualquer hipótese.
recusar fé a qualquer documento privado ou bem público.
retirar documentos públicos da secretaria de qualquer modo.
promover manifestações de apreço ou desapreço em qualquer local.
O funcionário público que apenas exige para si vantagem indevida, em razão da função pública, sem que sua exigência, por circunstâncias alheias à sua vontade, seja satisfeita, pratica
ato indiferente ao direito penal.
peculato na forma tentada.
corrupção passiva.
concussão.
tráfico de influência.
Considere as afirmações sobre as responsabilidades do servidor público.
I. Tratando-se de dano causado a terceiro, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.
II. A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra ele será executada, até o limite do valor da herança recebida.
III. As sanções civis, penais e administrativas não podem cumular-se, porque são dependentes entre si.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
I.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
Diante das situações abaixo descritas, assinale a alternativa incorreta.
Constitui crime de responsabilidade dos Prefeitos, sujeito ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, deixar de ordenar a redução do montante da dívida consolidada, nos prazos estabelecidos em lei, quando o montante ultrapassar o valor resultante da aplicação do limite máximo fixado pelo Senado Federal.
Constitui infração administrativa contra as leis de finanças públicas: deixar de divulgar ou de enviar ao Poder Legislativo e ao Tribunal de Contas o relatório de gestão fiscal, nos prazos e condições estabelecidos em lei.
Admitida a acusação contra o Presidente da República por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele julgado perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.
Agente público pode ser condenado por improbidade administrativa, por ato que não importou enriquecimento ilícito nem causou prejuízo ao erário, desde que o ato atente contra os princípios da Administração Pública.
Acolhida a acusação de procedimento de Vereador incompatível com o decoro Parlamentar, por 3/5 dos Vereadores, a perda do mandato será decidida pela Câmara, por quorum de 1/3.
Milton, servidor público federal, aproveitando-se de sua função de chefia, aliciou Vera e Lúcia, suas subordinadas, no sentido de filiarem-se a partido político. Nesse caso, Milton estará sujeito à pena de
exoneração por interesse público.
demissão a bem do serviço público.
destituição de cargo em comissão.
suspensão por até noventa dias.
advertência aplicada por escrito.
A Emenda Constitucional 41/2003 procurou enfrentar o problema das distorções do sistema remuneratório no art 37, XI
estabelecendo um limite diverso para os servidores de cada um dos três Poderes no âmbito estadual.
fixando num único valor o limite de remuneração para os três Poderes e para as esferas federal, estadual e municipal.
fixando teto apenas para os servidores que continuam sob o regime remuneratório tradicional, não incluindo os que passam para o regime de subsídio.
estabelecendo um teto incidente sobre toda a administração direta e indireta.
fixando teto apenas para os servidores incluídos no regime de subsídio, não abrangendo os servidores sob o regime remuneratório tradicional.
As irregularidades ou ilegalidades praticadas no âmbito da Administração Pública não podem ser denunciadas
pelos responsáveis pelo controle interno.
por qualquer cidadão.
pelos partidos políticos.
pelas associações ou sindicatos.
pelos membros do Poder Judiciário.
Conta-se apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade o período de licença:
para capacitação, conforme dispuser o regulamento;
para o desempenho de mandato classista;
para participação em competição desportiva nacional;
por convocação para serviço militar;
para tratamento de saúde de pessoa da família do servidor, com remuneração.
A inassiduidade habitual constitui-se em caso em que deverá ser aplicada ao servidor a penalidade de:
advertência;
suspensão por até 30 (trinta) dias;
suspensão por mais de 60 (sessenta) dias;
demissão;
destituição de cargo em comissão.
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