Lista completa de Questões sobre Servidores Públicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedro é servidor público federal, exercendo suas funções na cidade de Campinas/SP, e é removido de ofício pela Autoridade Competente para a cidade de Ribeirão Preto. Neste caso, Pedro, em razão de sua remoção, terá, no mínimo
dez e, no máximo, 30 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, sem incluir, nesse prazo, o tempo de, no máximo, 48 horas para deslocamento para a nova sede.
quinze e, no máximo, 45 dias de prazo, contados do ato da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.
dez e, no máximo, 30 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.
quinze e, no máximo, 45 dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, sem incluir, nesse prazo, o tempo de, no máximo, 48 horas para deslocamento para a nova sede.
cinco e, no máximo, 20 dias de prazo, contados do ato da publicação do ato, para retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 38, considere a Lei nº 8.112/1990.
Celso, servidor público federal em São Paulo, foi designado para prestar serviço no Rio de Janeiro, com afastamento em caráter eventual. No caso, o servidor terá despesas extraordinárias, entre outras, com pousada. Esse deslocamento ocorre por força de alteração de lotação. Assim, essas despesas serão ressarcidas com a concessão de
diárias.
auxílio-moradia.
ajuda de custo.
indenização de transporte.
gratificação por serviços extraordinários.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da seguridade social do servidor, julgue os itens que se seguem.
Os servidores ocupantes de cargo em comissão, ainda que não ocupem, simultaneamente, cargo ou emprego efetivo na administração direta, autárquica ou fundacional, têm direito à assistência à saúde prevista no plano de seguridade social.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 38, considere a Lei nº 8.112/1990.
Gilmar, não ocupante de cargo efetivo, exerce cargo em comissão na Administração Pública Federal. Tendo praticado infração disciplinar, Gilmar foi exonerado a juízo da autoridade competente. Porém, constatou-se que a referida infração estava sujeita à penalidade de suspensão. Nesse caso, a exoneração de Gilmar
ficará mantida por ter ocorrido sua consumação administrativa.
será convertida em destituição de cargo em comissão.
será convertida em pena de demissão, a bem do serviço público.
tornar-se-á insubsistente para que, previamente, cumpra a pena de suspensão.
o impedirá de prestar serviços na Administração Pública pelo prazo de 1(um) ano.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito da seguridade social do servidor, julgue os itens que se seguem.
Ao servidor acidentado em serviço só será concedida licença com remuneração proporcional ao tempo de serviço público, se o dano for físico e estiver relacionado às atribuições do cargo.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 38, considere a Lei nº 8.112/1990.
Beatriz é servidora pública federal aposentada e requereu a reversão. Há interesse da Administração no seu retorno à atividade. Nesse caso, NÃO é requisito para ocorrer a reversão que
haja cargo vago.
a aposentadoria tenha sido voluntária.
a servidora tenha domicílio na mesma sede.
a servidora tenha sido estável quando na atividade.
a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 38, considere a Lei nº 8.112/1990.
Vanda, analista judiciário (área judiciária), ocupando cargo de direção, praticou grave infração administrativa. Instaurado o processo administrativo disciplinar e para que a servidora não influa na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora desse processo, dentre outras providências,
determinará o afastamento da servidora do exercício do cargo pelo prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais10 (dez), com prejuízo da remuneração.
ficará impedida de afastar, preventivamente, do cargo a servidora, em face da natureza da função de direção no órgão.
representará ao dirigente do órgão para que a servidora seja afastada preventivamente até o final do processo administrativo.
poderá determinar seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.
colocará a servidora em disponibilidade remunerada, redistribuindo seu cargo no âmbito do mesmo quadro, pelo prazo de 90 (noventa) dias.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 38, considere a Lei nº 8.112/1990.
Rogério, na qualidade de servidor público federal, tem alguns problemas pessoais a serem resolvidos com urgência e outros a médio prazo. Diante disso, Rogério ingressou com um pedido de licença para tratar de assuntos particulares. Nesse caso, a Administração poderá conceder a referida licença, desde que observe, dentre outros requisitos,
ser o servidor ocupante de cargo efetivo.
ser o servidor ocupante de cargo em comissão há pelo menos 3 (três) anos.
que a licença não poderá ser interrompida em qualquer hipótese.
que a licença terá o prazo de até 3 (três) meses consecutivos.
ter o servidor direito à remuneração no primeiro mês da licença, cessando em relação aos demais.
Leonardo, ex-servidor público civil da União, foi demitido do serviço público após a conclusão do respectivo processo administrativo disciplinar. Após a demissão, Leonardo veio a falecer. No entanto, a viúva de Leonardo tem a posse de um documento novo, que comprova a inocência do punido. Nesse caso,
apenas será possível o requerimento de revisão do processo disciplinar, se a viúva de Leonardo assim o fizer, dentro do prazo máximo de um ano contado da ciência do documento.
apenas será possível o requerimento de revisão do processo disciplinar, se a viúva de Leonardo assim o fizer, dentro do prazo máximo de seis meses contados da ciência do documento.
não será possível a revisão do processo disciplinar, em razão do falecimento de Leonardo.
será possível o requerimento de revisão do processo disciplinar apenas se for requerido por ascendente ou descendente do falecido e não por sua viúva.
a viúva de Leonardo poderá requerer, a qualquer tempo, a revisão do processo disciplinar, a fim de demonstrar a inocência dele.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 38, considere a Lei nº 8.112/1990.
Vitória exerce o cargo de técnico judiciário (área de apoio especializado) e reside em Município vizinho ao local onde exerce suas funções para o Tribunal Regional Eleitoral. Em razão de um acidente climático que comprometeu a execução de alguns serviços públicos e o trânsito em rodovias, faltou ao serviço durante três dias. Nesse caso, é certo que essas faltas, que foram justificadas por serem decorrentes de
força maior, não estão sujeitas a compensação e nem se consideram como se efetivo exercício.
força maior, devem ser compensadas pela Diretoria- Geral, mas não serão consideradas como de efetivo exercício.
caso fortuito, não podem ser compensadas, mas serão consideradas como de efetivo exercício.
caso fortuito ou de força maior, serão obrigatoriamente compensadas, e serão consideradas como de efetivo exercício.
caso fortuito ou de força maior, poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como de efetivo exercício.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...