Lista completa de Questões sobre Servidores Públicos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a responsabilidade do servidor público, analise as afirmativas a seguir:
I. O servidor público não pode ser punido na esfera administrativa e criminal sobre o mesmo fato sob pena de caracterização de dupla punição, prática vedada no ordenamento jurídico brasileiro.
II. O servidor público somente responderá patrimonialmente por danos resultantes de sua atuação quando for comprovado que agiu com culpa ou dolo.
III. As penalidades disciplinares que podem ser aplicadas ao servidor público estadual em processo administrativo disciplinar devem ser expressamente previstas na legislação federal, sob pena de nulidade de todo processo.
É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):
Um Servidor Público foi absolvido por falta de provas em processo penal instaurado por suposta prática de crime contra a Administração Pública. Independentemente da conclusão do processo penal, foi aplicada ao servidor a pena de demissão pelo mesmo fato. Sobre a matéria, é correto afirmar que:
O servidor público pode responder penalmente por crimes e contravenções cometidos em razão da sua condição funcional. Na análise das situações a seguir enumeradas e considerando que o agente que comete a figura típica é um funcionário público, indique a alternativa INCORRETA:
"X", Servidor Público, na qualidade de Analista Judiciário − estável − do Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul, teve invalidada por sentença judicial a sua demissão. Assim, será ele
transferido para o cargo de origem, nomeado ou readaptado a outro de livre provimento, sem direito a indenização, a critério da Administração.
colocado em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo de livre nomeação.
aposentado, com a remuneração integral do cargo anteriormente em exercício, caso o cargo de origem esteja ocupado por outro funcionário estável.
readaptado em cargo semelhante, sem direito a indenização, caso ocupado o de origem por servidor, ainda que não estável.
reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
Transeunte que sofrer dano decorrente de serviço público ou de ato de servidor público
será sempre ressarcido pela Administração Pública, independentemente de eventual dolo ou culpa exclusiva dele (transeunte).
poderá ser ressarcido somente pelo servidor responsável pelo evento danoso.
poderá ser ressarcido pela Administração Pública, caso o evento não tenha ocorrido por dolo ou culpa exclusiva dele (transeunte).
será ressarcido somente na hipótese de comprovação de dolo ou culpa do servidor responsável.
poderá ser ressarcido pelo servidor responsável pelo evento e, somente na impossibilidade deste, caberá à Administração Pública indenizá-lo (transeunte).
Helena, analista judiciária, aliciou subordinados no sentido de se filiarem a seu partido político e Maria, técnica judiciária, utilizou recursos materiais da repartição em atividades particulares. Neste caso, Helena e Maria estão sujeitas respectivamente às penalidades de
demissão e advertência.
advertência e demissão.
suspensão e demissão.
advertência e remoção.
demissão e suspensão.
Tendo em vista certos direitos dos servidores públicos federais, é correto afirmar que
João, que é servidor público estadual, ocupante de cargo efetivo, e estável, tem seu cargo extinto por lei. Considerando-se a disciplina do Estatuto do Funcioná-rio Público do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar sobre a hipótese:
João será aposentado com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
O ato de extinção do cargo é inconstitucional, em face da estabilidade fun-cional de João.
João será colocado à disposição de outro órgão público estadual, mediante transferência.
João será colocado em disponibilidade remunerada, até seu aproveitamento em outro cargo.
Considere o seguinte: Tício, estudante de Direito, é estagiário, há um ano e meio, no Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Tendo em vista as regras gerais sobre a matéria, é CORRETO afirmar sobre a circunstância:
Tício recebe auxílio de 3 salários mínimos, a título de bolsa de estudo.
Tício entrou em exercício como estagiário, independentemente de ato de posse.
Tício exerce suas funções de estagiário em expediente de, no mínimo, 4 horas diárias.
A seleção de Tício como estagiário foi feita pela Comissão de Concurso do Ministério Público.
Tendo em vista os direitos e vantagens do servidor público federal, é correto afirmar:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...