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Direito Administrativo - Servidores Públicos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Sobre o regime disciplinar os servidores públicos civis estaduais, assinale a alternativa correta:
Será instaurado processo administrativo por abandono de cargo somente em caso de 90 (noventa) faltas consecutivas e não justificadas.
O servidor público civil estadual somente poderá ser responsabilizado na esfera administrativa.
O servidor público civil estadual poderá perder o cargo por sentença judicial, ainda que não transitada em julgado.
O servidor público civil estadual poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, bem como, mediante processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa
Dependendo da gravidade da infração, o servidor público civil estadual poderá perder o cargo por ato do Governador, independente da instauração de processo administrativo disciplinar.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Em relação aos princípios do Direito Administrativo, assinale a alternativa incorreta.
O princípio da legalidade é princípio basilar do regime jurídico-administrativo e consagra a idéia de que a Administração Pública só pode ser exercida na conformidade da lei.
O princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado não está expressamente enunciado na Constituição Federal, porém, permite que a Administração Pública, nos termos da lei, constitua terceiros em obrigações mediante atos unilaterais.
Em razão do princípio da indisponibilidade do interesse e dos bens públicos são vedados ao administrador quaisquer atos que impliquem em renúncia de direitos da Administração.
A publicação dos atos administrativos é uma faculdade conferida ao administrador público, pois o direito à informação sobre os assuntos públicos deve ser exercido, pelo particular, por intermédio do Poder Judiciário.
Pelo princípio da eficiência, espera-se do agente público o melhor desempenho possível de suas atribuições funcionais, de forma a obter os melhores resultados, possibilitando a satisfação adequada às necessidades da sociedade.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
O princípio que instrumentaliza a Administração para a revisão de seus próprios atos, denomina-se
Razoablidade.
Autotutela.
Impessoalidade.
Proporcionalidade.
Eficiência
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
São princípios básicos da administração pública que estão consubstanciados em regras de observância permanente e obrigatória para o administrador:
da legalidade, da eficiência, da rescisão unilateral dos contratos.
da moralidade, da proporcionalidade, da privacidade e da disciplina.
da legalidade, da moralidade, da impessoalidade, da eficiência, e da publicidade.
da executoriedade dos contratos, da vinculação ao instrumento convocatório. Da legalidade e da impessoalidade.
do julgamento objetivo, da adjudicação compulsória, da igualdade e da legalidade.
Direito Administrativo - Serviço Público - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
A respeito da concessão de serviços, assinale a alternativa incorreta:
A licitação para a outorga de concessão será realizada, em regra, nas modalidades concorrência ou tomada de preços.
A concessão de serviço público é a delegação da prestação de um serviço público a pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.
Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido em Lei e no respectivo contrato.
A concessão poderá se extinguir por encampação, caducidade, rescisão e anulação.
No exercício da fiscalização, o poder concedente terá acesso aos dados relativos à administração, contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros da concessionária.
Direito Administrativo - Serviço Público - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
A retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e prévio pagamento de indenização, denomina-se:
Caducidade
Anulação
Rescisão
Encampação
Reversão
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
O requisito do ato administrativo que representa a situação de direito e de fato que determina ou autoriza a realização do ato administrativo é:
Motivo
Competência
Forma
Objeto
Finalidade
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Os atos editados em situações nas quais uma determinada pretensão do particular coincide com a manifestação de vontade da Administração, ainda que o interesse da Administração naquela situação seja apenas indireto, podem ser classificados como:
Atos normativos
Atos enunciativos
Atos ordinários
Atos negociais
Atos punitivos
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Com relação ao ato administrativo discricionário, é CORRETO afirmar que:
A administração se vincula apenas a uma lei de ordem pública, não podendo haver o controle judicial
O controle judicial é possível, mas terá que respeitar a discricionariedade administrativa nos limites em que ela é assegurada à administração pela lei.
A administração age compelida por motivos de força maior ou em estado de necessidade, sem controle judicial.
Para os atos discricionários não há limites impostos por lei.
A administração tem liberdade para atuar e por isso qualquer controle judicial sobre o ato.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Segundo a Teoria dos Motivos Determinantes, é CORRETO afirmar que:
Motivo é o resultado que a Administração quer alcançar com a prática dos atos.
Mesmo que a lei não exija motivação, se os motivos apresentados forem falsos é o ato válido.
motivação não se constitui como uma garantia de legalidade, por isso é dispensável.
Não produz qualquer efeito sobre o Direito Administrativo pátrio.
A validade dos atos se vincula aos motivos indicados como seu fundamento.
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