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Sobre o princípio da publicidade, é correto afirmar:
A veiculação de notícias de atos da Administração pela imprensa falada, escrita e televisivada atende ao princípio da publicidade.
Se a lei não exigir a publicação em órgão oficial, a publicidade terá sido alcançada com a simples afixação do ato em quadro de editais, colocado em local de fácil acesso do órgão expedidor.
As edições eletrônicas do Diário Oficial da União são meramente informativas, não produzindo, em nenhuma hipótese, os mesmos efeitos que as edições impressas.
A publicação de atos, contratos e outros instrumentos jurídicos, inclusive os normativos, pode ser resumida.
A publicidade é elemento formativo do administrativo.
A respeito da revogação e da anulação da licitação, é INCORRETO afirmar:
Tanto na revogação quanto na anulação da licitação devem ser assegurados o contraditório e a ampla defesa.
A revogação depende de ocorrência de fato superveniente, devidamente comprovado.
A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade, em regra, não gera obrigação de indenizar.
O edital que não fornece as informações necessárias para que os interessados tomem conhecimento acerca da existência e da finalidade concreta da licitação é viciado, o que leva à anulação do certame.
Verificado vício durante o procedimento licitatório, a autoridade competente deve promover a sua revogação independentemente de provocação.
A subcontratação total ou parcial do objeto do contrato administrativo, ou a associação do contratado com outrem, não admitida no edital e no contrato,
é motivo para rescisão da avença.
implica o pagamento diretamente à subcontratada ou associada, da parte que lhe cabe.
é motivo para aditamento do contrato por se tratar de fato consumado.
sujeita o contratado apenas a sanção pecuniária.
é motivo para anulação do contrato.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
NÃO exemplifica uma forma de atuação da polícia administrativa:
a interdição de atividade.
a apreensão de mercadorias deterioradas.
lei strictu sensu, isto é, emanada do Poder Legislativo, criando limitação administrativa.
a inspeção em estabelecimento, destinada à investigação de crime.
decreto sobre o regulamento de determinada profissão.
Considere as seguintes assertivas em relação à Lei que dispõe sobre os regimes de concessão e de permissão da prestação de serviços públicos:
I. É permitida a concessão a pessoas físicas ou jurídicas, sendo vedada a consórcio de empresas.
II. As concessões, obrigatoriamente, devem ser precedidas de licitação na modalidade concorrência.
III. As permissões devem ser formalizadas em contrato de adesão, sendo caracterizadas pela precariedade e revogabilidade unilateral.
IV. As permissões, obrigatoriamente, devem ser precedidas de licitação na modalidade de tomada de preços.
V. Nas licitações para concessão e permissão de serviços públicos, os autores ou responsáveis economicamente pelos projetos básico ou executivo podem participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obras ou serviços.
Está correto o que consta APENAS em
I, III e V.
I, II e IV.
II, III e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
Em face da classificação dos bens públicos, os bens de uso especial são
alienáveis, enquanto conservam a sua qualificação, na forma que a lei determinar.
aqueles que não têm uma destinação pública definida, que podem ser usados pelo Estado para fazer renda.
aqueles destinados à utilização geral pelos indivíduos, que podem ser utilizados por todos em igualdade de condições.
aqueles que visam à execução dos serviços administrativos e dos serviços públicos em geral.
impenhoráveis, mas estão sujeitos a usucapião.
Sobre a desapropriação, é correto afirmar:
Para fins de reforma agrária é vedado ao proprietário o direito de extensão, isto é, em nenhuma hipótese pode ele pedir a desapropriação de todo o imóvel quando apenas parte deste foi objeto da ação.
A desapropriação de propriedade rural por interesse social, para fins de reforma agrária, é de competência privativa da União.
Em nenhuma hipótese o espaço aéreo e o subsolo podem ser objeto de desapropriação.
É forma derivada de aquisição da propriedade.
A pequena propriedade rural pode ser objeto de desapropriação para fins de reforma agrária, mesmo que seu proprietário não possua outra.
Acerca da Lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é correto afirmar:
A autoridade competente pode delegar, dentre outras atribuições, a decisão de recursos administrativos.
Dentre os princípios nela previstos expressamente, não consta o da segurança jurídica.
Dentre os critérios a serem observados no processo administrativo, está a divulgação oficial dos atos administrativos, sem exceção.
É permitida a aplicação retroativa de nova interpretação de norma administrativa, assim como a de lei posterior mais benéfica.
São legitimados como interessados no processo administrativo, dentre outros, aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que podem ser afetados pela decisão a ser adotada.
Considerando-se a classificação do Serviço Público, é INCORRETO afirmar que serviços
singulares são, preponderantemente, destinados a pessoas individualizadas, sendo mensurável a utilização de cada um dos indivíduos.
indelegáveis são aqueles que somente podem ser prestados pelo Estado, ou seja, pelos seus próprios órgãos ou agentes.
delegáveis são somente aqueles que por expressa disposição legal podem ser executados pelo Estado ou por particulares.
sociais são os que o Estado executa para atender a reclamos sociais básicos e representam serviços assistenciais e protetivos.
econômicos são aqueles que representam atividades de caráter industrial ou comercial, que possibilitam lucro.
Determinado servidor público destruiu livro oficial a fim de ocultar lançamento que procedeu indevidamente. A conduta do servidor, a ser apurada e punida mediante instauração dos competentes processos pertinentes,
constitui ilícito penal, sem prejuízo de poder constituir ilícito administrativo.
constitui, exclusivamente, ilícito administrativo.
constitui crime de prevaricação, sem prejuízo de poder constituir ilícito administrativo.
constituirá ilícito penal apenas se o servidor público ocupar cargo efetivo.
constituirá crime apenas se o servidor exercer função remunerada.
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