Questões de Direito Administrativo da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite máximo de garantia que pode ser exigido é de:

  • A.

    5%;

  • B.

    10%;

  • C.

    20%;

  • D.

    50%;

  • E.

    75%.

A critério da autoridade competente, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de determinadas obras, serviços e compras. São, por parte do contratado, cabíveis à opção como garantia:

  • A.

    a caução em títulos imobiliários / o seguro-garantia / a fiança bancária;

  • B.

    o aval financeiro / o depósito em garantia / a caução em dinheiro;

  • C.

    a caução em dinheiro / o depósito em garantia / a fiança bancária;

  • D.

    o depósito em garantia / a caução em títulos imobiliários / o aval financeiro;

  • E.

    a fiança bancária / o seguro-garantia / a caução em dinheiro.

As entidades abaixo relacionadas estão subordinadas ao regime da Lei 8666/93, EXCETO:

  • A.

    os órgãos da administração direta;

  • B.

    os fundos especiais;

  • C.

    as fundações privadas;

  • D.

    as autarquias;

  • E.

    as fundações públicas.

Instrumento jurídico responsável pela criação de uma autarquia federal:

  • A.

    decreto autônomo do Presidente da República;

  • B.

    parecer normativo aprovado pelo Presidente da República;

  • C.

    registro em cartório de pessoas jurídicas;

  • D.

    portaria ministerial;

  • E.

    lei ordinária.

São características dos bens públicos:

  • A.

    a inalienabilidade (dos bens de uso comum do povo e dos bens de uso especial, enquanto afetados a fins públicos), a impenhorabilidade, a imprescritibilidade e a impossibilidade de oneração;

  • B.

    a alienabilidade (dos bens de uso especial e de uso comum do povo, quando desafetados a fins públicos), a imprescritibilidade, a penhorabilidade e a impossibilidade de oneração);

  • C.

    a inalienabilidade (sem exceções), a impenhorabilidade, a imprescritibilidade e a possibilidade de oneração;

  • D.

    a alienabilidade (dos bens de uso comum do povo e dos bens de uso especial, enquanto afetados a fins públicos), a prescritibilidade, a impenhorabilidade e a possibilidade de oneração;

  • E.

    a inalienabilidade (dos bens de uso especial e dos bens de uso comum do povo, quando desafetados a fins públicos), a prescritibilidade, a impenhorabilidade e a possibilidade de oneração.

Uma autarquia, uma sociedade de economia mista e uma secretaria de Estado (como, por exemplo, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná) são exemplos:

  • A.

    a primeira e a terceira, de entidades da Administração Pública Indireta; a segunda, de entidade da Administração Pública Direta;

  • B.

    a segunda e a terceira, de entidades da Administração Pública Indireta; a primeira, de entidade da Administração Pública Direta;

  • C.

    a primeira e a segunda, de entidades da Administração Pública Indireta; a terceira, de entidade da Administração Pública Direta;

  • D.

    a segunda, de entidade da Administração Pública Indireta; a primeira e a terceira, de entidades da Administração Pública Direta;

  • E.

    a segunda e a terceira, de entidades da Administração Pública Direta; a primeira, da Administração Pública Indireta.

As cláusulas que, no contrato administrativo, estabelecem prerrogativas em favor do interesse público são:

  • A.

    abusivas;

  • B.

    aleatórias;

  • C.

    imperativas;

  • D.

    exorbitantes;

  • E.

    públicas.

Quanto às autarquias e às fundações mantidas pelo Poder Público, é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira pode se criada por decreto; a segunda, por lei complementar;

  • B.

    a primeira pode ser criada por medida administrativa; a segunda, por lei delegada;

  • C.

    a primeira pode ser criada por lei delegada; a segunda, por decreto;

  • D.

    podem, ambas, ser criadas por lei ordinária;

  • E.

    podem, ambas, ser criadas por lei complementar.

Quando a Administração Pública participa, como se fosse um particular, de um contrato de índole civil, como o de locação de imóvel:

  • A.

    não haverá quaisquer distinções entre a Administração Pública e a outra parte contratante;

  • B.

    prevalecerá o interesse particular, haja vista a natureza civil do contrato de locação;

  • C.

    a Administração Pública poderá deixar de observar os princípios que devem nortear a sua atuação, já que, neste caso (o do contrato de locação), se equipara ao particular;

  • D.

    prevalecerá, ainda assim, o interesse público, haja vista que o seu (do interesse público) atendimento constitui-se em finalidade da Administração Pública;

  • E.

    a Administração Pública poderá deixar de observar todos os direitos do particular.

Na hipótese de conduta penal e administrativamente ilícita, a prescrição da conduta penal:

  • A.

    não trará quaisquer conseqüências para o âmbito administrativo, haja vista a autonomia destes dois campos do Direito, o penal e o administrativo;

  • B.

    não trará quaisquer conseqüências quanto à aplicação da sanção administrativa, tendo-se em vista a maior severidade do Direito Administrativo face ao Direito Penal;

  • C.

    será considerada uma agravante quando da aplicação da penalidade administrativa;

  • D.

    ensejará a prescrição da penalidade administrativa, haja vista a maior severidade do Direito Penal face ao Direito Administrativo;

  • E.

    será considerada uma atenuante quando da aplicação da penalidade administrativa.

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