Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. Portanto, é vedado aos agentes públicos:
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Em relação a revogação ou anulação de procedimento licitatório indique as alternativas corretas:
I. No caso do desfazimento do procedimento licitatório, o contraditório e a ampla defesa devem ser assegurados antes da prática do ato de revogação ou anulação, sob pena de ilegalidade do próprio ato.
II. A revogação da licitação, quando antecedente da homologação e adjudicação, é perfeitamente pertinente e não enseja contraditório.
III. A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulála por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Segundo o eminente doutrinador Dr. Hely Lopes Meirelles, podemos definir a teoria do fato do príncipe na administração pública:
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Hely Lopes Meirelles, grande jurista e doutrinador do direito administrativo, ao afirmar: ...a regra é universal: quem gere dinheiro público ou administra bens ou interesses da comunidade deve contas ao órgão competente para a fiscalização. , está falando de qual dever do administrador público:
Sobre descentralização e desconcentração pode-se afirmar:
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
As autarquias são criadas para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Esta criação destas entidades se dá através de:
O administrador deve observar critérios objetivos definidos no ato convocatório para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critérios não previstos no ato convocatório, mesmo que em benefício da própria Administração. Isso trata-se em relação a Lei de Licitação de um(a):
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da:
I. Razoabilidade, proporcionalidade.
II. Ampla defesa, contraditório.
III. Legalidade, finalidade, motivação.
IV. Insegurança jurídica, interesse público e eficiência.
A sequência correta é:
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em ____________, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2017
Modalidade de intervenção estatal através da qual o Estado utiliza bens móveis, imóveis e serviços particulares em situação de perigo público iminente. O conceito acima descrito refere-se a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...