Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Direitos e Vantagens - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O pagamento da remuneração das férias será efetuado até:
Direito Administrativo - Parte Geral - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Assinale a alternativa correta. O prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse é de:
Direito Administrativo - Bens Públicos - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Em relação a classificação dos bens públicos temos São aqueles destinados ao uso indistinto de toda a população. Ex: Mar, rio, rua, praça, estradas, parques (art. 99, I do CC). Esta definição descreve os:
Direito Administrativo - Parte Geral - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O orçamento-base da licitação tem como central objetivo servir de parâmetro para a Administração definir os critérios de aceitabilidade de preços unitários e global no edital. Desta forma este orçamento é a principal referência para a análise das propostas das empresas participantes na fase externa da licitação. Sobre orçamentos para licitações de obras públicas, pode-se afirmar:
I. A determinação do orçamento detalhado de uma obra exige o conhecimento dos serviços necessários para sua perfeita execução levantamento preciso dos quantitativos desses serviços e o cálculo do custo unitário dos serviços, do custo direto da obra e a estimativa dos custos indiretos e lucro da construtora. II. O preço final estimado da obra é dado pela soma dos custos diretos com a Taxa de Benefício e Despesas Indiretas que engloba os custos indiretos e o lucro da contratada. III. Na orçamentação de uma obra pública, as composições unitárias tem por base as especificações técnicas estabelecidas para os serviços e devem ser obtidas em sistemas de referência de preços ou valores de mercado. A alternativa correta é:Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Considerando a legislação vigente, o poder inerente aos Chefes dos Poderes Executivos (Presidente, Governadores e Prefeitos) para expedir decretos e regulamentos para complementar, explicitar a lei visando sua fiel execução, é corretamente chamado de:
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Considerando os princípios básicos, aquele que se relaciona com as normas da boa administração no sentido de que a Administração Pública, em todos os seus setores, deve concretizar suas atividades com vistas a extrair o maior número possível de efeitos positivos ao administrado, sopesando a relação custo e benefício, buscando a excelência de recursos, enfim, dotando de maior eficácia possível as ações do Estado, é corretamente chamado de:
Direito Administrativo - Parte Geral - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Referente a Lei 8112/90. ________________________, é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
Direito Administrativo - Parte Geral - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Conforme o Artigo 14 da Lei 8.666/93, nenhuma compra realizada pela administração pública deverá ser feita sem os seguintes requisitos:
Direito Administrativo - Modalidades - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
São modalidades de licitação a concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Definimos concorrência como:
Análise as afirmações relativas a Gestão de Contratos no âmbito público.
I. A duração dos contratos regidos pela Lei 8.666/93 ficarão adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários. II. A critério da autoridade competente em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras. III. A declaração de nulidade do contrato administrativo não opera retroativamente para impedir os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos. Estão corretas:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...