Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Ao elaborar um edital, deverá o ente público concedente observar as regras gerais da Lei 8666/93, o Estatuto dos Contratos e Licitações. E nem deveria ser de outra forma, já que os princípios da igualdade de oportunidade e da competitividade devem estar presentes também na escolha daquele a quem vai ser delegada a prestação do serviço, ou seja, o concessionário. Vários são os requisitos exigíveis pela lei de concessões para a validade do Edital, destacando-se entre eles:

  • A.

    os direitos e obrigações da concedente e do concessionário, o objeto e o prazo de concessão, as condições para a adequada prestação do serviço, critério de reajuste das tarifas;

  • B.

    possibilidade de inversão da ordem das fases de habilitação e julgamento, adequando-se assim as necessidades e conveniências da Administração Pública;

  • C.

    as possíveis fontes de receitas alternativas complementares ou acessórias, bem como as provenientes de projetos associados bem como a indicação da exclusividade do serviço contratado;

  • D.

    a expressa indicação de respeitabilidade aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo;

  • E.

    os critérios e a relação dos documentos exigidos para a aferição da capacidade técnica, da imunidade financeira e da regularidade jurídica e fiscal, bem como quando não for pessoa jurídica, os documentos necessários para o caso em especial.

De acordo com a Lei 8.666/93 a celebração de convênio, acordo ou ajuste pelos órgãos ou entidades da Administração Pública depende de prévia aprovação de competente plano de trabalho proposto pela organização interessada, o qual deverá conter as seguintes informações, exceto:

  • A.

    previsão de sanções em caso de inadimplência;

  • B.

    metas a serem atingidas;

  • C.

    etapas ou fases de execução;

  • D.

    plano de aplicação dos recursos financeiros;

  • E.

    cronograma de desembolso.

Considerando as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, serão observadas as seguintes diretrizes:

I – Eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade.

II – Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução.

III – Delegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

IV – Responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias.

V – Transparência dos procedimentos e das decisões.

VI – Assunção total dos riscos pela iniciativa privada.

VII – Sustentabilidade financeira sem vantagens sócioeconômicas dos projetos de parceria.

De acordo com a Lei nº. 11.079, de 30 de dezembro de 2004, estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV, V, VI e VII;

  • B.

    I, II, III, IV, V e VI;

  • C.

    I, II, III, IV e V;

  • D.

    I, II, IV e V;

  • E.

    III, IV, V e VI.

Na licitação, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, inicialmente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas:

  • A. brasileiras de capital nacional;
  • B. brasileiras de capital aberto;
  • C. que invistam em desenvolvimento científico e tecnológico;
  • D. estatais;
  • E. de capital misto.

A modalidade de Licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, é denominada:

  • A.

    concorrência;

  • B.

    convite;

  • C.

    tomada de preços;

  • D.

    concurso;

  • E.

    leilão.

As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

I - Houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

II - Existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

III - Houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas;
  • B. I e II, apenas;
  • C. I e III, apenas;
  • D. II e III, apenas;
  • E. I, II e III.

Quando a Administração Pública necessitar de aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado, deverá:

  • A.

    licitar na modalidade concorrência;

  • B.

    licitar na forma de convite;

  • C.

    realizar convite;

  • D.

    licitar através de tomada de preços;

  • E.

    será dispensável de licitação.

Nas licitações para fornecimento de bens, a comprovação de aptidão, quando for o caso, será feita através de:

  • A.

    inspeção técnica efetuada por pessoa jurídica indicada pelo licitante;

  • B.

    atestados fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado;

  • C.

    certidões negativas obtidas na comarca onde se dá o processo licitatório;

  • D.

    consulta ao Tribunal de Contas do Estado onde se dá o processo licitatório;

  • E. parecer de consultores ad hoc.

Sobre o exame da presunção de legitimidade do ato administrativo, as assertivas a seguir estão corretas, exceto:

  • A.

    a presunção supõe que o ato foi realizado em conformidade com a lei;

  • B.

    a característica se aplica independentemente de lei expressa que estabeleça a presunção;

  • C.

    a fundamentação está no fato de que o Poder Público, por natureza, sempre objetivará o interesse público;

  • D.

    a utilização do juízo prévio inibe a criação de constantes obstáculos e oposições de interesses contrários por parte do administrado;

  • E.

    a presunção não é absoluta, cabendo ao administrador o ônus de provar o interesse público.

Considere as seguintes assertivas sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

I – A nacionalidade brasileira e o gozo dos direitos políticos são requisitos básicos para investidura em cargo público.

II –A nomeação, ascensão e readaptação são formas de provimento de cargo público.

III –Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

IV – A reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado e farse- á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

V – A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

São falsas:

  • A.

    apenas uma assertiva;

  • B.

    apenas duas assertivas;

  • C.

    apenas três assertivas;

  • D.

    apenas quatro assertivas;

  • E.

    todas as assertivas.

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