Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao elaborar um edital, deverá o ente público concedente observar as regras gerais da Lei 8666/93, o Estatuto dos Contratos e Licitações. E nem deveria ser de outra forma, já que os princípios da igualdade de oportunidade e da competitividade devem estar presentes também na escolha daquele a quem vai ser delegada a prestação do serviço, ou seja, o concessionário. Vários são os requisitos exigíveis pela lei de concessões para a validade do Edital, destacando-se entre eles:

  • A.

    os direitos e obrigações da concedente e do concessionário, o objeto e o prazo de concessão, as condições para a adequada prestação do serviço, critério de reajuste das tarifas;

  • B.

    possibilidade de inversão da ordem das fases de habilitação e julgamento, adequando-se assim as necessidades e conveniências da Administração Pública;

  • C.

    as possíveis fontes de receitas alternativas complementares ou acessórias, bem como as provenientes de projetos associados bem como a indicação da exclusividade do serviço contratado;

  • D.

    a expressa indicação de respeitabilidade aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo;

  • E.

    os critérios e a relação dos documentos exigidos para a aferição da capacidade técnica, da imunidade financeira e da regularidade jurídica e fiscal, bem como quando não for pessoa jurídica, os documentos necessários para o caso em especial.

De acordo com a Lei 8.666/93 a celebração de convênio, acordo ou ajuste pelos órgãos ou entidades da Administração Pública depende de prévia aprovação de competente plano de trabalho proposto pela organização interessada, o qual deverá conter as seguintes informações, exceto:

  • A.

    previsão de sanções em caso de inadimplência;

  • B.

    metas a serem atingidas;

  • C.

    etapas ou fases de execução;

  • D.

    plano de aplicação dos recursos financeiros;

  • E.

    cronograma de desembolso.

Considerando as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, serão observadas as seguintes diretrizes:

I – Eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade.

II – Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução.

III – Delegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.

IV – Responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias.

V – Transparência dos procedimentos e das decisões.

VI – Assunção total dos riscos pela iniciativa privada.

VII – Sustentabilidade financeira sem vantagens sócioeconômicas dos projetos de parceria.

De acordo com a Lei nº. 11.079, de 30 de dezembro de 2004, estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III, IV, V, VI e VII;

  • B.

    I, II, III, IV, V e VI;

  • C.

    I, II, III, IV e V;

  • D.

    I, II, IV e V;

  • E.

    III, IV, V e VI.

Na licitação, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, inicialmente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas:

  • A. brasileiras de capital nacional;
  • B. brasileiras de capital aberto;
  • C. que invistam em desenvolvimento científico e tecnológico;
  • D. estatais;
  • E. de capital misto.

A modalidade de Licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, é denominada:

  • A.

    concorrência;

  • B.

    convite;

  • C.

    tomada de preços;

  • D.

    concurso;

  • E.

    leilão.

As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

I - Houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

II - Existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

III - Houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas;
  • B. I e II, apenas;
  • C. I e III, apenas;
  • D. II e III, apenas;
  • E. I, II e III.

Quando a Administração Pública necessitar de aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado, deverá:

  • A.

    licitar na modalidade concorrência;

  • B.

    licitar na forma de convite;

  • C.

    realizar convite;

  • D.

    licitar através de tomada de preços;

  • E.

    será dispensável de licitação.

Nas licitações para fornecimento de bens, a comprovação de aptidão, quando for o caso, será feita através de:

  • A.

    inspeção técnica efetuada por pessoa jurídica indicada pelo licitante;

  • B.

    atestados fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado;

  • C.

    certidões negativas obtidas na comarca onde se dá o processo licitatório;

  • D.

    consulta ao Tribunal de Contas do Estado onde se dá o processo licitatório;

  • E. parecer de consultores ad hoc.

Sobre o exame da presunção de legitimidade do ato administrativo, as assertivas a seguir estão corretas, exceto:

  • A.

    a presunção supõe que o ato foi realizado em conformidade com a lei;

  • B.

    a característica se aplica independentemente de lei expressa que estabeleça a presunção;

  • C.

    a fundamentação está no fato de que o Poder Público, por natureza, sempre objetivará o interesse público;

  • D.

    a utilização do juízo prévio inibe a criação de constantes obstáculos e oposições de interesses contrários por parte do administrado;

  • E.

    a presunção não é absoluta, cabendo ao administrador o ônus de provar o interesse público.

Considere as seguintes assertivas sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:

I – A nacionalidade brasileira e o gozo dos direitos políticos são requisitos básicos para investidura em cargo público.

II –A nomeação, ascensão e readaptação são formas de provimento de cargo público.

III –Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

IV – A reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado e farse- á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

V – A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

São falsas:

  • A.

    apenas uma assertiva;

  • B.

    apenas duas assertivas;

  • C.

    apenas três assertivas;

  • D.

    apenas quatro assertivas;

  • E.

    todas as assertivas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...