Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao elaborar um edital, deverá o ente público concedente observar as regras gerais da Lei 8666/93, o Estatuto dos Contratos e Licitações. E nem deveria ser de outra forma, já que os princípios da igualdade de oportunidade e da competitividade devem estar presentes também na escolha daquele a quem vai ser delegada a prestação do serviço, ou seja, o concessionário. Vários são os requisitos exigíveis pela lei de concessões para a validade do Edital, destacando-se entre eles:
os direitos e obrigações da concedente e do concessionário, o objeto e o prazo de concessão, as condições para a adequada prestação do serviço, critério de reajuste das tarifas;
possibilidade de inversão da ordem das fases de habilitação e julgamento, adequando-se assim as necessidades e conveniências da Administração Pública;
as possíveis fontes de receitas alternativas complementares ou acessórias, bem como as provenientes de projetos associados bem como a indicação da exclusividade do serviço contratado;
a expressa indicação de respeitabilidade aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório e do julgamento objetivo;
os critérios e a relação dos documentos exigidos para a aferição da capacidade técnica, da imunidade financeira e da regularidade jurídica e fiscal, bem como quando não for pessoa jurídica, os documentos necessários para o caso em especial.
De acordo com a Lei 8.666/93 a celebração de convênio, acordo ou ajuste pelos órgãos ou entidades da Administração Pública depende de prévia aprovação de competente plano de trabalho proposto pela organização interessada, o qual deverá conter as seguintes informações, exceto:
previsão de sanções em caso de inadimplência;
metas a serem atingidas;
etapas ou fases de execução;
plano de aplicação dos recursos financeiros;
cronograma de desembolso.
Considerando as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, serão observadas as seguintes diretrizes:
I Eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade.
II Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução.
III Delegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado.
IV Responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias.
V Transparência dos procedimentos e das decisões.
VI Assunção total dos riscos pela iniciativa privada.
VII Sustentabilidade financeira sem vantagens sócioeconômicas dos projetos de parceria.
De acordo com a Lei nº. 11.079, de 30 de dezembro de 2004, estão corretas as afirmativas:
I, II, III, IV, V, VI e VII;
I, II, III, IV, V e VI;
I, II, III, IV e V;
I, II, IV e V;
III, IV, V e VI.
Na licitação, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, inicialmente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas:
A modalidade de Licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto, é denominada:
concorrência;
convite;
tomada de preços;
concurso;
leilão.
As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:
I - Houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.
II - Existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.
III - Houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.
Está correto o que se afirma em:
Quando a Administração Pública necessitar de aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência desta Lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado, deverá:
licitar na modalidade concorrência;
licitar na forma de convite;
realizar convite;
licitar através de tomada de preços;
será dispensável de licitação.
Nas licitações para fornecimento de bens, a comprovação de aptidão, quando for o caso, será feita através de:
inspeção técnica efetuada por pessoa jurídica indicada pelo licitante;
atestados fornecidos por pessoa jurídica de direito público ou privado;
certidões negativas obtidas na comarca onde se dá o processo licitatório;
consulta ao Tribunal de Contas do Estado onde se dá o processo licitatório;
Sobre o exame da presunção de legitimidade do ato administrativo, as assertivas a seguir estão corretas, exceto:
a presunção supõe que o ato foi realizado em conformidade com a lei;
a característica se aplica independentemente de lei expressa que estabeleça a presunção;
a fundamentação está no fato de que o Poder Público, por natureza, sempre objetivará o interesse público;
a utilização do juízo prévio inibe a criação de constantes obstáculos e oposições de interesses contrários por parte do administrado;
a presunção não é absoluta, cabendo ao administrador o ônus de provar o interesse público.
Considere as seguintes assertivas sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais:
I A nacionalidade brasileira e o gozo dos direitos políticos são requisitos básicos para investidura em cargo público.
II A nomeação, ascensão e readaptação são formas de provimento de cargo público.
III Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
IV A reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado e farse- á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.
V A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.
São falsas:
apenas uma assertiva;
apenas duas assertivas;
apenas três assertivas;
apenas quatro assertivas;
todas as assertivas.
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