Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os bens avaliados por uma comissão constituída e considerados inservíveis ou obsoletos para o uso dos órgãos públicos da administração direta, indireta, autarquias e fundações, deverão ser descartados
através de doação aos funcionários da casa.
por meio de leilão público, conforme rege a Lei nº 8.666/93 e suas regulamentações.
através de doações a instituições filantrópicas, não fazendo uso do instrumento legal de doação após autorização do gestor principal.
deixando os respectivos bens entulhados em ambiente exposto ao sol e à chuva.
através de doação a qualquer pessoa física, sem prévia autorização do gestor principal.
As compras no serviço público, em função de seus limites de valor, são realizadas por modalidades, conforme especifica a Lei nº 8.666/ 93 e suas complementações. Sobre as compras, assinale a alternativa correta.
Dispensa de licitação, carta-convite, tomada de preços, concorrência, inexigibilidade, leilão, pregão presencial e pregão virtual.
Compras diretas, carta-convite, tomada de preços, inexigibilidade, improbidade administrativa.
Dispensa de licitação, igualdade, tomada de preços, concorrência, inexigibilidade, leilão, business-to-business.
Compras livres, carta-convite, tomada de preços, concorrência, multicultural, leilão, pregão presencial e pregão virtual.
tomada de preços, cotas para excluídos, leilão.
De acordo com a legislação em vigor, indique em qual das situações abaixo é dispensável a licitação
Aquisição de gêneros alimentícios perecíveis, desde que pelo tempo necessário, para nova contratação direta.
Contratação de serviços técnicos especializados de natureza singular.
Contratação de serviços nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência no atendimento de situação que traga prejuízo ou comprometa a segurança de bens particulares ou públicos e de pessoas.
Aquisição de produto que só possa ser fornecido por empresa que detenha exclusividade na sua comercialização ou produção.
Contratação de profissional de setor artístico.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Com base na Legislação que rege os processos de licitações públicas, indique, dentre as afirmativas a seguir, aquela que se encontra em desacordo com essa legislação.
A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o às penalidades legalmente estabelecidas.
Os agentes administrativos que praticarem atos, visando frustrar os objetivos da licitação, sujeitam-se às sanções previstas na legislação e nos regulamentos específicos, sem prejuízo das responsabilidades civil e criminal ensejadas pelo seu ato.
A simples tentativa de prática dos crimes definidos na Lei Nº 8.666/93 sujeita os seus atores, quando servidores públicos, à perda do cargo, emprego, função ou mandato eletivo.
A pena imposta será acrescida de 30%, quando os autores dos crimes previstos na Lei Nº 8.666/93 forem ocupantes de cargo em comissão.
Considera-se servidor público, para fins da Lei 8.666/93, aquele que exerce, mesmo transitoriamente ou sem remuneração, cargo público.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Indique, dentre as alternativas abaixo, a que aponta a pena correta para a situação que refere, segundo a Lei 8.666/93.
Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas naquela Lei. Pena: de 02 a 05 anos de detenção e multa.
Concorrer, comprovadamente, para a consumação da dispensa ou inexigibilidade ilegal, beneficiando-se com a celebração de contrato com o Poder Público. Pena: de 01 a 04 anos de detenção e multa.
Frustrar o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação. Pena: 02 a 04 anos de detenção e multa.
Patrocinar interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário. Pena: detenção de 01 a 02 anos e multa.
Impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório. Pena: Detenção de 01 a 02 anos e multa.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Quanto aos atos administrativos, pode-se afirmar que a imperatividade
não é expressão do poder extroverso da Administração Pública.
está presente em todos os atos administrativos, inclusive nos enunciativos e negociais.
é a característica, segundo a qual a Administração pode executar, diretamente, suas decisões.
constitui terceiros em obrigação, independentemente de sua concordância.
só existe nos atos vinculados.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O controle judicial da Administração Pública
limita-se aos atos vinculados.
pode resultar em cassação ou revogação dos atos controlados.
alcança os atos discricionários, embora não lhes aprecie o mérito.
não atinge a proporcionalidade da conduta da Administração Pública.
alcança os aspectos da conveniência e oportunidade da prática do ato administrativo
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Indique a seguir as instituições, ou ocupantes de cargos, que NÃO são obrigados, mediante intimação escrita, a prestarem à autoridade administrativa todas as informações de que disponham com relação aos bens, negócios ou atividades de terceiros.
Os serventuários da justiça.
Os tabeliães e escrivães.
As bolsas de valores e de mercadorias.
As empresas públicas.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O ato de uma autoridade municipal que aplica uma multa, prevista no contrato, a uma empresa contratada pelo município, por falha em sua execução, manifesta o exercício do poder administrativo
de polícia.
regulamentar.
de gestão.
disciplinar
normativo
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Analise as proposições acerca dos poderes da administração e indique a correta
O poder de polícia abrange as sanções impostas a particulares como a multa, interdição de atividade, fechamento de estabelecimento e destruição de objetos
São atributos do poder de polícia: a discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade
A Administração Pública pelo uso do poder disciplinar garante, por suas atividades, a tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
As faculdades de a Administração Pública fiscalizar, rever, delegar, dar ordens e avocar são inerentes ao poder de polícia.
A expedição de leis complementares decorre do poder regulamentar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...