Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Constitui hipótese legal de acumulação remunerada de cargos na administração pública
o exercício de dois cargos de professor, independente da compatibilidade de horários.
o exercício dos cargos de agente fazendário e de agente administrativo, desde que haja compatibilidade de horários
o exercício dos cargos de professor e de técnico laboratorial, respectivamente em uma autarquia e em uma sociedade de economia mista, desde que haja compatibilidade de horários.
o exercício dos cargos de enfermeira e professora em uma mesma esfera de governo.
o exercício dos cargos de agente fazendário e médico, desde que haja compatibilidade de horário.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Existem vários tipos de modalidade para serem contratados os serviços de construção ou de engenharia. Qual dos indicados abaixo não é utilizado?
Modalidade por preço global.
Modalidade por preço unitário.
Modalidade por administração do serviço.
Modalidade mista.
Modalidade por despesas.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Existem processos diferentes para a contratação de empresas na execução de um empreendimento. Assinale a alternativa que não condiz com o processo.
Contratação aberta restrita e pública.
Contratação direta.
Concorrência aberta restrita.
Concorrência aberta pública.
Contratação indireta.
A principal fonte do Direito Administrativo em nosso país é(são)
a doutrina.
a lei.
os costumes.
a jurisprudência
o vade-mecum
Direito Administrativo - Licitação Pública - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Quanto às modalidades de licitação, assinale a alternativa correta
Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
Tomada de preços é a modalidade de licitação entre qualquer interessado que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprove possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto.
Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de, até, 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
Concurso é a modalidade de licitação entre qualquer interessado para a venda de bens móveis inservíveis visando à administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
Leilão é a modalidade de licitação entre qualquer interessado para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou de remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
Identifique, nas alternativas a seguir, aquela que apresenta um regime de execução indireta não admitido pela Lei 8.666 e suas alterações.
Empreitada por Preço Global.
Administração contratada.
Empreitada por Preço Unitário.
Tarefa.
Empreitada Integral.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Acerca da responsabilidade civil do município e considerando a doutrina e jurisprudência dominantes, é falso afirmar que
a ação regressiva de município contra o agente público que praticou ato danoso a terceiro, fazendo surgir a responsabilidade civil municipal, prescreve em cinco anos, a contar da ocorrência do dano.
a força maior e a culpa exclusiva da vítima excluem a responsabilidade civil do município.
ainda que o agente municipal, no exercício de suas atribuições, tenha procedido dolosamente, a responsabilidade do município persiste
as situações de risco criadas pelo município, das quais derivem danos injustos a terceiros, fazem emergir a sua responsabilidade, que em tais circunstâncias é objetiva
a teoria da culpa anônima continua sendo aplicada pelos tribunais superiores, quando o dano imputado ao poder público decorreu de sua omissão, configuradora de falta, insuficiência ou deficiência do serviço público que presta
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