Lista completa de Questões de Direito Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere à posse e à propriedade, é correto afirmar:
A posse, por ser pessoal, não se transmite aos herdeiros ou legatários do possuidor.
A propriedade do solo abrange as jazidas, minas e demais recursos minerais, bem como os potenciais de energia hidráulica e os monumentos arqueológicos.
A propriedade presume-se condominial, salvo prova de exclusividade.
Só se considera possuidor, no direito brasileiro, quem tiver a coisa em seu poder diretamente.
Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.
O Banco BB & C S/A realizou contrato de mútuo com os Senhores X, Y e Z, como devedores principais da quantia de R$ 200.000,00. Constaram do instrumento contratual, como fiadores, os Senhores P, Q e R, todos garantindo a integralidade da dívida. O contrato veio a ser inadimplido, o que gerou ação de cobrança do citado valor diante da ausência de título executivo previsto no sistema. Inicialmente, a ação foi proposta em face de X, Y e P que restaram citados e apresentaram as respectivas defesas. No período instrutório, Z e Q requereram ingresso no processo, o que foi deferido. Após a audiência de instrução e julgamento, R requereu ingresso no processo, o que também foi deferido.
Analisando esse quadro, à luz das normas processuais aplicáveis à espécie, verifica-se queos mutuários e os fiadores devem figurar no processo como litisconsortes passivos necessários.
os mutuários e os fiadores podem ingressar no processo através do instituto da nomeação à autoria.
os mutuários e os fiadores podem requerer a denunciação da lide, havendo constatação de ação regressiva.
o credor pode optar em acionar os mutuários ou os fiadores diante da relação que permite litisconsórcio facultativo.
a ação de cobrança deve ser proposta em face dos devedores principais, despicienda a intervenção dos fiadores.
A respeito das sociedades anônimas e limitadas, do controle e transferência, das fusões e aquisições, julgue os próximos itens.
Considerando a característica da pessoalidade na sociedade limitada, o contrato social poderá incumbir a um ou mais sócios a administração da sociedade, não podendo estipular a designação de administrador não sócio.
O inventariante
administra a herança mesmo depois da homologação da partilha.
representa o espólio em juízo e fora dele.
é, em regra, o cônjuge sobrevivente, mesmo que não conviva com o outro ao tempo da morte.
não está sujeito à pena de sonegados.
tem como remuneração os frutos da coisa que administra.
Julgue os próximos itens, a respeito dos direitos reais, da posse, do direito de empresa e do Estatuto do Idoso.
Quando o proprietário de um bem imóvel, efetivando uma relação jurídica negocial com terceiro, transfere-lhe o poder de fato sobre esse bem, ocorre a composse, de forma que qualquer dos dois poderá defender a posse contra terceiros.
JX contrata com o Banco do Estado a abertura de uma linha de crédito com a finalidade de aquisição de bens ou serviços. Consta no contrato de compra e venda cláusula prevendo a possibilidade de desistência do contrato em prazo de 7 dias. Passados 5 dias da formação do vínculo contratual de compra e venda, JX exerce o seu direito de arrependimento.
Nesse caso, o contrato de créditodeve ser declarado nulo por impossibilidade jurídica do objeto.
perde a eficácia, pois é contrato coligado ao de compra e venda, vinculando-se a este como sua causa jurídica.
permanece eficaz, desde que seja imediatamente realizado novo contrato de compra e venda para substituir o anterior.
resolve-se em perdas e danos, devidos em razão da conduta culposa do comprador.
é extinto, com base no princípio obrigacional da solidariedade.
A respeito das sociedades anônimas e limitadas, do controle e transferência, das fusões e aquisições, julgue os próximos itens.
Omisso o Código Civil, aplicam-se à sociedade limitada as normas da sociedade simples, mas nada impede que o contrato social preveja a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima.
Um contrato de empréstimo, entre uma empresa brasileira e um Banco estrangeiro, por meio de sua subsidiária nas Ilhas Cayman, foi concluído no Brasil. O contrato prevê que uma parte dos pagamentos sejam feitos, em reais, no Brasil, e a outra parte, em dólares norte-americanos, nos Estados Unidos.
De acordo com a legislação em vigor, essa obrigação contratualnão é válida, porque o contrato foi concluído no Brasil.
é nula, porque os valores precisam ser expressos em uma única moeda.
é nula de pleno direito, em razão do curso forçado da moeda.
é permitida como exceção, em razão de o credor ter sede no exterior.
é válida, mas o pagamento será feito no equivalente em reais.
A respeito das sociedades anônimas e limitadas, do controle e transferência, das fusões e aquisições, julgue os próximos itens.
A transformação de sociedade, operação societária típica na qual ocorre a mera mudança de tipo societário, não deve ser confundida com a transformação do empresário individual em sociedade empresária, na qual há constituição de uma nova sociedade, passando o antigo empresário individual a ser um de seus sócios.
Julgue os próximos itens, a respeito dos direitos reais, da posse, do direito de empresa e do Estatuto do Idoso.
O empresário individual é a própria pessoa física ou natural, respondendo os seus bens pelas obrigações que ele assumir, seja civis, seja comerciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...