Lista completa de Questões sobre Bens para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue o próximo item, relativo a bens públicos. Os edifícios destinados a serviço público são considerados bens de uso comum do povo, insuscetíveis de usucapião.
É correto afirmar que os bens públicos
são de uso gratuito, sendo vedada a cobrança pela sua utilização, ressalvada a possibilidade de contribuição espontânea.
dominicais podem ser utilizados por particular, com exclusividade, através da utilização de institutos típicos de direito privado.
dominicais estão sujeitos à usucapião, ao contrário dos bens de uso comum do povo e bens de uso especial.
dominicais são considerados bens fora de comércio, seguindo a regra da inalienabilidade dos bens públicos.
de uso especial podem ser penhorados, não se sujeitando à regra de impenhorabilidade que protege os bens de uso comum do povo.
No que se refere à disciplina acerca dos contratos administrativos e dos bens públicos, julgue os itens seguintes.
Consideram-se bens públicos dominicais os que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal ou real de cada uma delas, os quais se submetem a um regime de direito privado, pois a administração pública age, em relação a eles, como um proprietário privado.
Em relação a pessoas naturais, pessoas jurídicas, direitos de personalidade e classes de bens, julgue os itens subsequentes.
Os bens imóveis distinguem-se dos bens móveis, entre outros aspectos, pelo fato de estarem sujeitos a hipoteca e comodato, ao passo que os bens móveis estão sujeitos a penhor e mútuo.
Separados da coisa que os tiver produzido, os frutos são considerados
pertenças.
percebidos.
estantes.
percipiendos.
produtos.
Em relação aos bens:
pertenças são bens que constituem partes integrantes de outros bens móveis ou imóveis, para incremento de sua utilidade.
são móveis os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem.
infungíveis são os bens móveis que podem substituir- se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade.
não perdem o caráter de bens imóveis as edificações que, separadas do solo, mas conservando sua unidade, forem removidas para outro local.
as benfeitorias podem ser principais, acessórias, singulares e coletivas.
Livro contendo dedicatória de um de seus autores é um bem
móvel, infungível, indivisível e singular.
imóvel por equiparação, fungível, indivisível e singular.
móvel, infungível, divisível e coletivo.
móvel, fungível, divisível e singular.
imóvel por equiparação, infungível, indivisível e coletivo.
Relativamente aos bens públicos, julgue o item abaixo. É impossível a prescrição aquisitiva de bens públicos dominicais, inclusive nos casos de imóvel rural e de usucapião constitucional pro labore.
Em relação aos bens, assinale a alternativa INCORRETA.
São pertenças os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro.
Constitui universalidade de direito a pluralidade de bens singulares que, pertencentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária.
Os bens naturalmente divisíveis podem tornar-se indivisíveis por determinação da lei ou por vontade das partes.
Consideram-se imóveis para os efeitos legais os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram, bem como o direito à sucessão aberta.
Os materiais destinados a aIguma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade de móveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio.
No que se refere aos bens e a suas diferentes classes, assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...