Lista completa de Questões de Direito Civil da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta:
Pode ser declarada a morte presumida, desde que declarada a sua ausência, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida.
Se dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, ainda que se possa averiguar se o falecimento de algum procedeu aos outros, presumir-se-ão simultaneamente mortos
Se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra, poderá ser decretada a sua morte presumida.
Os pródigos são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA:
Os prazos de prescrição não podem ser alterados por acordo das partes.
A exceção prescreve no mesmo prazo que a pretensão.
A renúncia à prescrição pode ser expressa ou tácita, e só valerá, sendo feita, sem prejuízo de terceiro, depois que a prescrição se consumar.
A exceção decai no mesmo prazo que a ação.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA:
Não corre a prescrição contra os que se acharem servindo nas Forças Armadas, em tempo de guerra.
Não corre a prescrição entre os cônjuges separados judicialmente.
Não corre a prescrição entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar.
Não corre a prescrição contra os absolutamente incapazes.
Direito Civil - Fatos Jurídicos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA:
Aplicam-se à decadência, salvo disposição legal em contrário, as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrição.
É nula a renúncia à decadência fixada em l
Se a decadência for convencional, a parte a quem aproveita pode alegá-la em qualquer grau de jurisdição, mas o juiz não pode suprir a alegação.
Deve o juiz, de ofício, conhecer da decadência, quando estabelecida por lei.
De acordo com o Código Civil assinar a alternativa INCORRETA:
Direito Civil - TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a correta:
Nas obrigações indivisíveis que se resolvem em perdas e danos em razão de perda do objeto por culpa de um dos devedores, todos responderão em partes iguais perante o credor.
Nas obrigações de dar coisa incerta a escolha pertence ao credor, salvo estipulação em contrário.
A sub-rogação legal somente transfere ao novo credor as garantias de terceiros se houver assentimento expresso destes.
Nas obrigações alternativas é possível convencionar que a escolha será efetuada por terceiro.
Direito Civil - Direito Patrimonial: - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
É correto afirmar:
o regime legal de bens para o casamento, no Brasil, é o da comunhão universal.
para ser possuidor, é necessário ser proprietário.
o herdeiro, para ter essa condição, deve estar contemplado no testamento
o menor entre 16 e 18 anos é relativamente capaz.
Assinale a alternativa correta.
A incapacidade civil absoluta constitui causa de suspensão dos direitos políticos.
A prestação alternativa imposta em virtude de escusa de consciência, realizada por um indivíduo, uma vez não cumprida, importa em definitiva perda dos direitos políticos.
Em hipótese alguma aquele que perdeu os direitos políticos pelo cancelamento da naturalização, em virtude de sentença transitada em julgado, readquirirá os direitos políticos perdidos.
A escusa de consciência e a subseqüente recusa do indivíduo a cumprir a prestação alternativa não são causas suficientes para a decretação de perda dos direitos políticos.
Direito Civil - DIREITO DE FAMÍLIA - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa correta de acordo com as disposições prescritas no Código Civil Brasileiro e Lei de Introdução (Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 e suas alterações posteriores; Decreto-Lei n. 4.657, de 04 de setembro de 1942 – LICC e suas alterações posteriores):
É nulo o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e eficaz mesmo se não lhe seguir o casamento.
Se os originais se houverem produzido em juízo como prova de algum ato, os traslados destes originais não serão considerados instrumentos públicos.
A lei posterior somente revoga a anterior quando expressamente o declare ou quando regule inteiramente a matéria de que trata a lei anterior.
Consideram-se adquiridos tanto os direitos que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixado, ou condição preestabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.
Direito Civil - DIREITO DE FAMÍLIA - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa correta, de acordo com as disposições prescritas no Código Civil Brasileiro (Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 e suas alterações posteriores).
Será registrada em registro público a interdição por incapacidade absoluta ou relativa; a emancipação por sentença do juiz e será feita a averbação em registro público das sentenças que decretarem a nulidade ou a anulação do casamento, o divórcio, a separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal.
O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar que exercer permanentemente suas funções; o do marítimo, onde o navio estiver ancorado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.
Os materiais destinados a uma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade de móveis, porém não readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio.
Mesmo que necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...