Lista completa de Questões de Direito Civil da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Civil - Teoria das Obrigações Contratuais - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Marque a opção CORRETA, correspondente à característica própria do contrato de seguro.
Direito Civil - Direito Patrimonial: - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Marque a opção CORRETA.
O direito a alimentos pode ser cobrado pelos:
Fatos jurídicos são acontecimentos que produzem efeitos jurídicos, causando o nascimento, a modificação ou a extinção de relações jurídicas e de seus direitos. Ora constituem-se como simples manifestação da natureza, ora podem configurar-se como manifestação da vontade humana.
Neste último caso são chamados de atos jurídicos. Assim, dentre as assertivas abaixo, assinale CORRETA
Responda a asserção CORRETA, relativa à nulidade do negócio jurídico.
No que tange ao negócio jurídico anulável, marque a afirmativa CORRETA
Relativamente à disciplina da Prescrição e da Decadência, marcar a questão CORRETA
Em relação à posse, assinale a alternativa CORRETA.
A posse nascida justa pode tornar-se injusta, especialmente no que se refere ao vício da precariedade.
A posse do locatário e a do comodatário são consideradas posses precárias.
A posse nascida injusta não poderá se converter em posse justa.
A posse adquirida por ameaça, para ser considerada injusta, exige prévio ajuizamento de ação anulatória do ato, por vício do consentimento.
Marque a asserção CORRETA.
O direito do proprietário do prédio vizinho de cortar os ramos e raízes que ultrapassarem a estrema do prédio está sujeito à prescrição.
O direito do proprietário do prédio vizinho de cortar os ramos e raízes que ultrapassarem a estrema do prédio se estende até o plano vertical divisório dos imóveis. Pode ser por ele exercido diretamente, não dependendo de prova do prejuízo, nem de concordância ou autorização do proprietário da árvore
O dono da árvore, cujos ramos e raízes ultrapassam a divisa do prédio e for objeto de corte e apara pelo vizinho, tem direito à indenização.
A ação do vizinho, consistente no corte de ramos e raízes que ultrapassem o limite da vizinhança, ainda que ponha em risco a vida da árvore e a cobertura vegetal ambiental que ela propicia, não vai depender de autorização administrativa da autoridade ambiental.
Relativamente aos Direitos da Personalidade, o art. 12 do Código Civil, sem indicar o sujeito da ação, textualmente dispõe que se pode exigir que cesse a ameaça, ou lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízos de outras sanções previstas em lei.
No contexto do mencionado artigo, marque a opção CORRETA
O domicílio é um dos atributos da personalidade. É a localização da pessoa no espaço. O lugar onde ela estabelece sua residência com ânimo definitivo (art. 70 do Código Civil). Tendo diversas residências, onde alternadamente viva, o seu domicílio será considerado o lugar de qualquer uma delas (art. 71 do Código Civil). Não tendo residência, o domicílio da pessoa natural será o do local em que for encontrada (art. 73 do Código Civil).
Diante das hipóteses acima elencadas, aponte a afirmação CORRETA
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...