Lista completa de Questões de Direito Comercial / Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Comercial / Empresarial - Teoria Geral dos Títulos de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Acordo de Basileia I, do qual o Brasil é signatário, padronizou a aplicação de fatores de ponderação de riscos aos ativos e a exigência de capital mínimo. Em meados da década passada, foi publicada a Emenda de Riscos de Mercado, um adendo a esse acordo. Essa emenda prevê a
realização de investimentos em segurança física dentro dos bancos.
realização de melhoria dos processos de recursos humanos nas instituições bancárias.
realização de criação do capital de nível I, que corresponde aos instrumentos híbridos de capital e de dívida subordinada.
realização de solução integrada de tecnologia da informação capaz de gerenciar programas de gestão estratégica como o BSC.
realização de extensão dos requisitos para a definição do capital mínimo (ou regulatório), incorporando-se o risco de mercado.
Direito Comercial / Empresarial - Teoria Geral dos Títulos de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As garantias pessoais ou fidejussórias são aquelas em que pessoas físicas ou jurídicas assumem, como avalistas ou fiadores, a obrigação de honrar os compromissos referentes à operação de crédito, caso o devedor não o faça. Com relação à utilização desse tipo de garantia no BB, assinale a opção correta.
A garantia pessoal tem como objetivo vincular bem específico do garantidor a determinada operação de crédito.
O aval é uma obrigação autônoma e solidária, podendo ser prestado em título vencido e ser constituído em documento a parte.
A prestação de garantia pessoal por pessoa casada exige a coobrigação do cônjuge, exceto se o regime de bens for o de separação absoluta.
Vencida a dívida, se esta for garantida por aval, o credor deve cobrar primeiramente o devedor, exceto se houver cláusula de renúncia do benefício de ordem.
A prestação de garantia pessoal está embasada na existência de patrimônio do garantidor e independe de avaliação dos aspectos ligados aos demais Cs do crédito.
Direito Comercial / Empresarial - Companhia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
De acordo com a Lei n.º 6.404/76, é correto afirmar que o acionista controlador
fica subordinado às decisões superiores emanadas do conjunto de acionistas, devendo cumprir suas deliberações.
deve usar o seu poder com o fim de fazer a companhia cumprir seu objetivo social e gerar lucro aos acionistas, independente do cumprimento da sua função social.
deve usar seu poder para que a companhia gere lucro aos acionistas, independente do cumprimento da sua função social, mas devendo respeitar os direitos dos trabalhadores.
deve usar o seu poder para que a companhia cumpra sua função social, independente da realização do seu objetivo social, o que não caracteriza desvio de função, devendo respeitar tão somente os direitos dos trabalhadores.
deve usar seu poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objeto social e cumprir sua função social, com deveres e responsabilidades para com os demais acionistas, trabalhadores e comunidade, cujos direitos e interesses deve lealmente respeitar e atender.
Direito Comercial / Empresarial - Teoria Geral dos Títulos de Crédito - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
A respeito do endosso, é CORRETA a afirmação:
No endosso caução, o endossatário deverá propor a respectiva ação de cobrança em nome próprio contra o devedor do título.
O endosso-garantia confere ao endossatário propriedade do título, que, todavia, fica impedido de negociá-lo.
No endosso-garantia, há entre o endossatário e o devedor relação jurídica cambial
Qualquer endosso, posterior ao endosso pignoratício, feito pelo possuidor do título, só vale como endosso a título de procuração.
Direito Comercial / Empresarial - Registro - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, acerca do direito comercial brasileiro.
Suponha que Bia e Caio tenham constituído uma sociedade para atuar no ramo de confecção e venda de bombons de chocolate, não tendo promovido a inscrição do ato constitutivo da sociedade na junta comercial competente. Com relação a essa situação hipotética, é lícito concluir que a sociedade constituída por Bia e Caio é uma sociedade empresária.
Direito Comercial / Empresarial - Teoria Geral dos Títulos de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em contratos de empréstimos bancários, assim como em outras modalidades de contrato, como aluguel de imóvel, entre outros, é normal a exigência de avalista, fiador ou fiança bancária. Acerca de garantias financeiras, julgue os itens subsequentes. Quando oferecer garantia ao credor por meio de penhor mercantil, o devedor fica como depositário dos bens oferecidos em garantia, sem transferência da posse ao credor.
Direito Comercial / Empresarial - Cambiais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considere que tenha ocorrido saque de uma letra de câmbio por X contra Y, em favor de Z. Posteriormente, essa mesma letra foi endossada sucessivamente para A, B e C. Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.
Mesmo ocorrendo o aceite, X continua como devedor direto e principal do título podendo contra ele ser manejada ação cambiária independentemente de protesto da cártula.
Quanto ao estabelecimento, atente às três postulações seguintes:
I. O adquirente do estabelecimento não responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, contabilizados ou não, exceção feita aos débitos fiscais.
II. Seu conceito é o de tratar-se de todo complexo de bens organizado para exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.
III. Salvo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subsequentes à transferência.
É correto afirmar que SOMENTE
o item I é verdadeiro.
o item III é verdadeiro.
os itens I e II são verdadeiros.
os itens I e III são verdadeiros.
os itens II e III são verdadeiros.
Direito Comercial / Empresarial - Teoria Geral dos Títulos de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em contratos de empréstimos bancários, assim como em outras modalidades de contrato, como aluguel de imóvel, entre outros, é normal a exigência de avalista, fiador ou fiança bancária. Acerca de garantias financeiras, julgue os itens subsequentes. Uma fiança bancária é normalmente aprovada pela área de crédito do banco, que pode exigir garantias do cliente e definir um custo para a operação, sem restrições para o prazo de vencimento, que pode ser desde o prazo do vencimento da obrigação para a qual a fiança se destina até prazo indeterminado.
Direito Comercial / Empresarial - Companhia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
Em relação à ação de responsabilidade civil contra o administrador de companhia, pode-se afirmar que
independe, em regra, de deliberação a ser tomada em assembleia geral.
compete ordinariamente à própria companhia promovê-la.
poderá ser promovida, ordinariamente, por qualquer acionista.
é cabível para responsabilizar os membros do Conselho de Administração, mas não da Diretoria.
deve ser promovida, ordinariamente, pelo acionista controlador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...