Lista completa de Questões de Direito Comercial / Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Comercial / Empresarial - Estabelecimento Empresarial - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Considera-se estabelecimento empresarial
Todo complexo de bens organizado, usado pelo empresário, ou sociedade empresária, para o exercício da sua atividade.
Todo complexo de bens organizado, para o exercício da empresa, por empresário, ou por sociedade empresária.
É o complexo de bens usado pelo empresário necessário à atividade empresarial.
Todos os bens empregados pelo empresário, ou sociedade empresária, no exercício da empresa.
Segundo o ordenamento jurídico brasileiro, a atuação do Estado como acionista controlador da sociedade de economia mista deve ser orientada pela
abstenção de perseguir objetivos de interesse público por intermédio da companhia.
não interferência na definição do planejamento estratégico da companhia, cabendo aos administradores decidir sobre todos os assuntos de interesse social.
ausência de responsabilidade patrimonial em face dos acionistas minoritários, relativamente às deliberações tomadas no âmbito da assembleia geral.
necessidade de atendimento ao interesse público que justificou a criação da companhia, ainda que à custa do objetivo da maximização dos lucros.
preocupação primordial de remunerar os recursos investidos pelo Estado na companhia, com base na mesma taxa de retorno demandada pelo capital privado.
Direito Comercial / Empresarial - Estabelecimento Empresarial - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Considera-se estabelecimento empresarial:
Em relação a contratos mercantis, é correto afirmar que
por sua natureza, o mandato mercantil pode ser oneroso ou gratuito.
a compra e venda é mercantil quando o vendedor ou comprador são empresários, podendo uma das partes sê-lo ou não.
a compra e venda é mercantil quando o vendedor ou comprador são empresários, podendo uma das partes sê-lo ou não.
as empresas de faturização, ou fomento mercantil, a exemplo das instituições financeiras, devem manter sigilo sobre suas operações.
o arrendamento mercantil é a locação caracterizada pela compra compulsória do bem locado ao término da locação.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
No que se refere ao contrato de sociedade, de acordo com o Código Civil, pode-se afirmar que celebram contrato de sociedade as pessoas que
desejam abrir uma empresa.
desejam constituir uma pessoa jurídica sem fins lucrativos.
reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
constituem uma firma.
registram empresas, para compatibilizar o atual regime à sistemática da inscrição pelo novo Código Civil de 2002.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
O contrato de trespasse produzirá efeitos perante terceiros quando
publicado na imprensa oficial e noticiado aos credores.
registrado perante a Junta Comercial e depois de efetivada comunicação aos credores para que remetam por escrito sua aceitação.
registrado no Registro Civil de Pessoa Jurídica e averbado na Junta Comercial.
averbado à margem da inscrição do empresário ou da sociedade empresária, no Registro Público de Empresas Mercantis e publicado na imprensa oficial.
o estabelecimento for objeto unitário de direitos e de negócios jurídicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatíveis com a sua natureza.
Direito Comercial / Empresarial - Direito Comercial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
O Sistema Nacional de Registro do Comércio é formado pelos seguintes órgãos:
Junta Comercial e Registro Civil de Pessoa Jurídica.
Registro Civil de Pessoa Jurídica e Departamento Nacional de Registro do Comércio.
SINREM e Departamento Nacional de Registro do Comércio.
Junta Comercial e Departamento Nacional de Registro do Comércio.
Órgão oficial da União ou do Estado, conforme o local da sede do empresário ou da sociedade.
Direito Comercial / Empresarial - Sociedade Empresária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A empresa Companhia do Calçado foi constituída sob a forma de sociedade anônima aberta, com ações no mercado ao custo unitário de R$ 5,00. Ricardo, que detém mais da metade das ações com direito a voto, acumula a função de presidente da empresa.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta
Na sociedade em questão, o estatuto pode assegurar a uma ou mais classes de ações preferenciais o direito de eleger, em votação em separado, um ou mais membros dos órgãos de administração.
A constituição da sociedade depende de aprovação da CVM. Após tal aprovação, a subscrição das ações poderá ser efetuada diretamente com a companhia.
A sociedade terá como órgãos obrigatórios a assembleia geral e a diretoria e, como órgãos facultativos, o conselho fiscal e o conselho de administração.
Ricardo poderá ser presidente e diretor único da empresa
Caso Ricardo renuncie ao cargo de diretor, poderá pertencer ao conselho fiscal da empresa, desde que eleito pela assembleia e ainda que não resida no país, pois a exigência de domicílio no Brasil só é aplicável aos diretores e aos membros do conselho de administração.
Direito Comercial / Empresarial - Título de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Nos termos do art. 887 do Código Civil, o título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preenche os requisitos da lei. A respeito da teoria geral dos títulos de crédito, assinale a opção correta.
Os títulos de crédito são atos jurídicos unilaterais que contêm direito autônomo, o qual se revela mais fortemente no momento em que o título circula.
Tendo em vista a simplicidade que caracteriza os títulos de crédito e as regras gerais introduzidas pelo Código Civil a esse respeito, a cartularidade deixou de ser pressuposto para a eficácia legal desses títulos.
Entende-se por independência ou autonomia do título de crédito — termos sinônimos — que ele não guarda relação com o contrato que lhe deu origem.
A abstração — princípio absoluto dos títulos de crédito — é característica que serve à autonomia desses títulos e que é fundamental para a sua circulação.
Os princípios aplicáveis aos títulos de crédito são absolutos, assim entendidos na doutrina e na jurisprudência como forma de dar credibilidade ao título que circula.
Direito Comercial / Empresarial - Título de Crédito - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Antônio emitiu, em 13/10/2009, cheque no valor nominal de R$ 3.000,00 para pagar móveis encomendados ao seu marceneiro Luís, fabricados com a ajuda de Marcos.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Mesmo que Antônio risque no cheque a expressão "ou à sua ordem", Luís pode endossar esse título.
Se Luís endossar o cheque para Marcos, este pode cobrar o cheque de Antônio na hipótese de este ter sustado o título por desacordo com Luís.
Caso Marcos receba o cheque por endosso, pode proibir novo endosso, o que de fato impedirá tal ato.
Luís pode apresentar o cheque ao sacado, pedindo que lance no verso do título declaração de que a quantia ali indicada está reservada em seu benefício durante o prazo de apresentação do título, qualificando-o como cheque visado.
apresentação do título, qualificando-o como cheque visado. E Terceiro pode vir a avalizar o cheque emitido por Antônio, condicionando a garantia à entrega dos móveis a contento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...