Lista completa de Questões de Direito Comercial / Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Comercial / Empresarial - Falências e Concordatas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Determinada empresa encontra-se em processo de recuperação judicial; o plano de recuperação foi aprovado e homologado no Juízo da 1.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São José, onde ficou determinada a suspensão das execuções pelo prazo de 180 dias. No decorrer do referido prazo, o juízo da vara do trabalho determinou a manutenção de execução trabalhista individual.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
O procedimento do juízo da vara do trabalho foi correto, em face do interesse social da execução trabalhista individual.
Nesse caso, não há conflito de competência, tendo em vista que o Juízo da 1.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São José é competente apenas para suspender as execuções de natureza cível e empresarial.
Durante o período estabelecido pelo Juízo da 1.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São José, deve haver a suspensão de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive a execução trabalhista.
A decisão judicial foi equivocada, tendo em vista que é inadmissível a suspensão das execuções em qualquer fase do processo de recuperação judicial.
Podem os cônjuges celebrar sociedade entre si, desde que o regime de bens do casamento não seja
o da comunhão universal ou da participação final nos aquestos.
o da comunhão parcial ou da comunhão universal.
o da separação facultativa ou da participação final nos aquestos.
o da comunhão universal ou da separação obrigatória.
estabelecido em pacto antenupcial, com expressa vedação da sociedade entre os nubentes, qualquer que seja o regime escolhido.
As condutas relacionadas nas alternativas a seguir, quando realizadas pelo devedor, podem ser consideradas como atos de falência, à exceção de uma. Assinale-a.
Deixar de pagar, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados.
Transferir estabelecimento a terceiro, credor ou não, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo.
Simular a transferência de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislação ou a fiscalização ou para prejudicar credor.
Dar ou reforçar garantia a credor por dívida contraída anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraçados suficientes para saldar seu passivo.
Deixar de cumprir, no prazo estabelecido, obrigação assumida no plano de recuperação judicial.
As alternativas a seguir constituem meios de recuperação judicial, de acordo com a Lei n.º 11.101/05, à exceção de uma. Assinale-a.
Administração compartilhada.
Redução do capital social.
Usufruto da empresa.
Emissão de valores mobiliários.
Direito Comercial / Empresarial - Falências e Concordatas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
Os créditos decorrentes de obrigações contraídas pelo devedor durante a recuperação judicial, inclusive aqueles relativos a despesas com fornecedores de bens ou serviços e contratos de mútuo, em caso de decretação de falência, serão considerados créditos
extraconcursais.
com privilégio especial.
com privilégio geral.
quirografários.
subordinados.
Direito Comercial / Empresarial - Falências e Concordatas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
A sentença que decretar a falência do devedor, dentre outras determinações, fixará o termo legal da falência, sem poder retrotraí-lo por mais de 90 dias contados
do deferimento da recuperação judicial.
da decretação da falência.
do primeiro protesto por falta de pagamento.
do último protesto por falta de pagamento tirado antes da decretação da falência.
da distribuição da primeira execução.
Direito Comercial / Empresarial - Falências e Concordatas - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Sobre a esfera falimentar e na recuperação judicial, assinale a alternativa correta:
I. No caso de falência do sócio por crédito particular, é legítimo ao administrador judicial pedir a apuração dos haveres, mas tal direito também é conferido aos arrematantes não admitidos na sociedade.
II. O juiz fixará o valor e a forma de pagamento da remuneração do administrador judicial, observados a capacidade de pagamento do devedor, o grau de complexidade do trabalho e os valores praticados no mercado para o desempenho de atividades semelhantes. O total pago ao administrador judicial não excederá cinco por cento do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial ou do valor de venda dos bens na falência.
III. Na falência, os créditos retardatários não perderão o direito a rateios eventualmente realizados, mas ficarão sujeitos ao pagamento de custas, não se computando os acessórios compreendidos entre o término do prazo e a data do pedido de habilitação.
IV. O administrador judicial, para o célere andamento do feito, somente poderá se manifestar nos autos nos casos expressamente previstos na Lei de Recuperação e Falências.
V. A declaração da falência suspende o direito de recesso do sócio, mas não resolve os contratos bilaterais que podem ser cumpridos pelo administrador judicial. Silenciando este último, o contratante pode interpelá-lo para que, em 15 dias, declare se cumprirá ou não o contrato.
Somente as proposições II e V estão corretas.
Somente a proposição II está correta.
Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
Somente as proposições I e II estão corretas.
Somente as proposições III, IV e V estão corretas.
Ocorrendo decretação da falência,
o devedor perde o direito de disposição, mas não o de administrar seus bens.
serão exigíveis e terão classificação própria todas as despesas que os credores fizeram para tomar parte na falência.
não fica prevento o juízo a que foi distribuída, podendo outros pedidos de falência ser ajuizados e distribuídos livremente.
as ações trabalhistas passarão a ser processadas perante o juízo falimentar, que fará a classificação do respectivo crédito.
haverá a suspensão do curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do sócio solidário.
A sociedade empresária, como pessoa jurídica, é sujeito de direito personalizado. Posta a premissa, é FALSA a conseqüência seguinte:
a responsabilização patrimonial, solidária e direta dos sócios, em relação aos credores, pelo eventual prejuízo causado pela sociedade.
sua titularidade negocial, ou seja, é ela quem assume um dos pólos na relação negocial.
sua titularidade processual, isto é, pode demandar e ser demandada em juízo.
sua responsabilidade patrimonial, ou seja, tem patrimônio próprio, inconfundível e incomunicável com o patrimônio individual de seus sócios.
extingue-se por um processo próprio, que compreende as fases de dissolução, liquidação e partilha de seu acervo.
Direito Comercial / Empresarial - Ação da Constitutiva de Falência - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Em se tratando de processo falencial, é CORRETA a afirmação:
Há relativização dos princípios cambiários somente no que se refere aos títulos emitidos pelo falido, nas habilitações de crédito, após o termo legal da quebra.
Não há relativização dos princípios cambiários.
Há relativização dos princípios cambiários somente no que se refere aos títulos emitidos pelo falido, nas habilitações de crédito, antes do termo legal da quebra.
Há relativização dos princípios cambiários, nas habilitações de crédito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...