Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
A Constituição de 1988 estabelece alguns princípios fundamentais que apontam um perfil estruturante do Estado brasileiro e que devem, portanto, ser observados pelos órgãos de governo. Nesse sentido, caso o Governo Federal decidisse adotar medidas a partir das quais o Estado passasse a planejar e dirigir, de forma determinante, a ordem econômica do país, inclusive em relação ao setor privado, essas medidas violariam o valor constitucional da
soberania.
República.
Federação
livre iniciativa.
supremacia do interesse público.
De acordo com a Constituição Federal e sem prejuízo do disposto na legislação infraconstitucional pertinente, poderão ser servidores públicos os
brasileiros aprovados em concurso público, vedada, em qualquer caso, a participação de estrangeiros.
estrangeiros aprovados em concurso público de provas ou de títulos para preenchimento de, no máximo, um terço das vagas.
estrangeiros, desde que naturalizados, ou brasileiros aprovados em concurso de provas ou de títulos.
brasileiros aprovados em concurso de provas ou títulos, dispensado este requisito para o preenchimento de emprego público.
brasileiros e estrangeiros aprovados em concurso de provas ou de provas e títulos, que preencham os requisitos estabelecidos em lei.
Direito Constitucional - Diversos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de ou mais de Deputados. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa acima.
oito; setenta
oito; sessenta
sete; setenta
sete; sessenta
cinco; sessenta
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Constituição Federal, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, EXCETO, entre outros casos, a de
três cargos de professor, quando houver compatibilidade de horário.
um cargo de defensor público com um de professor, quando houver compatibilidade de horário.
um cargo de defensor público com um de oficial de justiça, quando houver compatibilidade de horário.
um cargo de oficial de justiça com um emprego de auditor fiscal.
um cargo de defensor público com um emprego de procurador autárquico.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca do princípio da democracia, dos direitos políticos e de temas relacionados.
Os conscritos, durante o período do serviço militar obrigatório, são inalistáveis e inelegíveis.
Direito Constitucional - Diversos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Cada Território elegerá Deputados Federais. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa acima.
três.
quatro.
cinco.
sete.
oito.
Direito Constitucional - Nacionalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo em vista a disciplina constitucional relativa aos direitos de nacionalidade e aos direitos políticos, assinale a opção correta.
A CF veda expressamente a extradição do brasileiro, seja ele nato ou naturalizado.
Os estrangeiros originários de países de língua portuguesa adquirirão a nacionalidade brasileira se mantiverem residência contínua no território nacional pelo prazo mínimo de quatro anos, imediatamente anteriores ao pedido de naturalização.
Mesmo que já sejam detentores de mandato eletivo ou candidatos à reeleição, são absolutamente inelegíveis o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do presidente da República, do governador de estado, do prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito.
O militar somente pode ser candidato a cargo eletivo se possuir mais de dez anos de serviço.
Para concorrer à reeleição, os detentores de cargos eletivos no Poder Executivo não precisam renunciar ao mandato.
Direito Constitucional - Previdência Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da seguridade social do servidor público, da relação que a União, os estados, o DF e os municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas mantêm com suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar, e da previdência complementar, julgue os itens a seguir.
As entidades abertas e fechadas de previdência complementar somente podem instituir e operar planos de benefícios para os quais tenham autorização específica.
No que concerne às regras definidas na CF em relação ao SUS, julgue os itens que se seguem.
O SUS é incompetente para participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...