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Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A nova Constituição revoga as normas da Constituição anterior com ela incompatíveis e as que digam respeito a matéria por ela inteiramente regulada (normas materialmente constitucionais). Quanto às demais normas inseridas na Constituição pretérita (normas apenas formalmente constitucionais, compatíveis com a nova Constituição), entende-se que continuam a vigorar, porém em nível ordinário, dando ensejo ao fenômeno
da recepção.
da desconstitucionalização.
da supremacia da Constituição.
da mutação constitucional.
das normas apenas materialmente constitucionais.
Direito Constitucional - Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Em relação a este assunto, considere:
I. Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
II. Fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
III. Assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.
IV. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
V. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, compete ao controle externo o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
I, II e V.
II, IV e V.
III, IV e V.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os
Suponha que seja aprovada uma lei estadual que estabeleça normas específicas sobre proteção e defesa da saúde. Esta lei será considerada
constitucional, porque é competência dos Estados editar normas específicas sobre proteção e defesa da saúde.
constitucional, porque são reservadas aos Estados as competências que não lhes são vedadas pela Constituição.
inconstitucional, porque é competência privativa da União legislar sobre proteção e defesa da saúde.
inconstitucional, porque é competência privativa dos Municípios editar normas específicas sobre proteção e defesa da saúde.
inconstitucional, porque é competência concorrente da União, dos Estados e dos Municípios legislar sobre proteção e defesa da saúde.
Direito Constitucional - Competência Privativa da União - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Sobre as competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assinale a única opção correta.
Compete privativamente à União legislar sobre vencimentos dos membros das polícias civil e militar do Distrito Federal.
Compete privativamente à União legislar sobre direito econômico.
Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre trânsito e transporte.
Compete ao Município decretar o estado de sítio.
É constitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.
A distinção entre a norma jurídica e a sua mera expressão textual resta sobremodo evidenciada
no controle incidental de constitucionalidade, em relação ao controle abstrato-principal.
na interpretação de normas-princípio, em relação à interpretação de normas-regra.
mediante o uso do elemento sistêmico da interpretação, comparativamente à utilização dos demais elementos exegéticos.
nas decisões de controle de natureza interpretativa, comparativamente às decisões simples de inconsti ucionalidade.
no controle de inconstitucionalidade tendo como parâmetro a Constituição Federal, em relação ao controle de nível estadual.
Direito Constitucional - Direitos Políticos - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
São características constitucionais do voto:
personalidade, facultatividade, publicidade, igualdade e periodicidade.
impessoalidade, obrigatoriedade, sigilosidade e anualidade.
personalidade, facultatividade, publicidade e periodicidade.
impessoalidade, obrigatoriedade, sigilosidade e anualidade.
personalidade, obrigatoriedade, sigilosidade, igualdade e periodicidade.
Direito Constitucional - Ministério Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considere que determinado navio petroleiro, ao fazer a aproximação no porto de Santos, no estado de São Paulo, tenha colidido com outra embarcação, causando significativo dano ambiental nas praias daquele estado. Com relação a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir, acerca da organização do Poder Judiciário e do Ministério Público.
A ação judicial de reparação de danos ambientais não será de competência privativa do Ministério Público.
Sobre o exercício de funções junto à Justiça Eleitoral por parte de membros do Ministério Público, é correto afirmar que
a filiação a partido político impede o exercício de funções eleitorais por membro do Ministério Público até quatro anos do seu cancelamento.
o membro do Ministério Público é remunerado exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, inclusive aquela que decorria da prestação de serviço à Justiça Eleitoral.
o Promotor Eleitoral é o membro do Ministério Público local que oficia junto ao Juízo incumbido do serviço eleitoral de cada Zona.
o Procurador-Geral Eleitoral é designado pelo Procurador-Geral da República.
o Procurador-Geral de Justiça é o Procurador Regional Eleitoral.
Direito Constitucional - Objetivos e Princípios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
No que tange à seguridade social, pode-se afirmar que é seu objetivo constitucional:
uniformidade da cobertura e do atendimento.
individualização e distinção dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
diversidade na forma de participação no custeio.
padronização da base de financiamento.
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