Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No controle abstrato de constitucionalidade, ainda que seja considerado processo objetivo, dado que nele não há sujeitos envolvidos como partes, tem-se que
Segundo o já citado texto constitucional, compete privativamente ao Governador do Estado, EXCETO:
nomear e exonerar o Secretário de Estado.
destituir o Procurador-Geral de Justiça.
vetar proposições de lei, total ou parcialmente.
exercer o comando superior da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
A legislação sobre direito do trabalho compete,
privativamente, à União Federal, podendo lei complementar delegar esta matéria aos Municípios para legislarem sobre assuntos de interesse local.
concorrentemente, à União Federal, aos Estadosmembros e ao Distrito Federal.
concorrentemente, à União Federal, aos Estadosmembros e ao Distrito Federal, cabendo aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local.
privativamente, à União Federal, vedada a delegação desta matéria aos Estados-membros.
privativamente, à União Federal, podendo lei complementar delegar questões específicas desta matéria aos Estados-membros.
No que diz respeito às disposições constitucionais sobre as regras para investidura em cargo, emprego ou função pública, NÃO é correto afirmar que:
Segundo a redação dada pela Emenda Constitucional n. 19, de 4-6-1998, do artigo 37 da Constituição da República Fede-rativa do Brasil e seus incisos I e II, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, mas não aos estrangeiros.
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros, mesmo que não que preencham os requisitos es-tabelecidos em lei, mas não aos estrangeiros.
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros, mesmo que não preencham os requisitos estabe-lecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis somente e tão somente aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei.
O Presidente e o Vice-Presidente da República não poderão, sem licença
do Superior Tribunal Federal, ausentar-se do País por período superior a trinta dias.
do Tribunal de Contas da União, ausentar-se do País por período superior a vinte e cinco dias.
da Câmara dos Deputados, ausentar-se do País por período superior a vinte dias.
do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias
do Senado Federal, ausentar-se do País por período superior a dez dias.
Leis de iniciativa do Poder Executivo Federal estabelecerão o Plano Plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Esta matéria encontra-se regulada nos artigos 165 a 169 da Constituição Federal e é CORRETO afirmar:
a lei que institui o Plano Plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
o projeto de lei relativo ao Plano Plurianual será apreciado apenas na Câmara dos Deputados.
as emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias, só poderão ser discutidas pelo Senado Federal, que representa os Estados membros da Federação.
excepcionalmente, com o voto qualificado do Senado, as emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias poderão ser aprovadas quando incompatíveis com o Plano Plurianual.
Sobre as medidas provisórias é correto afirmar
Uma constituição estadual não pode permitir que o governador edite medida provisória – instrumento normativo apenas admitido no plano federal.
O Presidente da República pode editar medida provisória sobre qualquer assunto relacionado com a Administração Pública ou com a previdência social.
O Presidente da República pode delegar a atribuição de editar medidas provisórias aos Chefes dos demais Poderes da República, em matéria da iniciativa legislativa privativa destes.
No sistema constitucional em vigor, não pode ser editada medida provisória criando hipótese de extinção de punibilidade de crime
Os pressupostos da urgência e da relevância das medidas provisórias não podem ser avaliados no âmbito do Poder Judiciário, por se tratar de questão política, infensa à censura dos juízes.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - - 0000
A respeito dos princípios fundamentais da Constituição Federal, assinale a opção correta.
O respeito à soberania de cada um dos Estados-membros que compõem a Federação brasileira é um dos fundamentos do Estado Democrático de direito entre nós.
Todo o poder, de acordo com a Constituição Federal, emana do povo, mas esse poder somente pode ser exercido por meio dos seus representantes por ele eleitos.
O princípio da separação dos poderes, consagrado constitucionalmente, não impede que certas funções tipicamente legislativas sejam cometidas pelo constituinte também ao Poder Executivo e ao Poder Judiciário.
O Brasil, nas suas relações internacionais, rege-se pelo repúdio ao terrorismo e ao asilo político.
A Constituição Federal impõe ao Brasil o dever de se integrar aos demais países da América Latina, para formar uma grande federação na região, regida por uma só Constituição, comum a todas as nações latino-americanas.
Segundo o artigo 37, inciso XII, da Constituição da República Federativa do Brasil, os vencimentos dos cargos:
dos Poderes Judiciário e Executivo não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Legislativo
dos Poderes Legislativo e Executivo não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Judiciário
dos Poderes Legislativo e Judiciário não poderão ser inferiores aos pagos pelo Poder Executivo.
do Poder Executivo não poderão ser inferiores aos pagos pelos Poderes Judiciário e Legislativo.
do Poder Legislativo não poderão ser superiores aos pagos pelos Poderes Judiciário e Executivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...