Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. Com relação às medidas provisórias, é INCORRETO afirmar que
a deliberação de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas provisórias dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.
é vedada, dentre outras, a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa à organização do Poder Judiciário e do Ministério Público.
aprovado projeto de lei de conversão, alterando o texto original da medida provisória, esta manter-se-á integralmente em vigor até que seja sancionado ou vetado o projeto.
é vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
as medidas provisórias terão sua votação iniciada no Senado Federal sendo posteriormente encaminhadas para votação na Câmara dos Deputados.
AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
O Ministério Público compreende:
o Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados.
apenas o Ministério Público da União.
apenas os Ministérios Públicos dos Estados.
apenas os Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal.
A respeito das classificações das constituições, julgue os itens que se seguem. Quanto ao modo de elaboração, as constituições podem ser promulgadas aquelas que derivam do trabalho de assembleia nacional constituinte ou outorgadas aquelas que são estabelecidas sem a participação popular.
É parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe:
apenas o Ministério Público.
apenas membro do Poder Legislativo.
apenas o servidor público.
qualquer cidadão.
A respeito das classificações das constituições, julgue os itens que se seguem. Quanto à extensão, as constituições são classificadas como sintéticas aquelas que preveem apenas princípios e normas gerais do Estado e analíticas aquelas que regulamentam todos os assuntos entendidos como relevantes à formação e ao funcionamento do Estado.
Considerados os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, é INCORRETO afirmar que é proibido:
trabalho noturno, a menores de dezoito anos.
trabalho perigoso, a menores de dezoito anos.
trabalho insalubre, a menores de dezoito anos.
Assinale a opção correta.
As normas constitucionais que proclamam direitos sociais são normas programáticas e, como tais, não têm eficácia jurídica, representando apenas programas políticos de ação para os poderes constituídos.
Todo brasileiro é parte legítima para propor ação popular contra ato de administrador público lesivo ao patrimônio público.
Em caso de perigo público iminente, a autoridade competente pode usar a propriedade de particular, que somente será indenizado, posteriormente, se houver dano.
A proibição de uso de prova ilícita aplica-se ao processo criminal, mas não ao processo administrativo e cível.
Em nenhuma hipótese a lei penal pode retroagir.
O Plano Plurianual de Investimento (PPA), previsto na Constituição Federal de 1988, estabelece as:
Em face do disposto na Constituição Federal, assinale a alternativa correta concernente ao processo de elaboração das leis:
É de iniciativa do Presidente da República ou de membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal a lei que fixa ou modifica os efetivos das Forças Armadas.
É vedada a edição de medidas provisórias sobre direito penal, proces-sual penal, processual civil e sobre matéria reservada a lei complementar.
A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal terão início no Senado Federal.
A delegação do Congresso Nacional ao Presidente da República para a elaboração de lei delegada terá a forma de decreto legislativo.
A Constituição Federal de 1988, quando trata sobre a Administração Pública, veda a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime próprio de previdência dos servidores públicos, ressalvados os casos de servidores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...