Lista completa de Questões de Direito Constitucional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a disciplina constitucional referida ao gerenciamento pelo Poder Público de riscos e desastres naturais e sociais, é incorreto afirmar que
compete aos Estados e ao Distrito Federal planejar a defesa permanente contra as calamidades públicas e legislar sobre a correlata defesa civil e mobilização nacional.
compete à União legislar sobre normas gerais de convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares.
o decreto presidencial que instituir o estado de defesa determinará, dentre outros aspectos relevantes à matéria, as medidas coercitivas a vigorarem no seu curso de duração, que poderão compreender, na hipótese de calamidade pública, a ocupação e uso temporário de bens e serviços públicos, respondendo a União, posteriormente, pelos danos e custos decorrentes.
incumbe aos corpos de bombeiros militares, além de outras atribuições definidas em lei, a execução de atividades de defesa civil.
a proteção e tutela constitucionalmente deferida aos índios e aos grupos indígenas não veda a remoção compulsória de suas terras, por ato do Poder Executivo, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco a respectiva população, cabendo, neste caso, apreciação posterior (ad referendum) do Congresso Nacional.
Art. 5º. São requisitos básicos para investidura em cargo público, EXCETO:
A nacionalidade brasileira;
O gozo dos direitos políticos;
Quitação com as obrigações militares e eleitorais;
A idade mínima de dezesseis anos;
N.D.A.
Direito Constitucional - Poder Constituinte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Poder Constituinte Originário é
instituído, auto-organizado, material e reformador.
instituído, constituído, secundário e reformador.
inicial, constituído, ilimitado juridicamente e reformador.
inicial, autônomo, ilimitado juridicamente e incondicionado.
inicial, autônomo, formal e orgânico.
Direito Constitucional - Princípios Gerais da Atividade Econômica - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
De acordo com o § 4o do art. 177 da Constituição, a lei pode instituir contribuição de intervenção no domínio econômico relativa às atividades de importação ou comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível. Do regime constitucional pertinente, é incorreto afirmar que
Direito Constitucional - Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere à administração pública, julgue o item abaixo.
O direito de greve dos servidores públicos será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal.
Considere as seguintes afirmativas sobre medida cautelar nas ações de constitucionalidade.
I A medida cautelar não é cabível na ação de inconstitucionalidade por omissão.
II A medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade é concedida, em regra, com efi cácia ex nunc.
III A medida cautelar em ação declaratória de constitucionalidade impõe aos juízes o dever de decidir os casos concretos, aplicando a lei federal, objeto da ação.
É correto o que se afirma em
Direito Constitucional - Da Família, Da Criança, Do Adolescente e Do Idoso - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Constituídos, de forma paritária, por representantes do governo e da sociedade civil, estão vinculados administrativamente ao governo, mas têm autonomia para pautar seus trabalhos e para acionar outros órgãos que compõem a rede de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. O enunciado refere-se a:
Conselhos Tutelares.
Delegacias de Proteção Especial.
Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Juizados Especiais da Infância e Juventude.
Direito Constitucional - Poder Constituinte - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
São cláusulas pétreas:
a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal; a forma unitária de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; os direitos e garantias individuais.
o sistema de governo republicano; o voto direto, aberto, universal e periódico; a separação dos Poderes; os direitos e garantias individuais e sociais.
a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; os direitos e garantias individuais.
a separação dos Poderes; o presidencialismo; a forma unitária de Estado; os direitos e garantias individuais e sociais.
a dignidade da pessoa humana; o presidencialismo; a forma unitária de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico.
Segundo a Constituição Federal, os Estados-Membros possuem competência para
legislar de forma plena sobre normas gerais, em matéria de competência concorrente, na ausência de lei municipal relacionada a assuntos locais.
explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.
autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico.
organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo.
estabelecer sua Constituição Estadual de forma ilimitada e autônoma.
Sobre a acumulação de cargos públicos, assinale a opção correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...