Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ednaldo, após anos de estudo, logrou ser aprovado em concurso público para Oficial de Justiça. Nesse período, realizou profundas reflexões a respeito da garantia da inviolabilidade do domicílio, adquirindo, com isso, o conhecimento necessário ao exercício da função. A respeito dessa garantia, é correto afirmar que:
No que tange aos direitos e as garantias fundamentais, analise as proposições expendidas em relação às disposições da Constituição Federal/88.
I. Quando necessário ao exercício profissional, é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte.
II. Dependem de autorização do poder estatal, a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas.
III. Têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, as entidades associativas, quando expressamente autorizadas.
IV. Atendidas às qualificações profissionais que a lei estabelecer, é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Em matéria de direitos políticos, considerados direitos fundamentais, a Constituição Federal
assegura o seu exercício tanto pelos brasileiros quanto pelos estrangeiros residentes no Brasil.
proscreve o voto obrigatório para todos os brasileiros maiores de dezoito anos.
permite a sua suspensão no caso de prática de atos de improbidade administrativa.
admite a elegibilidade incondicionada dos militares alistáveis.
estabelece taxativamente os casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação.
Sobre os direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar:
É assegurado a todos o acesso à informação, sendo vedado o sigilo da fonte.
A lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para sua utilização, bem como proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País.
São gratuitas as ações de habeas-corpus, habeas-data e mandado de segurança, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
Os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes a leis complementares.
Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência em qualquer hipótese.
Sobre os direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.
O mandado de injunção será concedido sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
Não haverá pena de morte em qualquer hipótese.
É inviolável o sigilo das comunicações telefônicas, salvo por ordem judicial para fins de instrução processual civil ou penal.
No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, ficando isenta do pagamento de qualquer indenização.
A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada sempre pela lei brasileira.
AS QUESTÕES DE NÚMEROS 28 A 40 BASEIAM-SE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
O exercício do poder pelo povo se dá:
apenas por meio de representantes eleitos.
apenas diretamente, nos termos da Constituição.
por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição.
por meio de representantes eleitos apenas em relação a cargos do Poder Executivo.
Em matéria de direitos sociais, é certo que são considerados como dimensão protetora do trabalhador os dispositivos constitucionais que garantem, especialmente, a isonomia e a não discriminação, e dentre eles,
o seguro contra acidentes, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que está obrigado, desde que incorra em dolo.
a assistência gratuita aos filhos dos trabalhadores, desde o nascimento até sete anos de idade, em creches e pré-escolas.
a duração do trabalho não superior a oito horas diárias e quarenta horas semanais, facultada a compensação de horário.
a proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre profissionais respectivos.
a participação do trabalhador nos lucros vinculada à remuneração, e sempre garantida sua participação na gestão da empresa.
Considere:
I. Narciso, filho de Pégaso e Neméia, ambos brasileiros, nasceu na Argentina, ocasião em que Pégaso prestava, nesse País, serviços oficiais para o Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil.
II. Apolo, filho de Adonis e Pandora, ambos espanhóis, nasceu na Espanha, mas está residindo na República Federativa do Brasil, há mais de quinze anos ininterruptos, sem condenação penal. Apolo requereu e obteve a nacionalidade brasileira.
Nesses casos, Narciso e Apolo são considerados,
ambos brasileiros naturalizados.
brasileiro nato e brasileiro naturalizado, respectivamente.
ambos brasileiros natos.
argentino-brasileiro e brasileiro nato, respectivamente.
brasileiro naturalizado e hispano-brasileiro, respectivamente.
Perseu, analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho, vinha cometendo sucessivas faltas disciplinares no exercício de seu cargo. Entretanto, a Comissão Interna Processante não conseguia obter prova concreta de sua responsabilidade administrativa. Diante disso, Orfeu, como Presidente do respectivo Tribunal Regional do Trabalho, determinou a violação do sigilo das comunicações telefônicas de Perseu. Nesse caso, essa interceptação telefônica
Artemis, Hermes e Ares, pretendem constituir uma associação que será denominada "Panacéia", cujos fins se demonstram como de natureza lícita, ficando o primeiro como Presidente, o segundo como Vice−Presidente e o terceiro como Diretor Administrativo−Financeiro da entidade. Nesse caso, é correto que
os sócios têm plena liberdade de associar-se, porque os fins são lícitos, ainda que a associação seja de caráter paramilitar.
a "Panacéia" poderá ser dissolvida compulsoriamente por simples decisão judicial.
Artemis e Hermes, pela natureza de suas atribuições, poderão ser compelidos a permanecer associados.
a criação da "Panacéia" independe de autorização ou de qualquer ato discricionário do Poder Público.
a "Panacéia", como qualquer associação, terá legitimidade para representar seus filiados judicial e extrajudicialmente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...