Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa correta sobre a eficácia e previsão dos direitos fundamentais no ordenamento constitucional brasileiro:
Por força do princípio da aplicabilidade imediata, nenhum direito fundamental reclama a intervenção do legislador para a sua plenitude eficacial.
A aplicabilidade imediata dos direitos e garantias individuais torna dispensável a interposição do mandado de injunção e da ação direta de inconstitucionalidade por omissão, com referência às normas constitucionais que consagram tais direitos.
Os direitos fundamentais estão taxativamente previstos nos artigos 5º a 17 da Constituição Federal.
O princípio da aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais estabelece aos órgãos estatais a tarefa de reconhecer a maior eficácia possível a esses direitos.
Considere as seguintes previsões do art. 5º da Constituição Federal, que contém o rol de direitos e garantias fundamentais:
" I – Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;"
" VIII – Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa fixada em lei;"
" XXXVII – Não haverá juízo ou tribunal de exceção."
As referidas normas identificam, respectivamente:
Os princípios da reserva legal, da igualdade e da ampla defesa.
O princípio da legalidade, o direito de manifestação do pensamento e o direito de amplo acesso ao Poder Judiciário.
O direito de liberdade de ação, o direito de escusa de consciência e o princípio do juiz natural.
O direito de liberdade da pessoa física, o direito de liberdade de crença e o princípio da unicidade da jurisdição.
Assinale a alternativa correta.
O autor de ação popular, beneficiário ou não da assistência judiciária, goza de plena isenção de custas judiciais e do ônus da sucumbência, desde que de boa-fé.
A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, ainda que lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus.
A inviolabilidade do sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas e telefônicas só pode ser quebrada por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar e inadimplência voluntária e inescusável de obrigação alimentícia.
A Constituição Federal de 1988
permite que se utilize no processo criminal provas obtidas por meios ilícitos, no caso de investigações referentes a crimes hediondos.
assegura que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontra serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso, salvo nos casos de crimes cuja pena privativa de liberdade ultrapasse dez anos.
estabelece que o preso será informado de seus direitos, observando que o silêncio será interpretado em seu detrimento.
determina que o civilmente identificado seja obrigatoriamente submetido à identificação criminal.
estabelece que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.
Assinale a opção correta.
As normas constitucionais que proclamam direitos sociais são normas programáticas e, como tais, não têm eficácia jurídica, representando apenas programas políticos de ação para os poderes constituídos.
Todo brasileiro é parte legítima para propor ação popular contra ato de administrador público lesivo ao patrimônio público.
Em caso de perigo público iminente, a autoridade competente pode usar a propriedade de particular, que somente será indenizado, posteriormente, se houver dano.
A proibição de uso de prova ilícita aplica-se ao processo criminal, mas não ao processo administrativo e cível.
Em nenhuma hipótese a lei penal pode retroagir.
Sobre os direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
É obrigatória a filiação a sindicato representativo do segmento econômico em que o trabalhador atua.
Para o exercício da liberdade de reunião pacífica e sem armas, e em local aberto ao público, não é necessário pedir permissão ao poder público.
Qualquer trabalho ou profissão somente pode ser exercido depois de regulado por lei.
Todo brasileiro está legitimado a propor ação popular, para a defesa do patrimônio público, contra atos lesivos de autoridades e servidores públicos.
Em nenhuma hipótese o salário do trabalhador pode ser reduzido.
Assinale a opção correta.
É ilegítimo, por ferir a garantia constitucional da ampla defesa, todo indeferimento de prova pedida por acusado em processo administrativo.
O indivíduo que invoca motivo de crença religiosa para se eximir de obrigação legal a todos imposta e que se recusa a cumprir prestação alternativa fixada em lei pode ser privado de direitos.
Não se pode declarar inconstitucional uma lei pelo fato de ela ser manifestamente desarrazoada.
O membro do Ministério Público pode decretar a prisão de pessoa submetida à sua investigação criminal, sempre que isso for necessário para proteger testemunhas do caso.
Porque a vida privada é inviolável, repugna ao sistema constitucional brasileiro a quebra de sigilo bancário.
Suponha que a Constituição assegure um direito a certos indivíduos, mas subordine o exercício desse direito à regulação por lei federal. Imagine, ainda, que até hoje essa lei não tenha sido editada. Diante dessas circunstâncias, assinale a opção correta.
O interessado deve impetrar mandado de segurança para obter o direito que lhe vem sendo frustrado pela morosidade do legislador.
Uma vez que são várias as pessoas frustradas pela morosidade do legislador, o Congresso Nacional pode ser compelido a legislar por meio de mandado de segurança coletivo.
Se o interessado impetrar mandado de injunção, poderá conseguir que o Judiciário edite a lei que falta ser promulgada, para, então, usufruir do direito prometido pelo constituinte.
O Judiciário poderá editar a lei faltante, em substituição ao legislador moroso, desde que provocado por meio de habeas corpus, se o direito tiver conexão com a liberdade fundamental de ir e vir.
Nenhuma das ações previstas no rol dos direitos e garantias constitucionais pode ensejar que o Judiciário se substitua ao Legislativo na edição da lei aguardada pelos interessados.
A Constituição dispõe que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito". Assinale a opção que expressa como é conhecido o princípio que corresponde a esse preceito.
A respeito dos direitos fundamentais relacionados com a prisão, assinale a opção correta.
Somente se admite a prisão por dívida no direito brasileiro, em se tratando de inadimplemento de obrigação alimentícia.
Ao descobrir que um depoente cometeu crime no passado, uma Comissão Parlamentar de Inquérito pode decretar a sua prisão imediatamente.
É cabível o instrumento do habeas data para impugnar prisão tida como ilegal
Ninguém pode ser preso até ser considerado culpado em sentença transitada em julgado.
O preso não está obrigado a responder perguntas feitas pela autoridade policial e pela autoridade judiciária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...