Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Classificação das Constituições - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Quando uma Constituição prevê processo legislativo de emenda do seu texto mais complexo e difícil do que o processo de elaboração da legislação ordinária, é correto dizer que esta Constituição é:
rígida
flexível
toda ela composta de cláusulas pétreas
histórica
costumeira
Direito Constitucional - Classificação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Analise as assertivas a seguir, relativas à eficácia das normas constitucionais e às concepções de constituição, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta
V, F, V, F, V
V, F, F, V, V
F, V, V, V, F
F, F, F, V, V
V, V, F, V, V
Direito Constitucional - Competência dos Estados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
A Assembléia Legislativa de determinado estado-membro da Federação aprovou emenda à Constituição Estadual, estabelecendo que a sucessão dos bens de estrangeiros situados no território daquele estado seria deferida em partes iguais aos cônjuges ou companheiros e aos filhos brasileiros do estrangeiro, sempre que não lhes fosse mais favorável a lei pessoal do de cujus.
Um partido político com representação no Congresso Nacional propôs, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), ação direta de inconstitucionalidade da emenda constitucional referida.
Com respeito a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Não estando as especificidades da questão atinente à sucessão de bens de estrangeiros situados no Brasil reguladas por meio de lei federal, a Constituição da República autoriza o estado-membro a exercer a competência legislativa plena acerca da matéria para atender às suas peculiaridades, legislação essa que permanecerá válida até que haja superveniência de lei federal acerca do assunto; entretanto, a emenda à Constituição Estadual mencionada é inconstitucional, por não cuidar de especificidades, mas de modificação substancial do dispositivo da Constituição da República.
Direito Constitucional - Competência dos Municípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Não se inclui no âmbito da competência dos Municípios:
Legislar livremente sobre qualquer assunto de direito civil.
Suplementar a legislação federal e estadual no que couber.
Organizar e prestar, de modo direto ou sob regime de concessão ou permissão, o serviço de transporte coletivo no seu território
Promulgar a sua própria lei orgânica.
Fixar a retribuição pecuniária devida ao Prefeito e aos Vereadores
Direito Constitucional - Competência dos Municípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Assinale a opção em que consta ação que se inclui na competência constitucional dos Municípios.
Legislar sobre desapropriação de bens imóveis situados no território municipal, para fins de reforma agrária.
Organizar e manter o Poder Judiciário no Município.
Legislar sobre o número de Vereadores da Câmara Municipal, respeitados os limites estabelecidos na Constituição Federal.
Estabelecer o horário de funcionamento dos bancos estabelecidos no território do Município.
Disciplinar o processo de impeachment do Prefeito e demais autoridades políticas municipais.
Direito Constitucional - Competência dos Municípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Nas questões 07 e 08, assinale a opção correta.
Os projetos de lei de iniciativa privativa do Prefeito podem ser irrestritamente emendados por vereadores.
Somente por iniciativa do Prefeito a Câmara Municipal pode dar curso a processo legislativo destinado à produção de lei que concede aumento a servidores públicos.
O instrumento da medida provisória não pode ser adotado no âmbito do processo legislativo dos Estados-membros.
A Constituição Federal não estabelece limites de conteúdo à sua própria reforma
O Congresso Nacional pode disciplinar qualquer matéria da competência legislativa da União por meio de lei complementar.
Considere as seguintes afirmações:
I. A União tem competência para emitir moeda, o Tesouro Nacional exerce essa competência e o Banco Central é seu órgão de distribuição.
II. É vedado ao Banco Central conceder diretamente empréstimos a órgão ou entidade que não seja instituição financeira.
III. Com o objetivo de regular a oferta de moeda, o Banco Central pode comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional.
IV. As disponibilidades de caixa da União devem ser depositadas em instituições financeiras oficiais.
São corretas APENAS
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Direito Constitucional - Competência Exclusiva da União - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Assinale a opção que constitui competência exclusiva da União para legislar sobre:
Proteção ao meio ambiente
Direito econômico.
Educação.
Proteção à infância e à juventude.
Registros públicos.
Direito Constitucional - Competência Legislativa Concorrente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Um tribunal de justiça estadual, ao alterar seu regimento interno, modificou os prazos para apresentação de recursos, previstos no Código de Processo Civil (CPC).
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
A elaboração ou a alteração de regimento interno constitui manifestação típica de jurisdição de todos os tribunais, imune a qualquer controle.
Embora os estados tenham competência residual para editar normas de processo civil, só o podem fazer por meio de lei formal.
Se o regimento interno de um tribunal de justiça dispuser acerca de matéria reservada à lei federal, tal ato normativo será, nesse ponto, inconstitucional.
Os regimentos internos dispõem sobre normas processuais e, desde que mais benéficas aos jurisdicionados, podem alterar prazos de recursos estabelecidos no CPC.
Somente a lei de organização judiciária do estado, de iniciativa do respectivo tribunal, poderia promover a mudança do regime recursal.
Direito Constitucional - Constituição Federal - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2003
No Brasil, o Governo de Fernando Henrique Cardoso, a partir de meados dos anos 90, implementou a reforma do Estado. Com ares neoliberais, a reforma atingiu as políticas sociais, promovendo uma inflexão no dever do Estado, constitucionalmente assegurado, de garantir a proteção social no Brasil, apresentando características como:
abertura de espaço para que organizações privadas de interesse público, como as organizações sociais, assumissem a formulação de políticas e diretrizes nacionais na educação, saúde, cultura, preservação do meio ambiente.
valorização do voluntariado, apontando para uma lógica de participação em que cada indivíduo deve contribuir na diminuição das desigualdades sociais.
incremento do terceiro setor, constituído pela família, organizações sem fins lucrativos, organizações não-governamentais, organizações filantrópicas e multinacionais.
estatização de serviços privados, em áreas estratégicas da economia, garantindo o acesso universal aos serviços sociais.
mercantilização de serviços, como saúde e educação, áreas consideradas exclusivas do Estado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...