Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Garantias Fundamentais (Remédios Constitucionais) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das ações constitucionais, assinale a opção correta de acordo com a jurisprudência majoritária do STF.
Direito Constitucional - Informações Gerais Sobre a Constituição Federal de 1988 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de administração pública, julgue os itens a seguir.
A clássica teoria da tripartição dos Poderes do Estado, concebida por Montesquieu e adotada no Brasil, não é absoluta, visto que a própria Constituição Federal de 1988 autoriza o desempenho, por Poder diverso, de funções que originalmente pertencem a determinado Poder.
A Constituição Federal do Brasil é, atualmente, reconhecida como um sistema normativo aberto de princípios e regras (CANOTILHO), de modo que a sua interpretação adequada exige do intérprete a compreensão das diferenças entre essas espécies normativas. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I Em caso de conflito entre um princípio constitucional e uma regra constitucional, prevalece o princípio, pois possui hierarquia superior.
II As colisões entre princípios constitucionais são resolvidas a partir da técnica da ponderação.
III As colisões entre regras constitucionais são resolvidas a partir do critério cronológico.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Direito Constitucional - Interpretação da Constituição - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da Constituição, das classificações e métodos de sua interpretação, bem como do poder constituinte, julgue os itens subsequentes.
Pelo método da comparação constitucional, o intérprete parte de um problema concreto para a norma, atribuindo à interpretação caráter prático na busca da solução dos problemas concretizados.
Direito Constitucional - Intervenção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à organização do Estado.
Tanto a decretação quanto a execução de intervenção federal são da competência privativa do presidente da República.
A União poderá intervir nos Estados ou no Distrito Federal para assegurar a observância do princípio constitucional da autonomia municipal. Neste caso, a decretação da intervenção dependerá de
solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto ou impedido.
provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República.
requisição do Supremo Tribunal Federal.
provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Município envolvido.
provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Presidente da República.
Direito Constitucional - Intervenção - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
A intervenção estadual nos municípios não ocorrerá, exceto quando
for rejeitada a prestação de contas do Prefeito Municipal pela Câmara de Vereadores.
for constatada fraude na apuração eleitoral do município.
o Tribunal de Justiça der provimento à representação para prover à execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.
incorrer o município em inadimplência de um ano por dívida fundada.
Direito Constitucional - Intervenção - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
A desapropriação administrativa é a mais intensa forma de intervenção na propriedade privada, consagrada na Constituição de 88. Acerca desse instituto, é incorreto afirmar que:
a competência para criar leis sobre desapropriação é privativa da União.
os Estados e Municípios podem promover a desapropriação sancionatória urbanística de imóvel não edificado, subutilizado ou não utilizado, com pagamento mediante títulos da dívida pública, com prazo de resgate de até dez anos.
a desapropriação, para fins de reforma agrária, não pode recair sobre a propriedade produtiva.
somente a União pode desapropriar imóvel por interesse social, para fins de reforma agrária.
como regra, a indenização expropriatória deve ser prévia, justa e em dinheiro.
O sistema constitucional tem de prever mecanismos para que o Estado possa agir, ainda que excepcionalmente, em estados de crise. Há de se submeter o Estado, mesmo nessas situações, a condições impostas pela Constituição. Em relação aos instrumentos previstos na Constituição Federal brasileira, assinale a alternativa correta.
É requisito indispensável para a decretação dos regimes de estado de defesa e de sítio a prévia solicitação de autorização feita pelo Presidente da República dirigida ao Congresso Nacional, que somente será concedida se aprovada pela maioria absoluta de seus membros.
Os regimes de estado de defesa e de sítio são estatuídos por Decreto do Presidente da República, do que, vinculadamente, deve observar a manifestação dos Conselhos da República e de Defesa Nacional.
Observados os procedimentos constitucionais, é possível a decretação do estado de sítio com a suspensão de qualquer garantia constitucional.
A duração da decretação do estado de sítio deve ser, no máximo, de 30 (trinta) dias, prorrogáveis, após a aprovação do Congresso Nacional, por até igual período.
Os eventuais abusos cometidos durante a execução do estado de defesa e de sítio deverão ser julgados pelo Judiciário, com a responsabilização dos agentes e do próprio Estado, se for o caso; todavia, esse controle judicial somente poderá ocorrer após a cessação dos regimes de exceção.
O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. Assinale a alternativa que define e fundamenta, legalmente, esta situação emergencial.
Estado de Sítio.
Atuação da Força Nacional e da Polícia Federal.
Intervenção Federal.
Estado de Defesa.
Atuação das Forças Armadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...