Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito aos objetivos da Seguridade Social na Constituição Federal de 1988 (artigo n. 19), assinale a opção incorreta.
A universalidade da cobertura e do atendimento.
A uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
A seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
A irredutibilidade do valor dos benefícios.
A participação no custeio.
Segundo a Constituição Federal, são princípios e diretrizes da Seguridade Social:
I. Seletividade na prestação dos benefícios; II. Diversidade da base de financiamento; III. Solidariedade; IV. Universalidade do custeio. A respeito das assertivas, é correto afi rmar:Todas as opções estão corretas.
Somente a opção III está correta.
Somente a opção I está correta.
As opções I e IV estão corretas e as opções II e III estão incorretas.
Somente a opção IV está incorreta.
Direito Constitucional - Normas e Leis - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de processo legislativo e funcionamento do Congresso Nacional, julgue os próximos itens.
As leis delegadas, editadas pelo presidente da República após prévia autorização do Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, são discutidas e votadas em cada casa legislativa, sendo vedada a apresentação de emendas a essas leis.
Direito Constitucional - Normas e Leis - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
I, III e V;
I e III, apenas;
III, IV e V;
II e V, apenas;
I, IV e V.
Direito Constitucional - Normas e Leis - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
as afirmações I, II e IV são corretas;
todas as afirmações são pertinentes e atendem ao processo legislativo aplicado às medidas provisórias e ao pensamento constitucional vigente;
as afirmações II, III e V são as únicas corretas;
todas as afirmações encerram considerações inadequadas acerca das medidas provisórias no sistema constitucional brasileiro;
as afirmações II, III e IV são corretas.
Em reconhecimento à internacionalização da matéria relativa a direitos e garantias fundamentais, a Constituição da República estabelece que
tratados internacionais, em matéria de direitos humanos, serão equivalentes a emendas constitucionais se forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar, mediante recurso especial, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida declarar a inconstitucionalidade de tratado internacional.
o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Supremo Tribunal Federal, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.
competem originariamente aos Tribunais Regionais Federais processar e julgar as causas relativas a graves violações de direitos humanos.
a República Federativa do Brasil submete-se à jurisdição de qualquer Tribunal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão, salvo do Tribunal Penal Internacional.
O Decreto pode ser regulamentar, individual ou coletivo. Sobre o decreto regulamentar podemos afirmar que:
Visa explicar a Lei e a facilitar a sua execução.
Visa substituir a Lei naquele ponto que ela perde a sua validade.
Relaciona a situações funcionais individuais.
É uma espécie de correspondência expedida entre os juízes.
Recentemente, no estado brasileiro do Pará, ocorreu um plebiscito em que seria decidido pelos eleitores daquela unidade federativa sobre a divisão do estado, para a criação dos estados de Carajás e Tapajós. Se efetivamente o resultado do plebiscito fosse pela aprovação, após voto direto de todos os eleitores com domicílio eleitoral naquele estado e em dia com as obrigações eleitorais, a próxima etapa deste processo de divisão seria a aprovação pelo legislativo da divisão do estado, por meio de
O regime de urgência para a tramitação de projetos de lei
pode ser adotado apenas para os projetos de lei de iniciativa privativa do Presidente da República.
pode sobrestar as deliberações legislativas da Casa Legislativa em que estiver, com exceção daquelas que possuem prazo constitucional estabelecido.
impede que a Casa Revisora proponha emendas ao projeto de lei votado sob seu rito, a fim de garantir celeridade à votação.
determina a continuidade da contagem dos prazos durante os períodos de recesso do Congresso Nacional em decorrência da urgência imposta à votação.
pode ser adotado para a apreciação de leis delegadas, quando ocorre a delegação imprópria.
De acordo com o art. 148 caput da Constituição Federal de 1988 a instituição de empréstimos compulsórios só ocorrerá por:
Lei ordinária;
Lei complementar;
Lei suplementar;
Lei delegada;
Resolução do Congresso Nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...