Lista completa de Questões de Direito Constitucional do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - FMP Concursos - 2013
Quanto à organização estatal da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
Considerando-se os direitos e as garantias fundamentais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
Quanto à organização do Poder Legislativo da União na Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
Considerando-se as normas da Constituição da República Federativa do Brasil sobre o Ministério Público, assinale a alternativa correta.
Considerando-se as normas da Constituição da República Federativa do Brasil sobre os direitos e as garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.
Segundo a Constituição Federal, cabe à União a função de planejamento, com duas modalidades de planos: a) planos e programas nacionais, regionais e setoriais; e b) planos plurianuais. Sobre eles, os planos, pode-se afirmar que
I os primeiros (a) devem ser determinantes para o setor público e indicativos para o setor privado.
II os planos plurianuais (b) devem portar as diretrizes, objetivos e metas da administração federal.
III as duas primeiras administrações federais do período pós 1988 (Collor e Fernando Henrique Cardoso) não elaboraram planos nacionais de desenvolvimento.
As alternativas corretas são:
O Controle dos Gastos Públicos, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, se orienta por uma série de princípios e controles. Aquele princípio ( ou controle ) que diz que a despesa deve ser orientada para a concretização do bem comum, fim último do Estado, que é o bem coletivo é o
Conforme diferentes dispositivos da Constituição Federal de 1988 , pode-se dizer, em relação aos sistemas de controle , que
I todos os gestores públicos nomeados estão submetidos aos sistemas de controle; e os gestores que possuem mandatos legislativos estão isentos dos referidos sistemas de controle.
II todo o patrimônio público (dinheiro, bens e valores) está submetido ao sistema de controle.
III as ações de controle devem ser implementadas sem que se permita intromissão de questões de ordem política, embora se exija que todos os gestores públicos sejam filiados a algum partido político.
As alternativas corretas são:
Quanto à fiscalização e controle contábil, financeira e orçamentária do Estado, pode-se afirmar que
I o controle político é exclusividade do Poder Legislativo.
II o Poder Legislativo pode realizar o controle externo, mas auxiliado pelo Tribunal de Contas ou órgão equivalente.
III o Poder Legislativo é legalmente representante da sociedade e, portanto, o controle da sociedade se faz exclusivamente pelo Poder Legislativo.
As alternativas corretas são:
Sobre o Controle Interno pode-se dizer que
I a Constituição Federal de 1988 deu grande destaque ao Sistema de Controle Interno ; e a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União (Lei nº 8730/93) dedica o seu capítulo III ao Controle Interno.
II uma das funções do Controle Interno é apoiar o Controle Externo no exercício de sua missão institucional.
III uma das funções do Controle Interno é exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
As alternativas corretas são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...