Lista completa de Questões sobre Administração Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O § 4° do art. 37 da Constituição Federal estabelece várias sanções para atos de improbidade administrativa. NÃO corresponde a essas sanções:
Analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O poder de polícia restringe o exercício de atividades lícitas dos particulares; já a polícia judiciária visa impedir o exercício de atividades ilícitas.
( ) A desapropriação, sob o aspecto do direito privado, representa um modo de perda da propriedade. Já sob o enfoque do direito público, configura meio de aquisição de bem público para realização de atividade de interesse público.
( ) União, Estados, Distrito Federal, Municípios, Administração direta e autarquias são pessoas jurídicas de Direito Público abrangidas pela responsabilidade objetiva do Estado. Sobre as pessoas jurídicas de Direito Privado que celebram com a Administração contrato de prestação de serviços públicos incide a responsabilização solidária junto com a Administração.
( ) O § 6º do art. 37 da Constituição Federal assegurou à Administração o direito de obter do agente público causador de dano o pagamento aos cofres públicos da importância despendida no ressarcimento da vítima. No entanto, o direito de regresso não está condicionado à prova de que o agente agiu com dolo ou culpa, já que a responsabilidade do agente também é objetiva em relação aos danos causados a terceiros.
( ) Na esfera federal, a União é representada em juízo pela Advocacia Geral (CF. art. 131) inclusive para a execução da dívida ativa de natureza tributária e, segundo o art. 188 do Código de Processo Civil, à Fazenda Pública e ao Ministério Público, quando forem partes, é concedido o quádruplo do prazo para contestar e o dobro do prazo para recorrer. A seqüência correta, de cima para baixo, é:É CORRETO afirmar que, em decorrência de alterações introduzidas na Constituição Federal pela Emenda Constitucional n.º 19/98, o regime jurídico aplicável aos servidores públicos, incluídos os municipais:
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, entre os cargos privativos de brasileiro nato, encontram-se:
Ministro do Supremo Tribunal Federal e Oficial das Forças Armadas;
Ministros de Estado e Ministros dos Tribunais Superiores;
Carreira diplomática, Deputados e Senadores;
Procurador Geral da República e Oficial das Forças Armadas.
A partir da Emenda Constitucional no 20/98, a aposentadoria voluntária será concedida ao servi- dor, observadas a idade e o tempo de contribuição, desde que ele tenha cumprido o tempo mínimo de:
dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria;
cinco anos de efetivo serviço público e três anos no cargo de confiança;
três anos de efetivo serviço público e cinco anos no cargo de confiança;
dez anos de efetivo exercício no serviço público e três anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria.
Assinale a alternativa CORRETA.
O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis apenas aos brasileiros natos, desde que residam no país.
É terminantemente proibida no serviço público a contratação por tempo determinado, mesmo que seja para atender a necessidades temporárias
O prazo de validade do concurso público será de até três anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Considere as seguintes afirmações:
Ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, a investidura em cargo ou emprego público depende:
da anuência da administração pública ou do critério pessoal do administrador público;
de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos;
da livre nomeação ao cargo ou emprego, dependendo da vontade da administração;
de entrevista em que será examinada a capacidade do candidato.
O acesso aos cargos públicos é matéria de suma importância em um Estado Democrático de Direito. No Brasil, no que diz respeito a essa matéria, verifica-se que:
Uma das diversas classificações dos cargos públicos se baseia nas garantias e características do cargo. Por esse critério, é possível classificar os cargos como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...