Lista completa de Questões sobre Intervenção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual das situações abaixo não constitui causa de intervenção da União nos Estados ou no Distrito Federal:
A intervenção federal nos Estados é decretada:
A intervenção da União nos Municípios localizados em territórios federais NÃO poderá ocorrer em caso de
A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal e o Estado não intervirá em seus municípios, exceto em situações expressas na Constituição da República Federativa do Brasil.
Sobre intervenção, marque V ou F, conforme as afirmações sejam verdadeiras ou falsas. ( ) A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para, por exemplo, assegurar a prestação de contas da administração pública direta e indireta. ( ) A decretação da intervenção, no caso de desobediência a ordem ou decisão judiciária, dependerá de solicitação do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do Tribunal Superior Eleitoral. ( ) O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando, por exemplo, o Tribunal de Justiça der provimento à representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial. ( ) O decreto de intervenção, que especificará a amplitude, o prazo e as condições de execução e que, se couber, nomeará o interventor, será submetido à apreciação do Congresso Nacional ou da Assembléia Legislativa do Estado, no prazo de quarenta e oito horas. A seqüência correta, de cima para baixo, é:Para assegurar a forma republicana e o regime democrático
A intervenção, instrumento previsto pela Constituição Federal em momentos de crise, assegura o equilíbrio federativo e só deve ser decretada em situações excepcionais. De acordo com as normas constitucionais e com a doutrina sobre o assunto, a intervenção:
O Presidente da República pode, ouvindo o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para restabelecer a ordem pública. As medidas coercitivas advindas desse decreto, segundo estabelece a Constituição, são, entre outras:
Estão corretas apenas:1 e 6
1, 3 e 5
2, 4 e 6
4, 5 e 6
1, 2, 3 e 4
Para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes estaduais, a intervenção da União no Estado
depende, sempre, de requisição do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça, por força da autonomia constitucional do Estado.
depende de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República.
depende de provimento, pelo Superior Tribunal de Justiça, de representação do Procurador-Geral da República.
é ato discricionário do Presidente da República e independe de solicitação dos poderes estaduais.
depende de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo coacto, ou de requisição do Supremo Tribunal Federal, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário.
A indissolubilidade do vínculo federativo no Estado Brasileiro tem como característica:
a adoção do direito de secessão.
a existência de um governo geral
a unidade constitucional de competências.
a possibilidade de intervenção federal, para manutenção do equilíbrio federativo
a nacionalidade variável dos cidadãos conforme os diversos Estados-membros.
Um município do Estado de Sergipe não aplicou o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino. Esse fato possibilita intervenção, que, estando cumpridos os necessários requisitos, dar-se-á por
lei promulgada pelo Governador do Estado.
decreto-legislativo da Assembléia Legislativa.
resolução da mesa da Assembléia Legislativa.
decreto do Governador do Estado.
resolução do Tribunal de Justiça.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...