Lista completa de Questões sobre Nova Constituição e o Direito Anterior para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação aos institutos do direito adquirido, da coisa julgada e do ato jurídico perfeito, julgue os itens a seguir, de acordo com o entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (STF).
As normas constitucionais originárias podem alcançar fatos consumados no passado, se expressamente assim dispuserem, não podendo ser oposta coisa julgada, nem ato jurídico perfeito.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Editada determinada lei ordinária sob a vigência de certa Constituição, sobrevindo nova Constituição, a lei ordinária em questão
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Promulgada uma nova Constituição Federal, a legislação ordinária compatível perde o suporte de validade da Constituição antiga, mas continua válida pela teoria
da constitucionalização.
da desconstitucionalização.
da repristinação.
do poder constituinte subordinado.
da recepção.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
Pela teoria da recepção:
uma lei anterior à Constituição continua válida desde que com ela seja compatível.
todas as leis promulgadas antes de uma Constituição só serão consideradas válidas se forem expressamente ratificadas pelo Poder Constituinte originário.
uma Emenda Constitucional poderá dar validade a leis consideradas anteriormente inconstitucionais.
só as leis anteriores à Constituição, que forem expressamente repristinadas, terão validade.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A legislação infraconstitucional editada anteriormente à Constituição de 1988
perdeu eficácia 180 dias após a sua promulgação.
foi implicitamente revogada e, na seqüência, repristinada.
continua integralmente válida.
foi republicada a fim de ter validade formal.
foi recepcionada nos aspectos que não contrariam as novas normas constitucionais.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
A aplicabilidade imediata dos direitos fundamentais na Constituição de 1988
impõe ao Congresso Nacional a regulamentação imediata dos direitos fundamentais.
restringe-se aos direitos e garantias individuais, excetuando aqueles que devem ser exercidos na forma da lei.
possibilita o exercício dos direitos fundamentais, independentemente de sua regulamentação pelo Congresso Nacional.
fundamenta o ajuizamento de ação direta de inconstitucionalidade por omissão contra o Congresso Nacional.
fundamenta o ajuizamento de mandado de injunção em caso de ausência de norma regulamentadora dos direitos e liberdades constitucionais.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção correta.
No conflito entre um direito fundamental individual e um interesse público protegido constitucionalmente, este deve sempre preponderar.
Os direitos individuais, no Brasil, somente podem ser invocados em juízo, depois de serem disciplinados pelo legislador infraconstitucional.
Não há direito coletivo auto-aplicável.
A garantia do direito adquirido não é mais considerada entre nós um direito fundamental, podendo, por isso, ser superada por meio de emenda à Constituição.
Em tempos de paz, é absoluta a incompatibilidade com a Constituição em vigor da instituição da pena de morte, mesmo que para crimes graves.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos ao Sistema Tributário Nacional (STN).
A matéria tributária tratada pela legislação infraconstitucional anterior ao STN previsto na Constituição Federal foi recepcionada pela compatibilidade material com a nova ordem. Assim, ainda que a Constituição de 1988 exija lei complementar, é válida a recepção daquela matéria veiculada por lei.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Acerca da teoria da constituição e da hermenêutica constitucional, julgue os itens que se seguem. Em virtude do cânone hermenêutico de que a norma posterior prevalece sobre a anterior, se ocorrer colisão entre um princípio constante do texto original da Constituição da República e um princípio nela inserido por emenda constitucional, deve prevalecer o segundo princípio.
Direito Constitucional - Nova Constituição e o Direito Anterior - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Tronco com vários ramos, na conhecida expressão do jurista Miguel Reale, o Direito é um amplo conjunto de estudos discriminados. Com relação a aspectos conceituais, áreas e terminologia do Direito, julgue os itens a seguir, considerando o texto III.
Pertencem ao campo do Direito Público as relações referentes ao Estado e nas quais há predominância do interesse coletivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...