Lista completa de Questões sobre Poder Legislativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Poder Legislativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do Poder Legislativo brasileiro, assinale a opção correta.
As comissões parlamentares de inquérito podem ser criadas para apuração de quaisquer fatos, determinados ou indeterminados.
O Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, sendo constituído pela Câmara dos Deputados, composta por representantes dos estados-membros e do Distrito Federal (DF), e pelo Senado Federal, composto por representantes do povo.
A Constituição Federal garante que os parlamentares federais são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, desde que em razão do exercício do mandato e da função parlamentar.
Após a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, em hipótese alguma.
Um deputado que recebe vantagens indevidas não pratica ato incompatível com o decoro parlamentar.
Direito Constitucional - Poder Legislativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das atribuições do Poder Legislativo, assinale a opção correta.
São funções típicas do Poder Legislativo editar leis e fiscalizar, tendo a segunda maior importância que a primeira.
Julgar e administrar são funções típicas do Poder Legislativo, pois foram expressamente previstas pela Constituição situações em que está autorizado o exercício dessas funções pelo Poder Legislativo.
No exercício das suas atribuições, o Poder Legislativo federal tem maior relevância e peso político por intermédio da Câmara dos Deputados do que pelo Senado Federal, pois a primeira tem mais membros e é escolhida pelo sistema majoritário.
A pretexto de desempenhar as suas atribuições, os senadores e deputados federais se auto-concederam imunidades e prerrogativas, as quais constituem verdadeiro atentado à moralidade pública e ao Estado Democrático de Direito.
As atribuições investigatórias do Poder Legislativo federal, exercidas por meio das comissões parlamentares de inquérito, compreendem a possibilidade de quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados, sem necessidade de prévia autorização judicial.
No Brasil o Poder Legislativo da União é composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, que têm em comum o fato de
ser igual, nas duas Casas, o número de representantes eleitos em cada Estado, proporcionalmente à população.
serem ambos Casas de representação do povo.
os membros das duas Casas serem eleitos pelo sistema de representação proporcional.
a representação de ambas as Casas se renovar de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
haver, em ambas as Casas, representantes do Distrito Federal.
Para evitar o uso indiscriminado de medidas provisórias, a Constituição em vigor inclui uma lista de matérias que não podem ser por elas disciplinadas, assim as relativas
à criação de novos tributos.
à segurança nacional.
aos direitos políticos.
à criação de cargos públicos.
aos direitos previdenciários.
O Senado Federal é composto de representantes
dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, eleitos pelo princípio majoritário, com mandato de quatro anos, sendo tal representação renovada a cada legislatura.
dos Estados e do Distrito Federal, eleitos pelo princípio majoritário, com mandato de oito anos, sendo a representação no Senado renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
exclusivamente dos Estados, eleitos pelo princípio proporcional, com mandato de oito anos, sendo tal representação renovada a cada oito anos.
do povo brasileiro em geral, eleitos pelo princípio proporcional à população de cada região, com mandato de quatro anos, renovável em igual período.
dos Estados, eleitos pela respectiva Assembléia Legislativa pelo princípio majoritário, sendo tal representação renovada de quatro em quatro anos.
O Presidente da República pode atuar no processo legislativo, previsto pela Constituição brasileira, dentre outras formas, pelo exercício
do veto e sanção das leis complementares e ordinárias, pela edição de medidas provisórias e pela iniciativa privativa de projetos que disponham sobre matéria relativa a servidores públicos da União.
do veto e sanção de emenda constitucional, pela elaboração de leis delegadas, e pela edição de medida provisória relativa à organização do Poder Judiciário.
da iniciativa privativa de todos os projetos de leis complementares e pela propositura de emenda constitucional sobre qualquer assunto.
do veto e da sanção de decreto legislativo, de lei ordinária, de lei complementar e de lei delegada.
da iniciativa privativa da propositura de emenda constitucional, pelo veto e sanção da medida provisória e da lei delegada.
Direito Constitucional - Poder Legislativo - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
Segundo o que dispõe a Constituição da República sobre o Poder Legislativo, é INCORRETO afirmar que
a disciplina sobre elaboração, redação, alteração e consolidação das leis deve constar de Lei Complementar.
a representação de cada Estado e do Distrito Federal no Senado é renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
cada Estado e, também, o Distrito Federal elegem três Senadores, com mandato de 8 anos.
o número total de Deputados Federais e a representação por Estado, por território e pelo Distrito Federal, são definidos em Lei Complementar.
Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República,
apreciar atos de concessão de emissoras de rádio e televisão.
fixar idêntico subsídio para Deputados Federais e Senadores
resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais.
sustar ato normativo do Poder Executivo que exorbite do poder regulamentar.
dispor sobre fixação e modificação do efetivo das Forças Armadas.
Proposta de Emenda à Constituição de iniciativa popular é aprovada em dois turnos, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, pelo voto de três quintos dos respectivos membros. Promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação. No caso em tela, referida Emenda é inconstitucional, porque
não poderia entrar em vigor na data de sua publicação.
a votação da proposta deveria ocorrer em reunião conjunta do Congresso.
deveria ter sido promulgada pelo Presidente da República.
a Constituição não prevê iniciativa popular para proposta de Emenda.
o quórum para aprovação de Emenda à Constituição é o de dois terços dos membros das Casas.
Medida provisória editada pelo Presidente da República é submetida à apreciação das Casas do Congresso Nacional, as quais, após 90 dias, aprovam projeto de lei de conversão alterando o texto original da medida provisória. Nessa hipótese,
a medida provisória já teria perdido eficácia, desde a sua edição, por não ter sido convertida em lei no prazo de sessenta dias.
caberá ao Congresso Nacional, num prazo de sessenta dias, disciplinar por decreto legislativo as relações jurídicas decorrentes da medida provisória.
a medida provisória será mantida integralmente em vigor, até que seja sancionado ou vetado o projeto de lei de conversão.
o projeto de lei de conversão é submetido à promulgação pelas Mesas das Casas legislativas, independentemente de sanção presidencial.
o Presidente da República poderá, desde logo, editar nova medida provisória, com vistas a restabelecer o texto original da medida alterada pelo projeto de lei.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...