Lista completa de Questões sobre Poder Legislativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É vedada, pela ordem constitucional vigente, a edição de medidas provisórias sobre a seguinte área do direito:
Observando o texto em destaque, pode-se lembrar algumas das principais medidas provisórias editadas pelo Presidente da República. No tocante ao Processo Legislativo Brasileiro é correto afirmar que, atualmente, é vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:
que vise a detenção ou seqüestro de bens, de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro;
relativa a direito civil e direito eleitoral;
que disponha sobre matéria tributária ou orçamentária;
de organização da Defensoria Pública da União;
reservada a leis delegadas.
Nos dias atuais as comissões parlamentares de inquérito (CPI) possuem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. A esse respeito é INCORRETO afirmar que:
as CPIs são criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente;
para a criação de uma CPI há que ser requerida por um terço dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado quando em conjunto;
visa apurar fato determinado e por prazo certo;
suas conclusões serão encaminhadas, se for o caso, ao Ministério Público;
poderão convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos de qualquer natureza.
Assinale a decisão que a Comissão Parlamentar de Inquérito não está legitimada para proferir
determinação de quebra de sigilo bancário.
determinação de quebra de sigilo fiscal.
convocação de Ministro de Estado para depor.
determinação de indisponibilidade de bens do investigado
determinação da prisão em flagrante de depoente.
Sobre processo legislativo, marque a única opção correta.
A lei destinada a estabelecer as normas gerais para organização do Ministério Público dos Estados é de iniciativa privativa do Presidente da República.
É vedado o aumento de despesa, prevista no projeto de lei de orçamento anual, por meio de emenda apresentada por Parlamentar durante o processo legislativo desse projeto de lei no Congresso Nacional.
Majoração do imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários, feita por meio de medida provisória, por força de disposição constitucional, só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se a medida provisória houver sido convertida em lei até o último dia do exercício financeiro em que foi editada.
Se a proposta for aprovada pelo quorum qualificado estabelecido no texto constitucional, a emenda à Constituição será promulgada pela Mesa do Congresso Nacional, em sessão conjunta, com o respectivo número de ordem.
Nos termos da Constituição, é fase obrigatória do processo legislativo das leis delegadas a apreciação do projeto, elaborado pelo Presidente da República, pelo Congresso Nacional, que sobre ele deliberará em sessão única, vedada qualquer emenda.
Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção correta.
É competência exclusiva do Congresso Nacional a concessão de anistia.
O julgamento, pelo Senado Federal, do Advogado-Geral da União, por crime de responsabilidade, não prescinde da autorização da Câmara dos Deputados, por quorum qualificado, para a instauração do processo.
A inviolabilidade civil e penal dos parlamentares, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, abrange atos praticados fora do exercício da atividade parlamentar.
Não é possível, em uma sessão legislativa extraordinária, o Congresso Nacional deliberar sobre matéria para a qual não foi convocado.
A perda de mandato do parlamentar que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado será decidida pela Casa respectiva, por voto secreto e maioria absoluta.
Em relação à vigência da legislação tributária podemos afirmar que,salvo disposição em contrário,
os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas entram em vigor, 30 dias após sua publicação.
as decisões dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa, a que a lei atribua efi cácia normativa, entram em vigor na data de sua publicação.
os convênios que entre si celebrem a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios entram em vigor na data de sua publicação.
em face do princípio da legalidade, uma lei pode estar vigente e eficaz, mas só se pode aplicá-la aos fatos geradores que ocorrerem no exercício seguinte ao da sua publicação.
a medida provisória, até que seja convertida em lei, revoga ou suspende a lei com ela incompatível. Caso não haja a conversão, a lei anterior voltará em sua plenitude, cabendo ao Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas formadas no período de vigência da medida provisória.
Direito Constitucional - Poder Legislativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, relativos à organização do Estado e dos poderes. Na esfera da União, o Poder Legislativo é bicameral, mas, na dos estados-membros e do DF, é, necessariamente, unicameral.
Em relação ao Poder Constituinte e à Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que:
a forma de governo e o sistema de governo constituem uma das cláusulas pétreas expressamente previstas na Constituição;
na vigência de intervenção federal, a Constituição Federal não pode ser emendada;
o Poder Constituinte derivado é exercido pelo Congresso Nacional;
a proposta de Emenda Constitucional não se submete a veto ou sanção do chefe do poder Executivo;
a proposta de Emenda Constitucional será discutida e votada duas vezes em cada casa legislativa que integra o Congresso Nacional e será considerada aprovada se forem apurados, em cada votação, 3/5 dos votos favoráveis.
Instruções: Nas questões de números 29 a 32 assinale a alternativa correta em relação à proposição apresentada.
Medidas provisórias:
Matéria disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto Presidencial não pode ser objeto de Medida Provisória.
As medidas provisórias perderão a eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de trinta dias, prorrogável por igual período.
A votação da medida provisória será realizada em sessão conjunta do Congresso Nacional.
É o Senado Federal que realizará a deliberação principal a respeito da medida provisória que verse sobre matéria reservada a lei complementar.
Medida provisória que implique majoração do imposto sobre importação de produtos estrangeiros só produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...