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Direito Constitucional - Processo legislativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a pressupostos e condições do processo legislativo, assinale a opção correta.
As leis ordinárias são aprovadas pelo voto da maioria absoluta dos parlamentares.
O estado-membro pode condicionar a reforma da Constituição estadual à aprovação da respectiva proposta por quatro quintos da totalidade dos membros integrantes da assembleia legislativa.
A proposta de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e as garantias fundamentais não poderá ser objeto de deliberação pelo Poder Legislativo.
O veto pode ser derrubado por votação da maioria simples dos parlamentares.
As leis complementares são aprovadas pelo voto de três quintos dos parlamentares.
Direito Constitucional - Processo legislativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Assinale a opção correta acerca de técnica legislativa.
A lei não precisa indicar expressamente o prazo da vacatio legis, tendo em vista que este é igual para todas as normas, não havendo possibilidade de alteração desse prazo.
Como regra, os projetos de leis não podem sofrer emendas ou alterações ao longo do processo legislativo.
O regime de urgência é determinado pelo presidente do Congresso Nacional e restringe-se aos projetos de lei de grande repercussão social.
A ementa, que é a síntese do conteúdo da lei, deve ser concebida de modo a que, a partir da sua leitura, seja possível a rápida identificação do tema tratado pela respectiva lei.
A mesma lei pode tratar de vários objetos, ainda que não haja afinidade, pertinência ou conexão entre eles.
Direito Constitucional - Processo legislativo - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Sobre temas de Direito Constitucional, assinale a alternativa CORRETA.
A iniciativa popular caracteriza-se como uma forma direta do exercício do poder sem o intermédio de representantes através da apresentação de projeto de lei, dando-se início ao processo legislativo de formação da lei. O projeto deve ser subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por todos os estados brasileiros proporcionalmente.
Os parlamentares passam a ter imunidade formal para a prisão a partir do momento em que são eleitos através do voto direto e secreto.
O processo legislativo compreende a elaboração deespécies normativas, como: emendas à constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções. Cada espécie normativa atuará dentro de sua parcela de competência. Se houver atuação de lei ordinária em campo reservado à lei complementar, haverá invasão de competência, surgindo, então, um vício formal, caracterizador de inconstitucionalidade.
A medida provisória é adotada pelo Presidente da República através de ato monocrático e impessoal, com a participação do Legislativo, apenas na sua formação.
É da competência privativa do Congresso Nacional a celebração de tratados, convenções e atos internacionais.
O processo legislativo compreende a elaboração das seguintes espécies normativas:
leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias e decretos legislativos.
emendas à Constituição não são consideradas espécies normativas.
leis complementares, leis ordinárias e leis delegadas.
emendas à Constituição, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.
emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.
De acordo com o texto da Constituição Federal, o processo legislativo NÃO compreende a elaboração de
Direito Constitucional - Processo legislativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere aos poderes da República, julgue os itens que se seguem.
A CF veda, em caráter absoluto, que matéria constante de projeto de lei rejeitado seja objeto de novo projeto na mesma sessão legislativa.
No tocante ao Processo Legislativo, a Constituição Federal poderá ser emendada mediante proposta
dos Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e de, no mínimo, três Presidentes das Assembleias Legislativas das unidades da Federação.
de, no mínimo, cinco Presidentes das Assembleias Legislativas das unidades da Federação.
de um terço, no mínimo, das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
de, no mínimo, três Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros.
Direito Constitucional - Processo legislativo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Sobre o processo legislativo é correto afi rmar que decorrido o prazo de , o silêncio do Presidente da República importará a sanção do projeto de lei. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa acima:
07 (sete) dias
10 (dez) dias
13 (treze) dias
15 (quinze) dias
20 (vinte) dias
Direito Constitucional - Processo legislativo - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Sobre o direito constitucional, assinale a alternativa correta.
Não será objeto de delegação a matéria reservada à lei complementar.
O processo legislativo compreende, dentre outros, a elaboração de leis complementares, medidas provisórias, leis delegadas e decretos-lei.
A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de dois terços, no mínimo, dos membros do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados.
Medida provisória que implique instituição ou majoração de tributos, via de regra, somente produzirá efeitos no exercício financeiro seguinte se houver sido convertida em lei até o último dia daquele em que foi editada.
As medidas provisórias terão sua votação iniciada no Senado Federal.
Direito Constitucional - Processo legislativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que tange ao processo legislativo, julgue os itens subsequentes.
O presidente da República só pode solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa, seja privativa, seja concorrente.
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