Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Defesa do Estado e das instituições Democráticas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O Estado de Sítio e o Estado de Defesa são institutos previstos no Texto Constitucional de 1988 e adotados em situações extremas. Sobre eles é, correto afirmar que:
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Quanto aos direitos e deveres individuais e coletivos, é incorreto afirmar que:
é livre o exercício de quaquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão final em processo administrativo no qual tenham sido garantidos o contraditório e a ampla defesa.
o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder independe do pagamento de taxas.
havendo prévio aviso à autoridade competente e desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, todos podem reunir-se pacificamente em locais abertos, sem armas, independentemente de autorização.
é assegurado à instituição do júri o sigilo de suas votações e a soberania de seus vereditos.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Nos termos de nossa Constituição Federal e de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, depende de autorização em lei específica:
a instituição das empresas públicas, das sociedades de economia mista e de fundações, apenas.
a instituição das empresas públicas e das sociedades de economia mista, apenas.
a instituição das autarquias, das empresas públicas, das sociedades de economia mista e de fundações, apenas.
a participação de entidades da Administração indireta em empresa privada, bem assim a instituição das autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e subsidiárias das estatais.
a participação de entidades da Administração indireta em empresa privada, bem assim a instituição das empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e subsidiárias das estatais.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sobre os direitos fundamentais individuais previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar que
a casa do indivíduo, enquanto seu domicílio, é violável durante a noite mediante ordem judicial.
a casa do indivíduo, enquanto seu domicílio, é violável, porém somente durante o dia, em caso de flagrante delito ou desastre.
a liberdade de consciência autoriza o cidadão a se escusar do cumprimento de obrigação jurídica a todos imposta, desde que se submeta à correspondente prestação alternativa se assim previsto em lei.
o direito de reunião pacífica não contempla, sem prévia anuência expressa da autoridade pública de trânsito, a realização de manifestação coletiva, com objetivo de protesto contra a carga tributária, em via pública de circulação automobilística.
no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, vedada ao proprietário indenização ulterior.
Direito Constitucional - Direitos e Deveres Individuais e Coletivos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Considerando os direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
A propriedade deve atender sua função material.
É plena a liberdade de associação de caráter paramilitar para fins lícitos.
Ninguém pode ser compelido a associar-se, sendo lícita a manutenção compulsória do associado.
É garantido o direito de propriedade.
A garantia do direito de herança não se afi gura como direito e garantia fundamental.
Acerca das reformas previdenciárias realizadas no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, assinale a opção correta.
Extinção da aposentadoria por tempo de contribuição, a partir de 16/12/1998, aos ingressantes no regime geral da previdência social.
Unifi cação do regime próprio de previdência dos servidores públicos federais com regime geral da previdência social, a partir da criação do fundo de pensão dos servidores.
Garantia da aposentadoria voluntária com proventos integrais para os professores universitários com 30 (trinta) anos de contribuição, se homem, e 30 (trinta), se mulher.
Os benefícios salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados do regime geral, independente da renda.
A proibição de qualquer trabalho a menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.
Direito Constitucional - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Determinada cidadã brasileira foi contratada por um conselho de fiscalização profissional regional em 07/11/1975, tendo seu contrato sido rescindido em 02/01/2007.
A cidadã sustenta que sua demissão fora ilegal porquanto gozava da estabilidade prevista no art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ADCT, sendo seu vínculo jurídico estatutário, que lhe garantiria o direito ao prévio processo disciplinar para fins de demissão.
Acerca do caso concreto acima narrado e à luz da jurisprudência do STF e STJ, bem como da disciplina constitucional aplicável aos agentes públicos, assinale a opção incorreta.
Direito Constitucional - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em se tratando do art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, não podemos afi rmar que:
refere-se às comunidades tradicionais quilombolas e seus descendentes.
reconhece a posse da terra das comunidades tradicionais ribeirinhas e a não prevê a sustentabilidade destes grupos.
refere-se à legitimação de terras das comunidades quilombolas onde o Estado deverá conceder-lhes os respectivos títulos.
consiste no reconhecimento da posse de terras dos quilombos e seus remanescentes.
não coloca em dúvida a questão da concessão das terras às comunidades quilombolas.
Direito Constitucional - Competência Legislativa Concorrente - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sobre competência concorrente da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assinale a opção incorreta.
É correto afi rmar, quanto ao orçamento público, que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...