Questões de Direito Constitucional da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Quanto à fiscalização contábil, financeira e orçamentária da União e das entidades da administração direta e indireta, é correto que

  • A.

    o controle externo, a cargo exclusivo do Senado Federal, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

  • B.

    as decisões do Tribunal de Contas da União de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de titulo executivo.

  • C.

    o Tribunal de Contas da União encaminhará à Câmara dos Deputados, semestralmente, o relatório de suas atividades.

  • D.

    o Tribunal de Contas da União será integrado por quinze Ministros com mais de trinta e menos de setenta anos de idade.

  • E.

    o auditor do Tribunal de Contas, quando em substituição a Ministro, terá as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos e vantagens dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

O poder constituinte derivado é subdivido em

  • A.

    inicial e incondicionado.

  • B.

    inicial e ilimitado.

  • C.

    autônomo e incondicionado.

  • D.

    reformador e decorrente.

  • E.

    autônomo e ilimitado.

Uma inovação adotada a partir da Emenda Constitucional 19, de 04/06/1998, que pode contribuir para a modernização da administração pública no Brasil é a

  • A.

    descentralização dos serviços públicos.

  • B.

    obrigatoriedade de licitações na administração pública.

  • C.

    instituição dos contratos de gestão.

  • D.

    privatização de empresas estatais.

  • E.

    terceirização de funções na administração pública.

A Constituição Federal prevê no processo legislativo uma espécie normativa que disciplina matéria especificamente a ela reservada, exigindo determinado quorum de aprovação. A espécie enfocada trata de

  • A. lei complementar.
  • B.

    lei delegada.

  • C.

    lei ordinária.

  • D.

    medida provisória.

  • E.

    regulamento autônomo.

Considere:

I. Atos do Congresso Nacional destinados ao tratamento de matérias de sua competência exclusiva, para as quais a Constituição dispensa a sanção presidencial, disciplinando, de regra, matéria externa aos órgãos do Poder Legislativo.

II. Espécie normativa que disciplina matéria especialmente reservada pelo texto constitucional e exige maioria absoluta para a sua aprovação.

Esses atos normativos, dizem respeito, respectivamente,

  • A.

    à resolução e à emenda constitucional.

  • B.

    à resolução e à lei ordinária.

  • C.

    à lei delegada e ao decreto legislativo.

  • D.

    ao decreto legislativo e à emenda constitucional.

  • E.

    ao decreto legislativo e à lei complementar.

Como decorrência da autonomia dos Estados-membros e Municípios e conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal

  • A.

    cabe apenas a eles a edição de lei aprovando sua incorporação, fusão ou desmembramento.

  • B.

    as Constituições Estaduais e as Leis Orgânicas Municipais não são obrigadas a seguir o modelo federal no que toca à iniciativa privativa do chefe do Executivo para propor projetos de lei.

  • C.

    as Constituições Estaduais e as Leis Orgânicas Municipais não estão vinculadas às principais diretrizes do processo legislativo federal.

  • D.

    a intervenção federal ou estadual fundada em descumprimento de pagamento de precatório judicial não pode ser decretada se o descumprimento for involuntário e não intencional.

  • E.

    cabe a eles a exploração do serviço público de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, que deverá ser prestado mediante assinatura de acordos de cooperação entre os entes federativos envolvidos.

A Constituição Federal veda a edição de medida provisória para regulamentar

  • A.

    a prestação de serviço postal.

  • B. o regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial.
  • C.

    a exploração dos serviços de gás canalizado.

  • D.

    as atividades nucleares de qualquer natureza.

  • E.

    o exercício do direito à propriedade.

No próximo ano haverá eleição para os cargos de Presidente da República, Vice-Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Governador de Estado, Vice-Governador de Estado e Deputado Estadual. Assim, Ahmed Abdel (brasileiro naturalizado, com 37 anos de idade); Yokama Yoshi (brasileiro naturalizado, com 30 anos de idade) e Tício Brutus (brasileiro nato, com 29 anos de idade) poderão além de outros cargos candidatar-se, respectivamente, a

  • A.

    Deputado Federal; Vice-Governador de Estado e Presidente da República.

  • B.

    Governador de Estado; Senador e Governador do Distrito Federal.

  • C.

    Presidente da República; Vice-Presidente da República e Vice-Governador.

  • D.

    Vice-Presidente da República; Senador e Governador.

  • E.

    Senador; Governador de Estado e Deputado Federal.

Dentre as múltiplas competências do Supremo Tribunal Federal, NÃO se inclui a de

  • A.

    propor ao Poder Legislativo a criação e a extinção de cargos da Secretaria do Tribunal.

  • B.

    rever, mediante recurso extraordinário, decisões de única ou última instância que julguem válida lei local contestada em face de lei federal.

  • C.

    expedir súmulas contendo orientação, em matéria constitucional, sobre a validade, a interpretação e a eficácia de normas determinadas, vinculativas de todos os Poderes e níveis federativos.

  • D.

    suspender, total ou parcialmente, a eficácia de lei ou ato normativo federal ou estadual, mediante a concessão de medida cautelar em ação direta de inconstitucionalidade.

  • E.

    julgar os seus próprios Ministros no caso de acusação pela prática de infração penal comum.

A Emenda Constitucional nº 52, de 8 de março de 2006, alterou a redação do artigo 17, § 1º, da Constituição da República, para o fim de assegurar aos partidos políticos autonomia para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal.

Em sede de ação direta de inconstitucionalidade tendo por objeto a redação dada pela Emenda Constitucional a referido dispositivo, o Supremo Tribunal Federal, julgandoa procedente, entendeu que este parágrafo não se aplicaria às eleições que ocorreriam naquele mesmo ano de 2006, mas apenas ao pleito seguinte.

Nessa hipótese, o Supremo Tribunal Federal

  • A.

    realizou uma interpretação literal e sistemática da norma submetida a controle de constitucionalidade.

  • B.

    procedeu à interpretação conforme à Constituição, uma vez que esta estabelece que a lei que alterar o processo eleitoral entra em vigor na data de sua publicação, mas não se aplica à eleição que ocorra até um ano após a data de sua vigência.

  • C.

    equivocou-se ao apreciar a constitucionalidade de norma inserida em emenda constitucional, uma vez que apenas normas infraconstitucionais se submetem a controle de constitucionalidade.

  • D.

    identificou a existência de vício de iniciativa na proposta de emenda à Constituição, que acarretou a suspensão da eficácia da norma dela decorrente.

  • E.

    negou vigência à emenda constitucional, extrapolando os limites de exercício de suas atribuições.

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