Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Quanto às condições de elegibilidade na República Federativa do Brasil, assinale a afirmativa incorreta.
Ser brasileiro nato.
Ter idade mínima de trinta e cinco anos, para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador.
Ter idade mínima de trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal.
Ter idade mínima de vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz.
Ter idade mínima de dezoito anos para Vereador.
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
De acordo com a Constituição da República de 1988, é correto afirmar.
As taxas instituídas pelos Municípios, excepcionalmente, poderão ter base de cálculo própria de impostos.
O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, de competência do Território Federal, quando dividido em Municípios, compete ao Município onde residir o proprietário do respectivo bem.
Cabem ao Distrito Federal os impostos federais.
Os Municípios poderão instituir empréstimos compulsórios para atender às despesas extraordinárias, decorrentes de calami-dade pública.
O imposto sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos terá a competência para sua instituição regulada por lei complementar, se o doador tiver domicílio ou residência exterior.
Direito Constitucional - Sistema Tributário Nacional - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre os impostos municipais, é incorreto afirmar que
o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana poderá ser progressivo em razão do valor mercadológico do imóvel e ter alíquotas diferentes, de acordo com a localização e o uso do imóvel.
o imposto por transmissão intervivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis e bem assim de garantia bem como cessão de direitos a sua aquisição, compete ao Município da situação do bem.
os serviços de qualquer natureza da competência dos Municípios terão suas alíquotas máxima e mínima fixadas por lei complementar
não incide imposto da competência dos Municípios sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital nem sobre a transmissão de bens ou direitos decorrentes de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil.
no que tange ao imposto sobre serviços de qualquer natureza, compreendido na competência dos Municípios, cabe à Lei Complementar regular a forma e as condições como as isenções, os incentivos e os benefícios fiscais serão concedidos e revogados
Direito Constitucional - Defesa do Estado e das instituições Democráticas - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Segundo a Constituição Federal de 1988, a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio através dos seguintes órgãos:
Polícia Federal e Polícias Civis.
Polícias Militares, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros Militares.
Polícias Civis, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Ferroviária Federal.
Polícia Federal, Polícias Civis e Polícias Militares.
Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a alternativa que não corresponde a um princípio fundamental da República Federativa do Brasil.
A cidadania.
Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
O pluralismo político.
A fidelidade partidária.
A soberania.
A Constituição Federal de 1988 garante que a saúde é direito de todos e dever do Estado e que as ações e os serviços públicos integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único de saúde, organizado, de acordo com as seguintes diretrizes:
Está(ão) correta(s)
apenas III.
apenas II e III.
apenas I e II.
apenas II.
apenas I e III.
A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 198, estabelece que "As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes":
I."descentralização, com direção única em cada esfera de governo".
II. "atendimento universal, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais".
III."participação da comunidade".
IV."assistência à saúde é livre à iniciativa privada".
Estão corretas, apenas, as diretrizes apresentadas em
II e IV.
I e IV.
O Artigo 198 do Título VIII Capítulo II, Seção II, da Constituição Federal de 1988 anuncia que as ações e os serviços públicos de saúde devem integrar uma rede regionalizada e hierarquizada organizada de acordo com diretrizes. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às diretrizes estabelecidas.
Descentralização com direção única em cada governo.
Atendimento integral com prioridade para as atividades preventivas.
Participação da comunidade
Financiamento com recursos seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios entre outras fontes
Execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica bem como as de saúde do trabalhador.
Direito Constitucional - Direitos Sociais - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Ao trabalhador urbano e rural, é garantido(a)
piso salarial proporcional ao tempo de serviço.
remuneração do serviço extraordinário cem por cento superior à do normal.
seguro-desemprego para o caso de desemprego voluntário.
aviso prévio proporcional ao período de contribuição previdenciária
irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
Direito Constitucional - Emenda à Constituição - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
São competentes para propor emenda constitucional à Constituição Federal:
o Presidente da República; um terço, no mínimo, dos membros do Congresso Nacional ou mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria de seus membros.
o Presidente da República, dois terços, no mínimo, dos membros da Câmara de Deputados ou mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria de seus membros.
o Presidente da República, um terço, no mínimo, dos membros da Câmara de Deputados ou do Senado Federal, ou mais de dois terços das Assembléias Legislativas das unidades da federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria de seus membros.
o Presidente da República, dois terços dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e mais de um terço das Assembléias Legislativas das unidades da federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria de seus membros
o Presidente da República, um terço, no mínimo, dos membros da Câmara de Deputados ou do Senado Federal ou mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da federação, manifestando-se cada uma delas pela maioria de seus membros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...