Lista completa de Questões de Direito Eleitoral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O alistamento eleitoral é um requisito indispensável para o exercício do voto, consistindo no procedimento pelo qual o cidadão qualifica-se perante a Justiça Eleitoral e se insere como membro do eleitorado nacional. O alistamento pode ou deve ser realizado
facultativamente para os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, ainda que completem os dezesseis anos no ano em que se realizarem as eleições, desde que até a data do pleito.
facultativamente no caso dos conscritos e analfabetos.
ex officio, isto é, por impulso próprio do órgão estatal.
facultativamente no caso de pessoa portadora de deficiência, quando reste comprovado que o cumprimento das obrigações eleitorais relativas ao alistamento é impossível ou demasiadamente oneroso.
obrigatoriamente pelos que se encontrem fora do país.
O partido Alpha colocou cavaletes e bonecos móveis para propaganda de seus candidatos ao longo da via pública, de forma a não dificultar o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Esse meio de propaganda
só é permitido pela legislação eleitoral no dia das eleições, até as dezessete horas.
é permitido pela legislação eleitoral, podendo permanecer no local durante o dia e durante a noite até a antevéspera das eleições.
é proibido pela legislação eleitoral pelo risco de distrair motoristas e provocar acidentes.
é permitido pela legislação eleitoral, desde que sejam colocados a partir das seis horas e retirados até as vinte e duas horas.
é proibido pela legislação eleitoral por privilegiar os partidos que escolheram primeiro os melhores lugares.
A veiculação de propaganda eleitoral, através de cartazes, em bens particulares, com o consentimento do proprietário, é permitida, desde que não contrarie a legislação eleitoral e
Direito Eleitoral - Justiça Eleitoral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
É correto afirmar que a criação da Justiça Eleitoral ocorreu
O inquérito administrativo contra Juiz Eleitoral correrá com a presença do
Juiz Eleitoral mais antigo.
Diretor-Geral da Secretaria.
Procurador-Regional ou seu delegado.
Representante do Tribunal Superior Eleitoral.
Representante indicado pelos Partidos Políticos.
No inquérito administrativo instaurado contra juiz eleitoral e que correr com a presença do Procurador-Regional ou seu delegado será o acusado notificado da matéria da acusação, para apresentar, se quiser, defesa, no prazo de ....... . Apresentada ou não a defesa, proceder-se-á a inquirição das testemunhas, inclusive as indicadas pelo acusado, até o número de ...... testemunhas na presença do Procurador-Regional, e às diligências que se tornarem necessárias para a elucidação da verdade, devendo a Secretaria certificar o número de inquéritos respondidos pelo juiz eleitoral.
O prazo e o número de testemunhas, que preenchem corretamente as lacunas do texto acima, são, respectivamente,
quarenta e oito horas - três
três dias - oito
cinco dias - seis
dez dias - sete
quinze dias - cinco
No que concerne à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, é correto afirmar:
Se houver segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão será dividida em dois períodos diários de vinte minutos, sendo que o tempo de cada período será dividido entre os candidatos proporcionalmente aos votos obtidos no primeiro turno.
Os debates sobre as eleições majoritária ou proporcional deverão ser veiculados dentro do horário eleitoral gratuito definido em lei.
Poderá ser utilizado, no tempo reservado ao partido, comercial ou propaganda com o objetivo de promover marca ou produto.
A emissora não autorizada a funcionar pelo poder competente poderá, para propiciar ampla informação ao eleitorado, veicular a propaganda eleitoral gratuita.
É permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos, em âmbito regional, a imagem e a voz de candidato ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional.
Observados os demais requisitos legais, até a antevéspera das eleições, é permitida a propaganda paga
Direito Eleitoral - Lei 9.504/1997 - Inovações sobre a propaganda eleitora - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A respeito da arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais, é correto afirmar:
As pessoas físicas poderão fazer, livremente e sem qualquer limitação, doações em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para as campanhas eleitorais.
Se o candidato a cargo eletivo designar pessoa para a administração financeira de sua campanha, somente esta será responsável pela veracidade das informações financeiras e contábeis de sua campanha.
As doações em dinheiro ou estimáveis em dinheiro recebidas de entidade de classe ou sindical estão sujeitas ao limite de R$ 50.000,00.
A abertura de conta bancária específica para registrar todo o movimento financeiro da campanha não é obrigatória para os candidatos, mas apenas para os comitês financeiros.
Os candidatos e comitês financeiros estão obrigados à inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ.
No que concerne à propaganda partidária gratuita, efetuada mediante transmissão por rádio e televisão, é
permitida a participação de pessoa filiada a partido que não o responsável pelo programa.
vedada a divulgação da posição do partido em relação a temas político-comunitários.
permitida a transmissão de mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário.
vedada a transmissão de eventos relacionados ao programa partidário.
permitida a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...