Lista completa de Questões de Direito Financeiro para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O exercício financeiro compreende
12 meses consecutivos quaisquer.
12 meses coincidindo com o ano calendário.
18 meses consecutivos.
18 meses coincidindo com o ano civil.
24 meses consecutivos.
Para preservar a autonomia dos sistemas de contas, a inscrição de um valor do passivo financeiro como variação patrimonial independente da execução orçamentária terá como contrapartida
Despesa Orçamentária.
Transferências Patrimoniais.
Receita Orçamentária.
Mutação Patrimonial Passiva.
Transferências Financeiras.
Quanto ao regime jurídico da empresa pública, pode-se afirmar, como regra,
que a empresa não está obrigada à observância dos princípios da administração pública, salvo no que respeita à licitação de obras e serviços.
sua sujeição ao regime próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
a necessidade de sua criação por lei, mas seus empregados não são abrangidos pela proibição de acumular cargos e salários.
que sua criação depende de autorização do Poder Legislativo e que de seu Conselho de Administração participam somente os acionistas majoritários.
a possibilidade de a lei deferir à empresa, assim como às sociedades de economia mista, privilégios fiscais não extensivos às empresas privadas.
Caracteriza receita efetiva:
Empréstimo Tomado a ser pago em período subseqüente.
anulação de despesa de pessoal administrativo em exercício subseqüente.
Alienação de Valores.
Recebimento de Créditos.
Incorporação de Bens (doação).
As receitas e despesas indicadas pela Lei nº 4.320/64 como extra-orçamentárias no balanço financeiro caracterizam- se por
não terem sido previstas no orçamento.
pertencerem exclusivamente ao sistema patrimonial.
não afetarem a posição financeira (déficit ou superávit financeiro), excetuados os efeitos de suas contrapartidas quando forem receitas ou despesas orçamentárias.
constituírem fatos modificativos, mesmo quando não tiverem como contrapartida receita ou despesa orçamentária.
exigirem sempre registro simultâneo no sistema compensado.
A criação, a expansão ou o aperfeiçoamento de ação governamental que acarretem aumento da despesa, além de outras exigências, serão acompanhados de
demonstração da receita corrente líquida atual, com as premissas e a metodologia de cálculo utilizadas.
estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes.
declaração do ordenador de despesa no sentido de que há dotação orçamentária específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
previsão da receita corrente líquida para os dois anos subseqüentes, com a memória de cálculo utilizada para a estimativa.
estimativa do crédito genérico, a ser necessariamente contemplado no próximo plano plurianual.
Caracteriza uma despesa orçamentária como de mutações o registro de sua ocorrência a débito de
Bens Móveis.
Valores.
Créditos.
Dívida Fundada.
Almoxarifado.
É vedado ao ente, cujas despesas totais com pessoal excederem aos limites previstos na lei e não alcançarem a redução no prazo determinado por ela, o recebimento de transferências voluntárias entendidas como
a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, salvo por determinação constitucional ou legal, ou se destinados ao Sistema Único de Saúde.
a alocação de pessoal, a pedido, ainda que decorrente de vaga existente naquele ente da Federação, exceto na hipótese de serviços cuja interrupção possa causar prejuízo ao interesse público.
a permuta, a pedido, entre titulares de cargos públicos, estando ambos em situação funcional equivalente, salvo os cargos de direção e assessoramento superior (DAS).
o preenchimento de vaga, no interesse do servidor, quando solicitado para efeito de união de cônjuges, exceto no caso de exercício de cargo especial em região de fronteira.
a admissão de pessoal para cargos vagos colocados em concurso público, salvo se os interessados ocuparem outros cargos públicos e pertencerem ao mesmo ente e Poder.
Segundo a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, a receita tributária é classificada como:
receita originária.
receita derivada
receita originária, somente quando se referindo a taxas.
receita derivada, somente quando se referindo a débitos não inscritos em Dívida Ativa
receita originária, somente quando se referindo a débitos não inscritos em Dívida Ativa.
Acerca do princípio constitucional-orçamentário da exclusividade é correto afirmar que:
veda a inclusão no orçamento de dispositivos estranhos à estimativa de receitas e à determinação de despesas, excetuando-se a autorização para créditos suplementares e operações de crédito.
permite a inclusão no orçamento, desde que a Lei de Diretrizes Orçamentárias autorize, de dispositivo estranho à estimativa de receitas e à determinação de despesas.
previsto nas Constituições Brasileiras anteriores, não se apresenta, de qualquer forma, previsto na atual Constituição Brasileira
veda a inclusão no orçamento de dispositivos estranhos à estimativa de receitas e à determinação de despesas, desautorizada qualquer exceção.
determina que o orçamento deverá limitar-se a um único exercício financeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...