Questões de Direito Financeiro do ano 0000

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Na apuração da receita corrente líquida dos Estados devese deduzir da receita corrente

  • a.

    a parcela do ICMS entregue aos Municípios por determinação constitucional.

  • b.

    as retenções de contribuições previdenciárias dos servidores.

  • c.

    as operações de crédito realizadas.

  • d.

    as retenções de Imposto de Renda na Fonte dos servidores.

  • e.

    os encargos patronais.

A respeito de receita pública é correto afirmar que as receitas

  • a.

    correntes são as provenientes de realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas.

  • b.

    derivadas são as provenientes de receitas tributárias, patrimonial, agropecuária, industrial e de serviços.

  • c.

    derivadas advém da exploração, pelo Estado, da atividade econômica.

  • d.

    originárias caracterizam-se pelo constrangimento legal para sua arrecadação, como exemplo, os tributos.

  • e.

    podem ser compreendidas como todo o ingresso de recursos financeiros ao tesouro nacional, com ou sem contrapartida no passivo e independentemente de aumento de capital.

Os créditos adicionais classificam-se em

  • a.

    ordinários, os destinados a suplementar dotação orçamentária.

  • b.

    extraordinário, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

  • c.

    suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária.

  • d.

    excepcionais, os destinados a cobrir despesas não previstas na lei orçamentária.

  • e.

    especiais, os destinados a despesas urgentes decorrentes de calamidade pública ou de guerra.

Direito Financeiro pode ser entendido como o conjunto de normas que regula

  • a.

    o comportamento das pessoas de levar dinheiro aos cofres públicos.

  • b.

    a atividade financeira dos bancos privados e dos banco públicos.

  • c.

    o comportamento das pessoas que atuam no sistema financeiro privado.

  • d.

    a atividade financeira do Estado em seus diferentes aspectos.

  • e.

    o comportamento das pessoas de levar dinheiro aos cofres privados.

A respeito do controle e da fiscalização da gestão fiscal é correto afirmar que

  • a.

    os Chefes do Poder Executivo prestarão contas exclusivamente em relação as suas próprias, não incluindo as contas de nenhum outro Poder, em obediência à separação dos Poderes.

  • b.

    os Chefes do Poder Executivo prestarão contas das suas próprias, bem como a dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público com parecer prévio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas.

  • c.

    o Tribunal de Contas não participa do controle da gestão fiscal a não ser quando provocado por processo administrativo que investigue irregularidades nas contas do Governo.

  • d.

    nenhum outro Poder tem a competência de fiscalizar as contas do Poder Judiciário.

  • e.

    os Chefes do Poder Executivo prestarão contas das suas próprias, bem como a dos Presidentes dos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e do Chefe do Ministério Público sem necessidade de parecer prévio do Tribunal de Contas.

A União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal estão autorizados a

  • a.

    dar início a programas e projetos não incluídos na lei orçamentária anual.

  • b.

    transposição, remanejamento ou transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem prévia autorização legislativa.

  • c.

    abertura de crédito suplementar ou especial com prévia autorização legislativa e com indicação dos recursos correspondentes.

  • d.

    concessão ou utilização de créditos ilimitados.

  • e.

    realização de despesas ou assunção de obrigações diretas que excedam os créditos orçamentários ou adicionais.

Sobre os princípios orçamentários, é correto afirmar que o princípio da

  • a.

    exclusividade prescreve que a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação de despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • b.

    programação dispõe que os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Poder Executivo.

  • c.

    publicidade prescreve que o Poder Executivo deve publicar no final do exercício financeiro relatório resumido da execução orçamentária.

  • d.

    transparência orçamentária dispõe que o projeto de lei orçamentária deverá ser acompanhado de demonstrativo regionalizado das receitas e das despesas previstas, não incluindo, neste momento, as renúncias fiscais que poderão ocorrer.

  • e.

    anualidade supõe o período de tempo de um ano para a execução do orçamento, sendo que no Brasil esse período de um ano não coincide com a ano civil que vai de 1o de Janeiro a 31 de Dezembro.

Entende-se por empenho de despesa

  • a.

    a renúncia fiscal.

  • b.

    o ato administrativo que reconhece a isenção de determinado contribuinte.

  • c.

    o ato administrativo que anistia determinado contribuinte diante de infração tributária.

  • d.

    o ato administrativo que cria para o Estado obrigação de pagamento.

  • e.

    o ato administrativo que concede receita suplementar.

Assinale a alternativa correta:

As despesas destinadas à manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive para obras de conservação, são classificadas como:

  • A. despesas de capital
  • B. investimentos
  • C. inversões financeiras
  • D. despesas de custeio
  • E. transferências correntes

Das proposições abaixo:

I - A Lei Orçamentária Anual pode instituir e majorar tributo.

II - O Tribunal de Contas poderá sustar, sem qualquer outra providência, contrato que repute irregular.

III - Entre as funções do controle interno está a de avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual.

IV - Ao Tribunal de Contas, auxiliando o Poder Legislativo no exercício do denominado controle externo, cabe julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.

É (são) verdadeira(s) a(s) seguinte(s):

  • A. I e III
  • B. III e IV
  • C. Somente a III
  • D. II e IV
  • E. I e II
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