Questões de Direito Financeiro do ano 0000

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Na classificação das despesas quanto à natureza, a relativa à "modalidade de aplicação" compreende as aplicações

  • A.

    pelo próprio ente, por outras entidades jurídicas, no exterior e outras a definir.

  • B.

    em despesas de custeio e em despesas de transferências, distintamente.

  • C.

    em despesas correntes e em despesas de capital, distintamente.

  • D.

    pelo próprio ente e pelas suas entidades vinculadas, distintamente.

  • E.

    pelo próprio ente e suas vinculadas, em relação a outras entidades jurídicas, distintamente.

As despesas públicas são classificadas como despesas de

  • a.

    investimentos referentes a dotações para despesas às quais não corresponda contraprestação direta em bens e serviços.

  • b.

    custeio referentes a dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

  • c.

    transferência de capital referentes a dotações destinadas a aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização.

  • d.

    investimento referentes a dotações destinadas a constituição ou ao aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros

  • e.

    custeio referentes a dotações para o planejamento e a execução de obras.

No que se refere a renúncia de receita compreendida na Lei de Responsabilidade Fiscal, considere as seguintes afirmações:

I. A renúncia de receita compreende a anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, alteração de alíquotas ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos.

II. A renúncia de receita por intermédio de ato de concessão de incentivo acompanhada de medidas de compensação não necessita a implementação destas para efetivar seus benefícios.

III. As regras de renúncia de receita devem ser aplicadas inclusive para o cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos da cobrança.

SOMENTE está correto o que se afirma em

  • a.

    I

  • b.

    II

  • c.

    III

  • d.

    I e II

  • e.

    II e III

Para efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), entende-se por transferência voluntária a entrega de

  • a.

    recursos aos entes da Administração Pública Indireta no auxílio a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública.

  • b.

    despesas correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

  • c.

    recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que decorra de determinação constitucional.

  • d.

    recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.

  • e.

    recursos correntes ou de capital aos entes da Administração Pública Direta ou Indireta da própria Federação.

Quando a auditoria é realizada pelas unidades de auditoria interna das entidades sob exame, sob a orientação do órgão setorial do sistema diz-se ser Auditoria

  • a.

    Subsidiária.

  • b.

    Integrada.

  • c.

    Indireta.

  • d.

    Compartilhada.

  • e.

    Direta.

NÃO são considerados recursos hábeis para permitir a aprovação de emendas ao projeto de lei do orçamento, as anulações que incidam sobre

  • A.

    transferências constitucionais em geral.

  • B.

    dotações para pessoal.

  • C.

    dotações para encargos de pessoal.

  • D.

    amortização da dívida.

  • E.

    encargos da dívida.

O Estado de Sergipe, após licitação, contrata uma empresa para limpeza e conservação da sua sede a vigir a partir de 1o de junho de 2001, pelo prazo de dois anos, com pagamento mensal de $2.000. A unidade de finanças deverá emitir o empenho relativo ao exercício de 2001 do tipo

  • a.

    ordinário de $14.000.

  • b.

    estimativo de $48.000.

  • c.

    global de $12.000.

  • d.

    global de $14.000.

  • e.

    estimativo de $14.000.

Segundo a NBC T-11, a verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, grandezas absolutas e outros meios, com vistas à identificação da situação ou tendências atípicas, por ocasião de aplicação dos testes de observâncias e substantivos, constitui procedimento de

  • a.

    inspeção.

  • b.

    observação.

  • c.

    investigação e confirmação.

  • d.

    revisão analítica.

  • e.

    cálculo.

Em conformidade com a NBC T-12 do CFC com relação à Auditoria Interna, os atos involuntários de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação contábil de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis, constituem

  • a.

    fraude.

  • b.

    omissão.

  • c.

    erros.

  • d.

    falcatrua.

  • e.

    malversação.

Emitir parecer sobre as emendas apresentadas ao projeto de lei orçamentária cabe

  • A.

    ao Tribunal de Contas.

  • B.

    à mesa da Câmara.

  • C.

    à mesa do Senado.

  • D.

    à comissão mista permanente de orçamento.

  • E.

    ao Plenário das duas Casas do Congresso Nacional.

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