Lista completa de Questões de Direito Previdenciário da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Previdenciário - Prazos para o recolhimento de contribuições - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2014
Sobre o recolhimento das contribuições previdenciárias em atraso, assinale a opção incorreta.
No tocante à responsabilidade pelo recolhimento das Contribuições Sociais Previdenciárias, pode-se afirmar que as empresas são responsáveis, exceto:
De acordo com a legislação previdenciária, as prestações abaixo são devidas aos segurados independentemente do cumprimento do período de carência:
pensão por morte; auxílio-acidente; aposentadoria por idade.
reabilitação profi ssional; pensão por morte; auxílio-reclusão.
aposentadoria por invalidez; aposentadoria compulsória.
auxílio-doença; aposentadoria por invalidez.
aposentadoria especial; auxílio-gestante; salário-maternidade para as seguradas contribuinte individual.
São segurados obrigatórios da Previdência Social, na categoria contribuinte individual, nos termos do Regulamento da Previdência Social:
I. ministros de confissão religiosa; II. o titular de firma individual urbana ou rural; III. o diretor não empregado e o membro de conselho de administração na sociedade anônima; IV. aqueles que prestam serviço de natureza contínua, mediante remuneração, a pessoa ou família, no âmbito residencial desta, em atividade sem fins lucrativos. Analisando as assertivas é correto afirmar que:Todas as opções atendem ao enunciado da questão.
Somente a opção III atende ao enunciado da questão.
Somente a opção II não atende ao enunciado da questão.
Somente a opção IV não atende ao enunciado da questão.
Somente a opção I atende ao enunciado da questão.
O período de carência de 12 (doze) contribuições mensais é exigido para obtenção da seguinte prestação pecuniária do Regime Geral da Previdência Social:
Salário-maternidade.
Auxílio-doença.
Aposentadoria por idade.
Aposentadoria especial.
Aposentadoria por tempo de serviço.
É segurado obrigatório da Previdência Social, na categoria trabalhador avulso:
I. o amarrador de embarcação; II. o prático de barra em porto; III. o guindasteiro; IV. o ensacador de café. Analisando as assertivas é correto afi rmar que:Todas as opções atendem ao enunciado da questão.
Somente a opção III atende ao enunciado da questão.
Somente a opção II não atende ao enunciado da questão.
Somente a opção IV não atende ao enunciado da questão.
Somente a opção I atende ao enunciado da questão.
Antonio José, arrendatário rural, trabalha exclusivamente nesta atividade agropecuária em regime de economia familiar em área de 2 (dois) módulos fi scais. Querendo se aposentar, perante a legislação previdenciária ele deve contribuir como:
segurado empregado.
segurado especial.
dependente da congregação religiosa.
segurado avulso.
segurado facultativo.
São segurados obrigatórios da previdência social, regulados pela Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991, e alterações, exceto:
o empregado que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual.
o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal de empresa nacional no exterior.
o brasileiro militar que trabalha para a União, no exterior, em organismos ofi ciais brasileiros ou internacionais dos quais o Brasil não seja membro efetivo.
o servidor público ocupante do cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial.
o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social.
Segundo a legislação previdenciária, necessita de comprovação de dependência econômica para fi ns de inscrição como dependente do segurado:
o cônjuge.
a companheira.
o enteado.
o fi lho não emancipado menor de 21 anos.
o fi lho que tenha defi ciência intelectual.
Direito Previdenciário - Histórico da Previdência Social - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Acerca do Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS), que agrupou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Instituto Nacional de Administração da Previdência Social (IAPAS), pode-se afirmar corretamente.
Com a criação do SINPAS ocorreu a unificação do custeio dos regimes de benefícios e serviços dos trabalhadores urbanos e rurais.
A Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev) passou a integrar o SINPAS, na condição de órgão autônomo da estrutura do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS).
Entre outras competências cabia ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), como entidade do SINPAS, a concessão e manutenção de benefícios e outras prestações em dinheiro, inclusive aquelas que estavam a cargo do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
As receitas das entidades do SINPAS formaram o Fundo de Previdência e Assistência Social (FPAS) administrado por um colegiado, integrado pelos dirigentes daquelas entidades, sob a presidência do Ministro da Fazenda.
As entidades integrantes do SINPAS preservaram seus bens móveis e imóveis, não sendo permitido ao MPAS a promover a transferência, de uma para outra entidade do SINPAS, de bens imóveis e de direitos a eles relativos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...