Lista completa de Questões de Direito Previdenciário da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos termos do Regime Geral da Previdência Social, período de carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício. Neste sentido, dependem de período de carência os benefícios de
auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.
pensão por morte e salário-maternidade para empregada doméstica.
salário-família e auxílio-doença.
auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
aposentadoria especial e aposentadoria por idade.
José recebe aposentadoria especial no Regime Geral de Previdência Social. Nessa situação, José
não poderá retornar ao mercado de trabalho.
não poderá retornar à função que ocupava anteriormente à aposentadoria.
gozará de isenção da contribuição previdenciária se retornar ao mercado de trabalho.
está inválido para o exercício da atividade laborativa.
deve provar o nexo de causalidade entre o agente nocivo e o trabalho desempenhado.
O direito à concessão de aposentadoria especial aos quinze anos de contribuição, quando constatada a nocividade do ambiente com a exposição do trabalhador, aplica-se em
atividade que seja ou venha a ser considerada perigosa, insalubre ou penosa.
atividades prejudiciais à saúde ou à integridade física.
trabalhos com exposição ao agente químico asbestos (amianto).
trabalhos em mineração subterrânea, em frentes de poluição, com exposição à associação de agentes físicos, químicos ou biológicos.
trabalhos em mineração subterrânea, afastados das frentes de produção, com exposição à associação de agentes físicos, químicos ou biológicos.
Com relação ao benefício previdenciário da aposentadoria por invalidez, quando a recuperação for parcial, sem prejuízo da volta à atividade, a aposentadoria será mantida
no seu valor integral, durante seis meses contados da data em que for verificada a recuperação da capacidade.
com redução de 50%, durante seis meses contados da data em que for verificada a recuperação da capacidade.
com redução de 75%, durante seis meses contados da data em que for verificada a recuperação da capacidade.
no seu valor integral, durante um ano contado da data em que for verificada a recuperação da capacidade.
com redução de 50%, durante um ano contado da data em que for verificada a recuperação da capacidade.
Direito Previdenciário - Origem e evolução legislativa da Previdência Social no Brasil - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Ao tratar das características da Previdência Social brasil eira pode-se identificá-la como:
I. financiamento via regime de repartição e solidarie dade inter e intrageracional.
II. gestão pública tripartite composta por governo, em pregadores e trabalhadores.
III. gestão pública quadripartite com a participação do governo, trabalhadores, empregadores e aposenta dos/ pensionistas.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I.
III.
Para o cálculo do valor da pensão oriunda de falecimento de servidor em atividade dá-se a inclusão
da parcela remuneratória paga em decorrência de local de trabalho.
da parcela remuneratória paga em decorrência de função de confiança.
de 100% da remuneração do cargo ocupado pelo servidor.
da parcela remuneratória paga em decorrência de abono de permanência.
de 70% da parcela de remuneração que exceder o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
Constitui condição legal ao recebimento de aposentadoria por invalidez por segurado do regime geral de previdência social:
a verificação do estado de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo do SUS (Sistema Único de Saúde).
ter havido a reunião de pelo menos 12 (doze) contribuições mensais, ressalvadas hipóteses excepcionais, entre as quais aquelas em que a incapacidade tenha decorrido de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho.
não se tratar de incapacidade decorrente de doença ou lesão de que o segurado já era portador ao filiarse à previdência social, mesmo que tal incapacidade tenha decorrido de mera progressão ou agravamento daquela doença ou lesão.
a consolidação de lesões que resultem em sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia o segurado.
a verificação do estado de incapacidade mediante exame médico-pericial a cargo da empresa, nos casos em que esta disponha de serviço médico próprio ou em convênio.
Entre as diversas ações que integram o sistema de seguridade social brasileiro, está previsto que cabe garantir benefício mensal
de um salário mínimo à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, independentemente de prova de exercício de trabalho ou contribuição previdenciária anteriores.
de um salário mínimo à pessoa portadora de deficiência e ao idoso, independentemente de ter havido contribuição previdenciária anterior, mas desde que o beneficiário comprove ao menos ter trabalhado por um número mínimo de meses ao longo de sua vida, já que, sem trabalho, não pode haver proteção do sistema.
de valor variável, sempre de acordo com as médias das contribuições previdenciárias pessoalmente vertidas, independentemente de se tratar de portadores de deficiência ou idosos e ainda que o benefício resulte em valor inferior ao do salário mínimo, já que se impõe a preservação do equilíbrio financeiro e atuarial do sistema.
à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, no valor variável de um quinto do salário mínimo, para os que nunca contribuíram, e de pelo menos um salário mínimo para os que comprovem ter trabalhado e contribuído por um período mínimo de anos.
São receitas da seguridade social:
recursos provenientes apenas dos orçamentos de Estados, Distrito Federal e Municípios, mas não da União, a quem cabe apenas administrar o sistema.
contribuições do empregador, da empresa e da entidade a tanto equiparada por lei, incidentes exclusivamente sobre a folha de salários pagos a empregados, não incidindo contribuição sobre as demais remunerações porventura pagas a empresários, autônomos e cooperados.
contribuições de entidades legalmente qualificadas como beneficentes de assistência social, incidentes sobre a receita ou faturamento e as remunerações pagas aos respectivos empregados.
contribuições do trabalhador e dos demais segurados do regime geral de previdência social, inclusive quando beneficiários das aposentadorias concedidas por esse regime.
contribuições do empregador, da empresa e da entidade a tanto equiparada por lei, incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho, pagos à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício.
Direito Previdenciário - Previdência do Servidor Público - Regimes Próprios - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Compõe a base de cálculo da contribuição para a previdência:
salário-família, ajuda de custo para formação de dependentes e salário nominal.
diária para viagem e serviço externo, abono anual por período de benefício e salário nominal.
adicional noturno, soldo do posto e de graduação e diária para viagem e serviço externo.
prêmio, ajuda de custo e vencimento do cargo efetivo.
abono anual por período de benefício, vencimento do cargo efetivo e soldo da graduação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...