Lista completa de Questões de Direito Processual do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A fase de execução no processo trabalhista possui regramentos próprios e típicos, conforme previsões contidas na Consolidação das Leis do Trabalho, sendo correto afirmar sobre essa fase que
a matéria de defesa nos embargos do executado será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da divida, não cabendo produção de prova testemunhal.
requerida a execução, o Juiz mandará expedir mandado de citação do executado para que faça o pagamento em 15 (quinze) dias ou garanta a execução, sob pena de penhora.
o executado que não pagar a importância reclamada poderá nomear bens à penhora, não havendo qualquer ordem preferencial a ser observada.
garantida a execução ou penhorados os bens, terá a empresa executada 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação.
serão julgados em sentenças distintas os embargos e as impugnações à liquidação apresentadas pelos credores trabalhista e previdenciário, para possibilitar recursos parciais.
Gabriela é advogada de Bruna na reclamação trabalhista que esta ajuizou em face da empresa ZZZ Ltda. No dia 18 de Novembro de 2013, uma segunda-feira, Gabriela saiu intimada da sentença de improcedência da ação proferida em audiência. Gabriela pretende opor Embargos de Declaração, neste caso, o prazo para a referida oposição encerra-se no dia
A capacidade, a legitimidade e o interesse são pressupostos recursais
Conforme normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho, a sequência correta em relação ao prazo e cabimento, nos processos de rito ordinário, para o Recurso Ordinário (RO), o Agravo de Petição (AP) e o Recurso de Revista (RR), respectivamente, é:
(RO) 08 dias, de decisões interlocutórias dos Juízes das Varas; (AP) 10 dias, de decisões na execução dos Juízes das Varas; (RR) 08 dias, de decisões proferidas em grau de recurso pelo TRT afrontando direta e literalmente a Constituição Federal.
(RO) 05 dias, de sentenças dos Juízes das Varas; (AP) 08 dias, de decisões das turmas contrárias à letra da lei federal; (RR) 08 dias, de qualquer decisão proferida em grau de recurso pelo TRT.
(RO) 08 dias, de decisões definitivas ou terminativas das Varas; (AP) 08 dias, de decisões na execução dos Juízes das Varas; (RR) 08 dias, de decisões proferidas em grau de recurso pelo TRT proferidas com violação literal de disposição de lei federal.
(RO) 10 dias, de sentenças dos Juízes nas Varas; (AP) 05 dias, de decisões na execução dos Juízes das Varas; (RR) 08 dias, de proferidas com violação literal de disposição de lei federal.
(RO) 08 dias, de decisões definitivas ou terminativas das Varas; (AP) 08 dias, de despachos que denegarem a interposição de recursos; (RR) 08 dias, de por contrariedade a orientação jurisprudencial de Tribunal Regional do Trabalho.
Da decisão proferida pela Vara do Trabalho cabe recurso
Atenção: As questões de números 56 a 60 referem-se a Processo do Trabalho.
Em relação à decisão no procedimento ordinário do Processo do Trabalho, é correto afirmar:
Das decisões os litigantes serão notificados por oficial de justiça.
No caso de revelia, a notificação da decisão será feita por oficial de justiça.
Da decisão deverão constar os nomes das partes, a apreciação das provas, os fundamentos da decisão e a respectiva conclusão, sendo dispensável o resumo do pedido e da defesa.
Quando a decisão concluir pela procedência do pedido, determinará o prazo e as condições para o seu cumprimento.
Não é necessário constar da decisão as custas que devem ser pagas pela parte vencida, podendo o juiz deixar para fixá-las por ocasião da execução.
Considere: I. Prefeitura do Município de Campinas. II. Autarquia Municipal ABC. III. Fundação Pública DEF. IV. Confederação Sindical GHI. V. Sindicato JKL. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em reclamação sujeita ao procedimento sumaríssimo
Direito Processual do Trabalho - Execução - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Quanto à execução no processo do trabalho, assinale a opção correta.
Na liquidação, poderá haver modificação, caso tenha ocorrido omissão no título executivo que gerou o título.
Sendo líquida ou ilíquida a sentença exequenda, terá início a execução.
A execução no processo do trabalho deve ser provocada pela parte.
A execução no processo do trabalho pode ser iniciada apenas pelo juiz.
A execução no processo do trabalho pode ser iniciada pelo juiz ou pela parte.
Na reclamação trabalhista A, a empresa reclamada interpôs Recurso Ordinário. Na reclamação trabalhista B, a reclamante interpôs Recurso de Revista. Na reclamação trabalhista C, a reclamante interpôs Embargos no Tribunal Superior do Trabalho e na reclamação trabalhista D, a empresa reclamada interpôs Agravo de Petição. De acordo com o entendimento Sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, caberá Recuso Adesivo, no prazo de oito dias, nas reclamações trabalhistas
Direito Processual do Trabalho - Execução - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Assinale a opção correta a respeito da execução no processo do trabalho.
A matéria de defesa em sede de embargos à execução é restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da dívida.
A interposição de embargos à execução não depende de garantia do juízo.
Os embargos à execução são o remédio processual correto tanto para o exequente quanto para o executado discorrerem sobre eventual insatisfação relativa à liquidação ou penhora havida.
Nos embargos à execução, podem ser suscitadas quaisquer matérias, até mesmo aquelas próprias de contestação.
Inexiste possibilidade de requerimento de produção de prova testemunhal em embargos à execução.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...